Início Plano de Saúde Plano de saúde cobre nutricionista?

Plano de saúde cobre nutricionista?

Autor

Data

Categoria

Uma alimentação desequilibrada, com consumo excessivo de sódio e açúcar e carência de nutrientes, causa vários problemas de saúde e representa risco no desenvolvimento de doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, vários tipos de câncer e até distúrbios neurológicos e psiquiátricos.   

Neste contexto, o nutricionista tem sido cada vez mais procurado por pessoas que não sofrem com nenhum tipo de transtorno alimentar ou outras doenças, mas entendem a necessidade e desejam realizar um trabalho de prevenção através de mudanças na rotina alimentar.  

Neste texto, vamos entender um pouco a relação entre plano de saúde e consultas de nutricionistas. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. Plano de saúde cobre nutricionista?
  2. O que a ANS diz sobre o tratamento nutricional? 
  3. Qual a real importância da nutrição para a minha saúde?
  4. Como funciona a consulta com nutricionista? 
  5. Na Sami a saúde é integral e preventiva! 

Plano de saúde cobre nutricionista?

Sim.

Os planos de saúde credenciados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) cobrem o tratamento nutricional, e o número de consultas é definido a partir da condição de saúde de cada paciente. 

Cada membro do plano tem direito a 6, 12 e até 18 consultas com um nutricionista por ano – a depender de suas condições de saúde.

No entanto, para marcar consulta com nutricionista é necessário um encaminhamento do médico. 

O que a ANS diz sobre o tratamento nutricional? 

A versão atualizada do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) especifica quais são os fatores que definem o número de consultas com nutricionista que o membro de um plano de saúde tem direito a cada ano, desde que com encaminhamento médico.

A cobertura mínima obrigatória é de 6 consultas de nutrição por ano de contrato. Contudo, quando o paciente preenche pelo menos um dos critérios descritos abaixo, esse número passa para 12 consultas anuais. Confira: 

  • a. crianças com até 10 anos em risco nutricional;
  • b. jovens entre 10 e 16 anos em risco nutricional;
  • c. idosos (maiores de 60 anos) em risco nutricional (que estejam em risco devido ao baixo peso – Índice de Massa Corpórea (IMC) <22 kg/m²);
  • d. pacientes com diagnóstico de Insuficiência Renal Crônica;
  • e. pacientes com mais de 16 anos com diagnóstico de obesidade ou sobrepeso (IMC ≥ 25 kg/m2);
  • f. pacientes ostomizados (que precisaram passar por intervenção cirúrgica para abrir um caminho alternativo para alimentação, respiração ou para saída de fezes ou urina);
  • g. após cirurgia gastrointestinal;
  • h. para gestantes, puérperas e mulheres em amamentação até 6 meses após o parto.

Pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus, que façam uso de insulina ou estejam no primeiro ano de diagnóstico, têm direito à cobertura mínima obrigatória de 18 sessões de nutrição por ano de contrato. 

Qual a real importância da nutrição para a minha saúde?

A alimentação é um dos pilares fundamentais para te manter saudável e em equilíbrio físico, mental e social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nutrição é a ingestão de alimentos que supram as necessidades nutricionais do corpo. 

Vai muito além de somente matar a fome. Ingerindo os nutrientes necessários, o sistema imunológico é fortalecido, doenças são prevenidas, há melhora na capacidade de concentração, no humor, na qualidade do sono, funcionamento intestinal e sensação de bem-estar. 

Através dos alimentos, nosso organismo obtém os nutrientes essenciais para  realizar suas funções vitais, que incluem o crescimento, movimentação, respiração, digestão, excreção, circulação, reprodução, etc.   

Algumas falhas que são cometidas por muitas pessoas nessa área são: colocar muito sal nos alimentos, ingerir pouca variedade de nutrientes, pular as refeições e não se hidratar como é preciso.  

O nutricionista é o profissional adequado para pensar e orientar os pacientes com variedade e equilíbrio quanto aos alimentos consumidos no dia a dia. 

Através do acompanhamento nutricional, ele realiza o tratamento de desequilíbrios orgânicos, auxilia na otimização do desempenho esportivo, na prevenção do envelhecimento, na melhora das funções cognitivas e ajuda a encontrar meios de modificar a estética corporal de forma saudável.  

Logo, a alimentação atrelada a outros hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, gera um ganho enorme em saúde e qualidade de vida. 

Como funciona a consulta com nutricionista? 

O nutricionista é o profissional que estuda os alimentos e os efeitos que eles causam no organismo. Realizam o atendimento e acompanhamento de pessoas de diferentes idades, condições e realidades, sejam elas crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos. 

No início é necessário realizar uma avaliação antropométrica para calcular as medidas do paciente – peso, altura, circunferência, índice de massa corporal, percentual de gordura, massa magra e água. 

Cada caso é avaliado de forma personalizada e o nutricionista leva em consideração o histórico médico familiar, exames laboratoriais, exame físico, a rotina e o estilo de vida do paciente. 

Os gostos e as preferências na hora de se alimentar e os nutrientes que o corpo precisa ingerir diariamente – carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas. Diante disso, ele o auxilia a organizar e equilibrar sua alimentação. 

Na Sami a saúde é integral e preventiva! 

A Sami Saúde anda na contramão dos planos de saúde convencionais. Nosso pensamento não é te atender apenas se, ou quando, algo ruim acontecer. Mas cuidar de você agora, em diferentes áreas da vida. E a nutrição é uma delas. 

Assim que você se torna membro da Sami, começa a ser acompanhado por um Time de Saúde – formado por médico pessoal e equipe de enfermagem – que vai te auxiliar no dia a dia, inclusive na escolha de especialistas adequados quando houver necessidade. 

Nós te vemos como uma pessoa inteira, que é afetada por diferentes fatores no decorrer da vida e precisa de assistência hoje – para que não adoeça amanhã. Os membros da Sami têm contato facilitado com os profissionais de saúde através do Time de Saúde e recebem um tratamento proativo, preventivo e coordenado. 

Nossa Rede de Hábitos Saudáveis também é primordial neste contexto e te ajuda a ter mais qualidade de vida e bem-estar, sem precisar pagar nada a mais por isso. Acesso a milhares de academias e estúdios, sessões com personal trainer, além de apps de nutrição e hábitos saudáveis, sem falar no cuidado com a sua saúde mental

Saúde do jeito que você sempre quis, por um preço que cabe no seu bolso! Conheça nosso plano. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×