Início Saúde Qual a importância de um bom sono para empreendedores?

Qual a importância de um bom sono para empreendedores?

Autor

Data

Categoria

Você tem tido um sono de qualidade? Estudos revelam que a insônia ou a dificuldade em dormir podem trazer problemas na saúde e na qualidade de vida, afetando a memória, concentração, dificuldade de aprendizado e até aumentar o risco de câncer.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Infelizmente, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. No entanto, as estatísticas pioram, pois somente 7% procuram ajuda médica.

A pesquisa, denominada de Mapa do Sono, foi feita com 2.635 brasileiros entre homens e mulheres maiores de 18 anos. Desses, 34% disseram ter insônia, mas somente 21% têm o diagnóstico.

Um dos grandes problemas sobre a insônia é desacreditarem que ela é uma doença que precisa de ajuda profissional. Ainda de acordo com a pesquisa Mapa do Sono, 77% dos entrevistados garantem que a insônia é causada devido a outras enfermidades e que não precisa de tratamento específico. Mas será que é mesmo?

Vamos entender melhor sobre o tema? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Qual a importância de uma boa noite de sono para empreendedores?
  2. Como um sono ruim afeta a saúde?
  3. Dicas para um bom sono
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

Qual a importância de uma boa noite de sono para empreendedores?

Toda pessoa, independente de onde atua, precisa ter uma boa noite de sono. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções do corpo, entre elas: o reparo do tecido, crescimento muscular, síntese de proteínas e equilíbrio do corpo e da mente.

É durante o sono que o corpo regula as energias e o metabolismo, que são fatores fundamentais para o nosso funcionamento quando acordados. Sem uma boa noite de sono, nossas produtividades e as tarefas ficam prejudicadas.

Para um empreendedor, que precisa estar atento à toda demanda da empresa, ter um sono de qualidade é fundamental. Além disso, o sono tem uma grande influência no nosso humor. Sinais de cansaço, ansiedade, estresse e irritabilidade são comuns em que se priva de descansar.

Não só para a mente, mas o corpo também responde mal à privação de sono, seja por dormir mal ou dormir pouco: contribui para o surgimento de doenças como diabetes, problemas psicológicos e alterações no sistema imunológico.

Imagine que seu sistema imunológico ficou afetado por ter deixado de dormir dias seguidos só para conseguir finalizar um projeto. Agora, imagine que, por estar com o sistema enfraquecido, acabou ficando doente e precisará ser forçado a parar para dar atenção à saúde. Vale à pena?

Empreendedores, principalmente, já que precisam estar bem para produzir, precisam saber dosar e ter equilíbrio entre o trabalho e a saúde física e mental. Focar apenas em produzir e trabalhar por horas, sem dedicar ao descanso, não é uma boa opção. Correm riscos de terem problemas sérios de saúde e serem agravados pela falta de energia no corpo.

Como um sono ruim afeta a saúde?

Dormir bem é sinônimo de uma vida saudável. Portanto, dormir bem é sinônimo, também, de empreendedor produtivo. Um bom sono traz diversos benefícios para a saúde, além de manter um bom funcionamento do sistema imunológico: mantém o peso saudável, diminui o risco de desenvolver doenças, fica doente com menos frequência, reduz o estresse, melhora a concentração e o humor.

Mas e quando temos insônia ou dormimos mal, qual o efeito no organismo? Para adultos, segundo estudos, o ideal é ter 8h de sono por noite. Caso isso não aconteça, aumentam-se as chances de desenvolver:

  • Resfriados constantes: aumentam em três vezes quando se dorme menos de 7h, segundo a companhia Pfizer, que desenvolveu uma das vacinas para a Covid-19;
  • Alterações imunológicas: reduz a capacidade de combater infecção, já que a privação de sono aumenta níveis inflamatórios.
  • Diabetes: a falta de controle do açúcar pode estar diretamente ligada a noites mal dormidas, podendo causar diabetes tipo 2. Você consegue ter acesso ao estudo aqui;
  • Ganho de peso: assim como uma boa noite de sono mantém o peso saudável, o contrário também acontece. Noites mal dormidas podem causar ganho de peso e levar à obesidade;
  • Doenças cardiovasculares: poucas horas de sono aumentam os riscos de calcificação da artéria coronária, podendo causar hipertensão, ataque cardíaco e batimentos cardíacos irregulares.

Dicas para um bom sono

A boa notícia para quem sofre com insônias e noites mal dormidas é que tem solução. Podemos induzir o sono com alguns cuidados diários. Vamos ver?

Largar o celular ou qualquer tela algumas horas antes de dormir pode ser essencial para começar a estimular o sono. Além disso, é importante criar um ambiente calmo e aconchegante para induzir o sono: uma cama confortável e um quarto escuro.

Evitar alimentos que estimulam a energia é fundamental. Por isso, não beba café, bebidas com excesso de açúcar, canela ou comidas apimentadas, bem como atividades perto do horário de dormir. Exercícios, por exemplo, liberam energia que nos deixa alertas.

Manter um horário regular para dormir também é uma boa opção. Crie uma rotina que seu corpo entenda a hora de despertar e a hora de relaxar. Além disso, evite cochilos longos durante o dia.

Se, mesmo assim, você continuar com dificuldades, que tal procurar um profissional? Neurologistas podem ser especializados em distúrbios do sono. Não deixe a sua saúde de lado e lembre-se que precisamos dormir bem para empreender cada vez mais e melhor. 

A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem o apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da plataforma de saúde mental Vitalk e da rede de academias Gympass, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Terezinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×