Início Saúde O que é Coordenação da Saúde?

O que é Coordenação da Saúde?

Autor

Data

Categoria

Você sabe o que é “Coordenação da Saúde”? Talvez você até saiba o que é, mas esteja mais familiarizado com termos como “coordenação do cuidado”, “cuidado coordenado” ou algo parecido. Todos esses termos são relativamente simples e não têm palavras complicadas, mas nem todo mundo sabe direito o que eles significam. Que tal saber mais sobre isso?

A Coordenação da Saúde é, sem dúvida, um tema que merece destaque. Apesar de muita gente não conseguir definir o que é, na prática, o conceito é fácil de entender.

Para explicar o que é e qual a importância da Coordenação da Saúde, vamos fazer uma analogia.

Imagine que você viajou para uma cidade onde nunca esteve antes e precisa se locomover por ela para chegar a um lugar, onde você tem um importante compromisso, em um horário determinado. Até aqui, nada demais, certo?

Pense agora que você vai precisar fazer isso sem receber nenhuma orientação. Nenhuma mesmo. As ruas não têm nomes, não há sinalização de trânsito ou placas de orientação de pedestres. 

Não há um guia para ajudar e os moradores da cidade dão indicações diferentes, usando referências que não são familiares para você – afinal, você não mora ali, não conhece nada. No entanto, você precisa encontrar o local que precisa… 

Dessa forma, você começa a procurar o lugar por si mesmo. Vai de um lugar a outro, escuta diversas informações desencontradas. Abre o Google Maps, continua perguntando onde está, como faz para chegar onde você quer…

Além do medo de não chegar a tempo, sente o desconforto de se sentir perdido, de não saber onde ir e se vai chegar a algum lugar que o coloque em risco.

Com tantas dificuldades, qual seria a chance de chegar no lugar certo, na hora correta?

Provavelmente, se isso acontecesse mesmo, o sentimento seria de frustração, impotência. Talvez você desistisse de achar o que precisava ou encontrasse somente depois de perder muito tempo e energia nessa busca. 

OK, mas o que isso tem a ver com Coordenação da Saúde? Continue a leitura e a gente já vai esclarecer.

Procurando plano de saúde para você e sua família? Vem pra Sami! Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Os riscos do cuidado fragmentado

Continuando com o nosso exemplo, vamos dizer que o nome da tal cidade seja “Sistema de Saúde”. E que você teve acesso a este lugar por meio de um plano de saúde e seu compromisso, na verdade, era tentar encontrar o médico adequado para tratar de algum problema.

Assim, você começou a circular no Sistema de Saúde sem orientação de alguém que conhecesse sua necessidade, entendesse o que precisava e direcionasse você para o tratamento adequado.

Infelizmente, nada disso é tão hipotético assim. Com certeza, você, um amigo ou familiar já passaram por essa experiência algumas vezes.

O Sistema de Saúde é como um labirinto: sem orientação, o paciente perde tempo precioso tentando cuidar da sua saúde

Basta lembrar aquela vez que sua mãe tomou um remédio A, prescrito por um médico que simplesmente não sabia que ela já tomava o remédio B prescrito por outro médico.

Aí veio o problema: os remédios A e B não se dão bem juntos e ocorre a chamada “interação medicamentosa” – onde um remédio pode interferir no efeito do outro e vice-versa.

E aquela outra ocasião em que você mesmo foi a um Pronto-Socorro, recebeu orientações e alta mas, no dia seguinte, precisou voltar ao PS porque não tinha melhorado?

Além do transtorno, para piorar, não havia nenhuma informação sobre o histórico da visita anterior e você simplesmente teve de explicar tudo novamente para outro médico.

Na Saúde, há cerca de 200 sintomas para mais de dez mil diagnósticos. Como saber se essa dor de cabeça é uma enxaqueca ou um aneurisma? E essa falta de ar? É ansiedade ou Covid-19? Você precisa procurar um neurologista, um neurocirurgião, um pneumologista, um infectologista ou um psiquiatra?

Todos esses problemas são causados pelo “cuidado fragmentado”.

Acessar o Sistema de Saúde sem orientação adequada desperta as mesmas sensações de estar perdido num local desconhecido. E isso representa sim, um risco à sua saúde.

Isso ocorre porque você fica vulnerável, ainda mais se já estiver sofrendo física ou psicologicamente ou vendo algum ente querido sofrer…

Você perde um tempo precioso, se desgasta e nem sempre recebe o cuidado que realmente precisa.

Tudo isso acaba impactando negativamente na sua saúde – física, mental, financeira.

O que é e qual a importância da Coordenação da Saúde

É para evitar todos esses problemas causados pela falta de orientação que a Coordenação da Saúde existe.

Ela pode ser definida como a organização das atividades de atendimento ao paciente dentro do Sistema de Saúde.

Isso envolve oferecer o serviço mais adequado às necessidades de cada pessoa e também o compartilhamento de informações para alcançar um atendimento mais seguro e eficiente.

Para que essa coordenação possa ser feita, é necessário contar com o médico de família e um sistema de cuidado bem estruturado. 

Pela sua formação generalista, o médico de família tem olhar amplo sobre os sintomas de seus pacientes e consegue resolver de 80 a 90% dos problemas de saúde das pessoas. 

Quando necessário, ele orienta sobre a necessidade de consultar um outro especialista ou de fazer exames e procedimentos.

E mesmo nessas situações, ele continua acompanhando o paciente de perto. Lembra que falamos sobre compartilhamento de informações? É exatamente isso!

No nosso exemplo, o médico de família não só ajudaria você a circular pela “cidade” chamada Sistema de Saúde, mas também seria responsável por dar as indicações mais adequadas para você chegar onde deveria, no tempo certo.

Não por acaso, é muito comum dizer que o médico de família é “especializado em gente”. 

Ele conhece seus pacientes de perto e se define pelo relacionamento com cada um deles, desenvolvendo uma relação de confiança. 

Quando médico te conhece, ele sabe as medicações que você usa, onde você estuda ou trabalha e sabe até coisas mais particulares – como aquele passatempo diferente que você gosta ou seu sonho de vida. Enfim, ele te conhece, tem uma relação próxima. 

O médico de família sabe tudo sobre os mais de dez mil diagnósticos existentes? Não. Mas nenhum médico sabe (e se você conhece algum que diz que sabe tudo, fuja dele, pois autoconfiança exagerada é um dos maiores fatores de risco para diagnósticos errados). 

Por estar próximo a você, ele pode indicar a direção certa e mais alinhada aos seus valores e preferências.

Voltando à “nossa cidade”, ele saberia previamente se você gosta de andar de táxi ou se prefere ir andando – e daria todas as orientações sobre como chegar onde você precisava considerando essas informações. 

Benefícios da Coordenação da Saúde

A Coordenação da Saúde tem como principal objetivo atender às necessidades dos pacientes nos serviços de assistência médica.

A Coordenação da Saúde traz inúmeros benefícios para a manutenção do seu bem-estar

Com isso, seu histórico médico e suas preferências são levados em consideração para promover a prestação de cuidados seguros e adequados. Conheça alguns dos principais benefícios que a Coordenação da Saúde traz:

Diminuição dos pedidos de exames desnecessários

Isso evita aquela “furada” no braço ou o adiamento de um compromisso porque você precisou ir a um laboratório ou fazer exame de imagem. Se não houver real necessidade, o seu médico não vai solicitar a realização de procedimentos.

Melhor comunicação entre os diferentes serviços

Lembra que falamos que o seu médico atua como guia para ajudar você a circular num local desconhecido? Então…

Além de orientar e encaminhar você, de acordo com a sua necessidade, ao envolver outros especialistas, ele dá as orientações sobre seu caso.

Essa comunicação facilita a promoção do cuidado mais adequado para a sua saúde.

Promove o cuidado centrado no paciente

Seus valores e preferências são levados em consideração na tomada de decisões sobre a sua saúde.

Dessa forma, o paciente é protagonista do seu próprio cuidado e está sempre no centro de tudo que diz respeito ao seu próprio bem-estar.

Proporciona um plano de cuidado proativo, baseado na prevenção

O acompanhamento e conhecimento do histórico do paciente permitem a elaboração de um plano de tratamento proativo, com a orientação dos cuidados preventivos mais adequados.

Assim, é possível cuidar do paciente e não só dos problemas de saúde apresentados.

A Sami é o plano de saúde do cuidado coordenado

Procurando plano de saúde para você e sua família? Vem pra Sami.

Nosso modelo é de atenção primária e cuidado coordenado através do nosso time de saúde, com um médico dedicado para cuidar junto com você da sua saúde, nos seus termos.

Oferecemos planos para MEI e PJ a partir de 1 pessoa, na cidade de São Paulo. Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Conseguimos esclarecer o que é Coordenação da Saúde e como ela é importante para manter você saudável?

Se quiser entender ainda melhor o assunto, aproveite para ler o texto que fizemos sobre atenção primária!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.

O que é ambidestria organizacional e quais são os benefícios

A ambidestria organizacional é uma abordagem que tem como objetivo equilibrar-se em dois focos sem perder a eficiência de suas operações.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×