Início Saúde Medicina preventiva nas empresas: por que investir?

Medicina preventiva nas empresas: por que investir?

Autor

Data

Categoria

Quem quer ter colaboradores mais saudáveis já sabe que adotar medidas de medicina preventiva nas empresas se tornou algo fundamental.

Aliás, essa área deveria ser prioridade entre os cuidados e benefícios fornecidos aos empregados.

Porque a gente passa boa parte da vida trabalhando, e o nível de bem-estar e a saúde no trabalho interferem na agilidade, disposição e qualidade das entregas.

Em outras palavras, contar com uma equipe saudável aumenta a produtividade e as chances de sua empresa lucrar mais, ter um clima organizacional leve e um ambiente colaborativo.

Siga com a leitura deste artigo para aprofundar os conhecimentos sobre medicina preventiva, suas vantagens e como implantar na sua organização.

Vamos lá? Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. O que é medicina preventiva nas empresas?
  2. Para que serve a medicina preventiva
  3. Vantagens da medicina preventiva para empresas
  4. Como implementar a medicina preventiva no seu negócio
  5. Plano de saúde como medicina preventiva
  6. A Sami tem plano completo com medicina preventiva

O que é medicina preventiva nas empresas?

Medicina preventiva nas empresas é a aplicação de medidas focadas na saúde integral dos funcionários, e não no simples tratamento de doenças.

Para compreender melhor, pense na medicina ocidental tradicional como ações reativas, ou seja, que só são realizadas como resposta a uma patologia ou sintoma.

É bem diferente da ideia de medicina preventiva que, como o nome sugere, faz referência às iniciativas tomadas antes que apareça qualquer agravo à saúde.

Inclusive, um dos objetivos dessa área é evitar o desenvolvimento das doenças.

Focado na rotina das organizações, esse conceito se traduz em atividades que fazem parte das medidas de segurança e saúde do trabalho.

Um exemplo simples é a conscientização a respeito do papel dos alimentos na prevenção de males crônicos como a pressão alta e o diabetes.

Tanto essas ações educativas quanto o check up periódico costumam fazer parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Mas, para que sejam eficientes, as iniciativas precisam receber a atenção de gestores e setores estratégicos, como Recursos Humanos e Administrativo.

Assim, fica mais fácil promover boas práticas no dia a dia da empresa, englobando benefícios que ajudem as pessoas a incorporar hábitos saudáveis.

Para que serve a medicina preventiva

No tópico acima, adiantamos um dos objetivos centrais da medicina preventiva: evitar o surgimento e o agravo de patologias.

Mas a especialidade não se restringe a esse propósito.

Na verdade, está fundamentada em uma estrutura ampla, capaz de atender a pessoas com diferentes condições de saúde.

Enquanto estão saudáveis, a missão principal é manter uma qualidade de vida elevada, afastando as possibilidades de adoecimento – seja relacionado ao trabalho, ou não.

Para tanto, a medicina preventiva indica a combinação entre cuidados de saúde mental e física, potencializando o bem-estar e a produtividade.

Também é importante dispor de acompanhamento médico preventivo, a fim de descobrir doenças em seu estágio inicial.

Esse é o famoso diagnóstico precoce, que aumenta as possibilidades de cura rápida e sem sequelas.

No entanto, mesmo quem já tenha desenvolvido uma patologia pode se beneficiar de iniciativas de prevenção com o intuito de diminuir o impacto sobre a saúde.

Por exemplo, reduzindo o estresse para evitar complicações como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) ou crises de ansiedade.

Vantagens da medicina preventiva para empresas

Investir em medicina preventiva agrega uma série de benefícios para empresas de todos os portes e segmentos.

Trazemos, aqui, cinco vantagens que fazem a aposta nessa área valer a pena.

Acompanhe!

Evita doenças ocupacionais

As doenças relacionadas ao trabalho podem ter efeitos adversos não apenas para o funcionário que adoece, mas também para a equipe e a organização como um todo.

Há perdas intangíveis, como a de capital humano, descompassos nas equipes e sobrecarga de trabalho para os colegas.

E as tangíveis, que envolvem o pagamento de tratamentos, treinamento de outro colaborador para cobrir períodos de afastamento, passivos trabalhistas e previdenciários.

Todo esse transtorno pode ser evitado ou ao menos diminuído através do investimento em medicina preventiva.

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional vem da percepção dos empregados sobre o ambiente de trabalho.

Todos sentem quando o clima está pesado ou ruim, seja por práticas abusivas como bullying e assédio moral, seja por metas intangíveis, competitividade exacerbada etc.

Nesses casos, é importante reavaliar o formato de organização do trabalho, abrir espaço para feedback e reforçar as ações de saúde mental.

Porque um clima positivo ajuda a reter talentos e reduzir índices como o turnover, preservando o caixa da empresa.

Para se ter uma ideia, um estudo comparativo realizado pela consultoria global Great Place to Work mostrou que a rotatividade é três vezes menor em empresas com bom clima organizacional.

Reduz absenteísmo e presenteísmo

A palavra absenteísmo descreve as faltas e atrasos injustificados, enquanto o presenteísmo define o estado do trabalhador que está fisicamente na empresa, mas com o pensamento distante.

Problemas de saúde podem estar por trás de ambos os fenômenos, resultando em prejuízos aos relacionamentos, entregas e, a médio e longo prazo, à saúde mental do colaborador.

Iniciativas preventivas auxiliam nos cuidados para elevar o bem-estar, reduzindo as taxas de absenteísmo e presenteísmo.

Eleva a quantidade e qualidade das entregas

Colaboradores saudáveis são mais produtivos, pois têm maior disposição e criatividade para aplicar no dia a dia da empresa.

Esse fato fica comprovado por pesquisas como o levantamento conduzido pela Sodexo, que ouviu 4.800 donos de pequenas e médias empresas do Brasil, México, Chile, França, Romênia, Turquia e Índia.

Eles observaram ganhos de 86% nos níveis de produtividade após adotarem ações em prol da qualidade de vida no trabalho (QVT), o que engloba a medicina preventiva.

Como implementar a medicina preventiva no seu negócio

Agora que você sabe quais as principais vantagens de incluir a medicina preventiva entre as prioridades do negócio, veja um pequeno roteiro que vai ajudar com a implementação dessas medidas.

Lembre-se de envolver, desde o planejamento, o time de saúde e segurança do trabalho (SST), Recursos Humanos e outros departamentos que tenham relação com as iniciativas.

1. Reúna informações de saúde

É preciso ter um ponto de partida para as ações, concorda?

Se não, fica complicado entender quais as demandas existentes e quais delas são mais graves ou urgentes.

Portanto, comece reunindo dados de saúde dos seus colaboradores, que podem ser extraídos dos atendimentos pelo plano de saúde, entrevistas e documentos como atestados médicos.

Vale prestar atenção em fatores como:

  • Quantidade e tipos de doenças crônicas
  • Horas extras e períodos de descanso
  • Comportamentos prejudiciais como fumar ou consumir bebidas alcoólicas em excesso
  • Relatos de problemas relacionados ao sono
  • Histórico familiar e pessoal de doenças
  • Hábitos alimentares e rotina de atividade física dos funcionários.

2. Construa um planejamento focado nas soluções

Junto à equipe, defina as soluções de medicina preventiva que melhor atendem às necessidades dos colaboradores.

Pense tanto em adequações no posto de trabalho, como medidas ergonômicas, quanto naquelas que modificam a organização do trabalho.

Por exemplo, avaliar a redistribuição de tarefas para reduzir a quantidade de horas extras.

3. Aposte na conscientização

Depois de planejar, engaje as pessoas promovendo a conscientização sobre os benefícios da medicina preventiva.

Particularmente, das medidas que a empresa irá implementar.

Assim, fica mais fácil conquistar o apoio de cada um e conseguir bons resultados.

4. Meça os resultados

Em seguida, passe para a fase de implementação.

Não se esqueça de coletar dados sempre, pois eles darão base para medir a avaliar os resultados obtidos com cada medida.

Programe ainda intervalos periódicos para analisar quais ações proporcionaram retorno positivo, quais precisam de ajuste e quais devem ser substituídas.

Plano de saúde como medicina preventiva

Ações de SST e disseminação de hábitos saudáveis são indispensáveis para a sua estratégia de medicina preventiva.

Porém, também é preciso dar suporte para os cuidados clínicos, facilitando o acesso à assistência médica de qualidade fora do SUS.

Assim, os colaboradores terão opções rápidas para manter o check up de saúde em dia, passando por consultas e exames de rotina ao menos uma vez ao ano.

Ter um plano de saúde completo permite esse cuidado estruturado que preserva corpo e mente do funcionário.

Por isso, faz sentido incluir o convênio médico entre os benefícios que integram as ações preventivas do seu negócio.

Como escolher o melhor plano para empresas

O plano de saúde ideal deve cobrir as necessidades da sua equipe através de uma rede credenciada próxima à empresa, e que caiba no orçamento.

Vale fazer uma pesquisa de mercado para levantar dados sobre as operadoras que atendem na sua região para selecionar a que tenha o melhor custo-benefício.

E que auxiliem na sua estratégia de medicina preventiva, como a Sami.

A Sami tem plano completo com medicina preventiva

Se a sua empresa estiver nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, vale a pena conhecer a Sami.

Temos produtos desenhados para reforçar as ações preventivas, como a Rede de Hábitos Saudáveis, que incentiva os usuários a se exercitarem nas academias que integram o Gympass e ainda dá suporte à saúde mental com adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Além do mais, cada colaborador terá seu próprio Time de Saúde, com médico e profissionais de enfermagem à disposição para cuidar de você sempre que você precisar, prestando atendimento presencial ou remoto e coordenando o atendimento de especialistas.

Tudo isso com uma rede credenciada formada por parceiros como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Gostou? Clique no botão e saiba mais sobre nossos planos para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de R$ 172 por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×