Início Sami Time de Saúde: saiba o que é e qual a importância dele...

Time de Saúde: saiba o que é e qual a importância dele para você

Autor

Data

Categoria

A Sami surgiu com uma razão de ser: criar uma empresa que cuida do ser humano construindo a confiança em todos os seus relacionamentos. E, para cuidar de verdade, a gente acredita que é preciso ser próximo, acompanhar, criar uma conexão.

Por isso, desde o primeiro momento que você passa a ser um membro da Sami, você tem um Time de Saúde ao seu lado. O seu bem-estar é nossa responsabilidade e em momento nenhum você vai ficar sozinho, sem receber orientação sobre a sua saúde. 

Antes de explicarmos direitinho o que é o Time de Saúde e por que ele existe, é importante fazermos algumas reflexões.

O que o seu plano de saúde faz por você? Ele contribui para que você se mantenha saudável ou é um serviço que você paga para ter acesso a médicos, laboratórios e hospitais?

A operadora de saúde sabe que você existe? Ou ela só entra em contato quando tem algum problema no pagamento? 

E a sua saúde? Tem alguém capacitado olhando por ela? Ou você paga caro pelo plano e não tem ninguém orientando você? 

A gente também se perguntou sobre tudo isso. E ninguém curtiu as respostas. 

A Sami entende que é preciso mudar. E oferecer respostas melhores a todas essas perguntas.

A gente é diferente. E não é para fazer “estilo”. 

A Sami é diferente para oferecer saúde do jeito que você sempre quis.

O foco precisa ser você e não a sua doença

Você é bem mais que um número em uma carteirinha. Assim como sua saúde. Há muitos fatores que impactam diretamente no seu bem-estar e a maioria deles simplesmente não costuma ser abordada quando você vai ao médico.

De acordo com estudos do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o cuidado clínico corresponde a apenas 10% dos determinantes que impactam sua saúde diretamente. 

Os outros 90% correspondem a fatores socioeconômicos (40%), hábitos de saúde (30%), genes e biologia (10%) e ambiente físico (10%).  

Dessa forma, considerando o modelo predominante no mercado de saúde, os planos atuais focam apenas na questão do cuidado clínico. 

Na Sami, você é tratado de forma integral e todos esses fatores são considerados na avaliação da sua saúde. Nós cuidamos de você e não só da sua doença

Cuidado integral

Vamos a um exemplo. A Maria tem se esforçado muito no trabalho por estar acumulando as funções de um colega que foi despedido. 

O novo chefe dela é muito exigente e vive falando que fará mais cortes na equipe se as metas não forem superadas. 

Desde que ele chegou, Maria tem dormido mal e ela tem se sentido cada vez mais cansada. 

Além disso, ela tem comido pouco e mal tem tempo para fazer as refeições com calma. Há mais de um mês ela sente dores no estômago e isso diminui ainda mais a vontade de se alimentar.

Agora vamos imaginar que as dores no estômago pioraram e, por isso, a Maria decidiu procurar um médico credenciado do plano. 

Ela agendou com o primeiro que tinha disponibilidade no dia que não tinha reunião marcada.

O Time de Saúde avalia os pacientes integralmente, contribuindo para que fiquem mais saudáveis em todos os aspectos

No consultório, ela só foi questionada sobre as dores e os sintomas que sentia. No fim da consulta, a Maria saiu com uma receita de remédio e um pedido de exame. 

Ela não teve oportunidade de falar sobre as dificuldades que vem enfrentando e muito menos sobre seu estado emocional diante de tudo isso. 

O médico também não percebeu que ela estava ansiosa com a demora no atendimento e louca para ir embora antes que o chefe começasse a ligar.

Será que esses fatores não estão relacionados ao problema da Maria? Será que o estresse e a preocupação não estão afetando a saúde dela como um todo?

Pois é… A dor de estômago da nossa personagem pode estar sendo causada por vários fatores. No entanto, nenhum deles foi abordado na consulta. 

Talvez o remédio amenize as dores por um tempo. Talvez a Maria decida nem fazer o exame para não perder algumas horas de trabalho. Talvez nada se resolva e o problema se agrave. 

Mas ninguém deseja ter tanta incerteza a respeito do próprio bem-estar. 

É para evitar situações assim que o Time de Saúde existe.

Um Time de Saúde para chamar de seu

Se a Maria estivesse na Sami, ela não precisaria decidir sozinha quando ir ao médico, nem qual tipo de especialista ela deveria procurar. Sabe por quê?

Porque ela estaria sendo acompanhada de perto pelo Time de Saúde. 

O Time de Saúde é a equipe formada por profissionais que oferecem acompanhamento integral do quadro clínico de cada membro da Sami.

Essa equipe é formada por:

  • Um(a) médico(a) pessoal;
  • Um(a) enfermeiro(a);
  • Até três coordenadores (equipe de enfermagem).

Ao baixar o nosso aplicativo, todo membro da Sami passa a ter seu próprio Time de Saúde.

Já no contato inicial, essa equipe conversaria com a Maria para conhecê-la melhor. Mais do que o histórico de saúde, o Time de Saúde também buscaria informações sobre o contexto sociocultural em que ela vive e sobre o seu momento atual de vida.

Dessa forma, seria possível fazer uma avaliação clínica mais completa, considerando integralmente os fatores que estivessem impactando a saúde da Maria. 

Além das consultas presenciais, a Maria também poderia entrar em contato com seu Time de Saúde por telemedicina (chat, áudio ou vídeo 24h), buscando orientações sempre que fosse necessário.

Através desse contato próximo, o Time de Saúde consegue oferecer à Maria um tratamento personalizado, inteiramente fundamentado em quem ela é e como vive. 

Com isso, é possível construir uma experiência mais agradável e efetiva, baseada na proximidade entre o paciente e os profissionais que cuidam da sua saúde.

Primeiro Cuidado

Essa relação contínua e de confiança entre o Time de Saúde e o paciente é a base do que chamamos de “Primeiro Cuidado”. 

O Primeiro Cuidado pode ser definido como um conjunto de ações realizadas para promover a saúde, criando estratégias customizadas de tratamento. 

Em outras palavras, ele coloca a pessoa como protagonista de tudo que é feito em relação à sua saúde. 

E é por isso que a relação entre o Time de Saúde e o paciente é tão importante. Porque é através da continuidade do cuidado e de todo contexto pessoal que será possível desenvolver um plano de manutenção de saúde único, humanizado. 

Por telemedicina ou presencialmente, o Time de Saúde está sempre acompanhando o paciente e seu quadro clínico

Voltando ao caso da Maria, por exemplo. Se o diagnóstico dela levasse em conta as dificuldades que ela está passando, talvez o Time de Saúde entendesse que ela precisa mais de terapia e apoio emocional do que de um analgésico. Ou que associasse os dois juntos.

Isso seria feito para ajudar a Maria a recuperar seu bem-estar como um todo e não apenas a tratar o incômodo provocado pela dor no estômago.

Chegamos aqui a um outro papel importante do Time de Saúde: ele atua como “porta de entrada” para o Sistema de Saúde.

E vamos falar da Maria novamente. Ela está passando por alguns problemas de saúde e, apesar de ter plano de saúde, ela não recebeu nenhuma orientação sobre qual seria a melhor maneira de agir.

Ela consultou a rede credenciada do plano, deduziu sozinha qual seria o especialista que precisava buscar e agendou a consulta com um gastroenterologista. 

Se já estivesse na Sami, ela poderia acionar seu Time de Saúde e compartilhar o problema. Por já terem o histórico da Maria, seria possível dar a ela uma orientação mais adequada do que fazer. 

Será mesmo que ela precisa fazer uma endoscopia neste momento? Será que só o exame e o remédio receitado vão ajudar a Maria de verdade? 

Pois é… Essas respostas dependem de uma avaliação bem mais ampla da Maria como um todo. 

É essa avaliação que o Time de Saúde faz para definir, em conjunto com a Maria, o que seria mais adequado realizar. 

Assim, o próprio Time de Saúde poderia encaminhá-la para um especialista.

E esse é mais um diferencial da Sami: o Time de Saúde compartilharia com o especialista todas as as informações necessárias para avaliar melhor a Maria. E, após a consulta, continuaria fazendo o acompanhamento clínico de sua situação. 

Lembra o que falamos sobre “porta de entrada”? Usamos essa expressão exatamente porque o Time de Saúde promove o acesso ao que for mais adequado para cada paciente, sempre que for necessário. 

Conclusão

Contar com o Time de Saúde traz muitos benefícios para o paciente, principalmente se considerarmos que cerca de 85% das necessidades de saúde de uma pessoa podem ser resolvidas por essa equipe, sem necessidade de encaminhamento para outros médicos.

Além da praticidade e segurança proporcionadas, o Time de Saúde também:

  • Define, em conjunto com o paciente, as opções mais adequadas de tratamento caso a caso; 
  • Orienta o paciente da Sami em relação à realização de exames, procedimentos ou consultas com outros especialistas que não fazem parte do Time de Saúde;
  • Faz o encaminhamento a médicos de diversas especialidades e a outros profissionais de saúde (como nutricionistas e fisioterapeutas) quando necessário. E continua acompanhando  integralmente o quadro clínico do paciente junto a esses profissionais;
  • Atua de forma proativa e preventiva na promoção do bem-estar físico e emocional de cada membro da Sami.

É por isso que a Sami é diferente e oferece muitas vantagens sobre os planos de saúde tradicionais. A gente cuida da sua saúde, para que você seja a sua melhor versão. Aproveite o embalo e saiba mais sobre nosso plano!

Sami Plano de Saúde Empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

O que é considerada uma doença ou lesão preexistente para o plano de saúde?

Entender o que é doença preexistente e quais condições e lesões são assim classificadas é importante para a contratação de um plano...

Não quero ser o Dr. Diclofenaco. Vamos tratar o que é crucial para sua saúde?

Se você está lendo isso na pandemia, este não é mais um texto sobre Covid-19.  Não é sobre uma...

Empreender arde, mas tudo deve ser celebrado

Nós somos empreendedores, Guilherme e eu. Sempre fomos, desde a faculdade. E gostamos de ser e de estar entre empreendedores. 

Regras para contratação de plano de saúde para MEI

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) em atividade há mais de seis meses, pode contratar um plano de saúde empresarial para...

Como funciona a carência para parto?

Conhecer as regras quanto à carência do plano de saúde para parto é fundamental antes mesmo da sua contratação. Se você é...
Sami Plano de Saúde Empresarial