Início Saúde Qual a especialidade do médico de família?

Qual a especialidade do médico de família?

Autor

Data

Categoria

Há muitas especialidades médicas e algumas são bem conhecidas do público em geral. Assim, se você diz que vai ao cardiologista, por exemplo, as pessoas entendem que você fará uma consulta com o médico especialista em coração. Mas, e se alguém perguntasse “qual a especialidade do médico de família?”, você saberia explicar?

O corpo humano é muito complexo e por causa disso, a Medicina se dividiu em diversas áreas, conhecidas como especialidades. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem mais de 50 especialidades médicas reconhecidas.

Dessa forma, assim como a especialidade do cardiologista é a Cardiologia e a do endocrinologista, a Endocrinologia, a especialidade do médico de família é a Medicina de Família e Comunidade. 

Para ser um especialista, é necessário que, após concluir a faculdade de Medicina, o médico faça residência médica ou seja aprovado em provas de Títulos de Especialista na especialidade escolhida. 

O mesmo acontece com o médico de família.

O que define a especialidade de Medicina de Família e Comunidade?

A Medicina de Família e Comunidade tem algumas particularidades e a gente vai falar um pouquinho mais sobre isso.

Para começar, ela é uma especialidade que não é definida pelo sexo do paciente, como por exemplo, a Ginecologia e Obstetrícia, que cuida apenas da saúde da mulher.

A Medicina de Família e Comunidade também não considera a idade do paciente, como é o caso do pediatra (que cuida apenas de crianças e adolescentes) ou do geriatra (que atua somente no cuidado aos idosos).

O médico de família também não trata de um órgão em especial, como é o caso, por exemplo, do cardiologista (que cuida de doenças do aparelho cardiovascular) ou do pneumologista (que cuida apenas das doenças do sistema respiratório). 

Como especialidade, a Medicina de Família e Comunidade se define pela relação com a pessoa. Simplificando: o médico de família é especializado em gente.

Nesse sentido, a relação precede o conteúdo clínico. 

Hum… Mas quais condições de saúde e doenças o médico de família pode tratar?

O médico de família e comunidade é apto para abordar as condições de saúde mais prevalentes. Na prática, isso significa que ele pode tratar cerca de 80 a 95% dos problemas de saúde sem necessidade de fazer encaminhamentos para outros especialistas. 

Por esse motivo, é possível afirmar que o médico de família e comunidade é um generalista.O médico de família tem papel essencial na medicina preventiva e pode atender crianças, adultos, idosos, independente do fato de serem do sexo masculino ou feminino. 

Portanto, ele pode realizar o acompanhamento de seus pacientes ao longo de suas vidas e não apenas de forma pontual ou por uma determinada fase.

Além disso, o médico de família e comunidade pode realizar o tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão, mas também fazer prevenções urológicas, ginecológicas e até acompanhamento pré-natal.

O médico de família é como um clínico geral?

Sim e não. Sim, porque clínicos gerais também são generalistas. Porém, sua formação é predominantemente voltada para o contexto hospitalar, em geral de pacientes adultos, não envolvendo questões específicas de saúde da mulher ou da criança. 

Já na Medicina de Família e Comunidade, a formação é predominantemente não hospitalar e engloba o atendimento a crianças, gestantes, adultos e idosos. Essa é a principal diferença entre médico de família e clínico geral.

A especialidade do médico de família permite o acompanhamento de pacientes de todas as idades, inclusive os idosos

Uma formação não hospitalar é chave para abordar uma variedade de sintomas e condições clínicas que simplesmente não chegam aos hospitais e exigem uma abordagem terapêutica diferente da comumente aplicada nestes locais.

O que significa o termo “Família e Comunidade”?

Como o médico de família tem formação predominantemente não hospitalar, é fundamental que ele aborde o contexto da pessoa. 

Assim, um casamento repleto de conflitos, a dificuldade de um casal diante dos cuidados do primeiro filho ou o adoecimento de um chefe de família, entre outros exemplos, têm profundas implicações na saúde das pessoas. 

Problemas como assédio moral em ambientes de trabalho ou bullying escolar são exemplos de outros aspectos que envolvem o contexto comunitário da pessoa e que também se refletem na sua saúde. 

O médico de família e comunidade entende esse processo e pode aplicar técnicas de abordagem familiar e psicoterapia que levam em consideração o contexto familiar da pessoa.

Ao avaliar a saúde de um paciente, o médico de família também considera contexto familiar e social em que ele vive

Na Medicina de Família e Comunidade, cada pessoa é vista como um todo e não é tratada apenas em relação aos seus sintomas ou às suas doenças. 

Assim, os sentimentos, o contexto social e familiar e perspectivas pessoais são levados em conta pelo médico de família no atendimento e, consequentemente, no cuidado e nas recomendações que ele propõe. Dessa forma, cada paciente recebe um tratamento personalizado e efetivo.

Além disso, o médico de família e comunidade pode promover ainda algumas intervenções comunitárias, como parcerias com setores como educação e serviço social, para lidar necessidades de saúde de uma determinada comunidade.

Resumindo: o médico de família é especialista em pessoas

Por tudo isso que falamos, se fosse necessário explicar de forma resumida o que o médico de família e comunidade faz, seria possível afirmar que ele é um especialista em gente, pois se define pela relação com a pessoa e não pela idade, sexo ou órgão acometido. 

O médico de família tem formação generalista, resolvendo cerca de 80 a 95% dos problemas de saúde sem necessidade de encaminhar os pacientes para outros médicos.

No entanto, quando ele precisa do suporte de outros especialistas para solucionar algo, o médico de família faz o encaminhamento adequado, mas permanece acompanhando seus pacientes. 

Assim, ele coordena o cuidado dos pacientes no sistema de saúde, sempre levando em consideração o contexto nas questões relacionadas à saúde. 

Alguns dos países que oferecem os melhores cuidados de saúde, como a Inglaterra, a Holanda, o Canadá e a Espanha têm o médico de família como figura central para oferecer cuidado de qualidade à população.

Aqui na Sami, acreditamos no modelo de cuidado coordenado e atenção primária à saúde com o nosso time de saúde. Faça uma cotação do nosso plano de saúde e cuide melhor da sua saúde começando hoje mesmo!

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a especialidade de Medicina de Família e Comunidade? Então, leia também esse post que fizemos sobre o médico de família!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×