Início Artigos 4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Autor

Data

Categoria

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à saúde mental

A Sami, por meio do time de saúde, identificou que as mulheres tiveram prevalência nos diagnósticos relacionados à saúde mental, com pelo menos um distúrbio associado. Segundo a base da operadora, 14% possui diagnóstico de ansiedade e 3% de depressão, e pelo menos 1% apresentou transtorno de estresse. No mês da mulher, a healthtech visa promover a conscientização quanto à sobrecarga que há na rotina feminina.

Um estudo do IBGE apontou que, apesar da participação feminina no mercado de trabalho ter aumentado, as mulheres seguem ganhando menos que os homens. Nos afazeres domésticos, incluindo cuidados com pessoas, as mulheres dedicam mais tempo — em média, 21,4 horas semanais e os homens, 11 horas. Nesse sentido, o trabalho remoto, ou home office, tem se mostrado uma ferramenta poderosa na promoção da saúde mental das mulheres, permitindo uma conciliação mais equilibrada entre vida profissional e pessoal. De acordo com dados recentes, as mulheres são as mais beneficiadas por esse modelo flexível que traz impactos positivos significativos para seu bem-estar.

“Para valorizar e empoderar mulheres no mercado de trabalho é ideal fornecer recursos para diminuir as dificuldades no desenvolvimento de carreira delas. Um exemplo é a contratação de mulheres – grávidas ou com pretensão de ter filhos em algum momento”, afirma Sofia Any, gerente de pessoas na Sami.

Quando não há flexibilidade, o impacto negativo pode ser estrondoso. Em uma pesquisa conduzida pela McKinsey & Company, em parceria com LeanIn.Org, 38% das mães com filhos pequenos afirmaram que, sem flexibilidade no local de trabalho, teriam de abandonar a empresa ou reduzir a carga horária. O estudo foi feito com 276 organizações que empregam mais de dez milhões de pessoas.

“Fui contratada pela Sami em 2020 com seis meses de gestação. Eu sempre questionava se a recrutadora se lembrava que eu estava grávida e ela sempre destacava que a empresa tinha muitos planos para mim e que gravidez nunca seria um problema. Passei pelo período de experiência e nem acreditei que fui contratada, pude ter a licença maternidade, acompanhar meu filho. Foi ótimo!”, relata Ana Paula Andrade, tech manager da Sami.

A profissional ainda lembra como funcionava a rotina de trabalho no período da amamentação. “Quando voltei da licença maternidade tive todo suporte da Sami. Podia desligar a câmera e amamentar meu filho sem problema algum. Hoje, quando precisam de mim em compromissos presenciais em São Paulo, há uma preocupação da empresa em escolher locais que sejam bons para mim e meu filho. Tenho um sentimento enorme de gratidão pela Sami”, finaliza.

Práticas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Um estudo recente publicado na Harvard Business Review revelou que 70% das mulheres que trabalham em regime de home office relataram uma melhora significativa em seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Mesmo assim, é fundamental que as empresas e as próprias mulheres estejam atentas à importância de cuidar da saúde mental, mesmo durante o trabalho remoto. A Dra Karina Santos, médica da Sami, separou 4 dicas práticas para conciliar o trabalho remoto com boas práticas no dia a dia:

  1. Estabelecer Limites: Definir horários específicos para o trabalho e momentos de descanso ajuda a manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.
  2. Praticar Autocuidado: Incorporar pausas ativas, exercícios físicos e momentos de relaxamento ao longo do dia pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar o bem-estar.
  3. Comunicar-se Abertamente: Promover uma comunicação transparente e aberta com colegas e gestores sobre as necessidades individuais e os desafios enfrentados no trabalho remoto é essencial para criar um ambiente de apoio mútuo.
  4. Buscar Apoio Profissional: Incentivar o acesso a recursos de saúde mental, como terapia online, programas de apoio emocional e aconselhamento, é fundamental para garantir o suporte necessário.
Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×