Início Plano de Saúde Plano de saúde cobre nutricionista?

Plano de saúde cobre nutricionista?

Autor

Data

Categoria

Uma alimentação desequilibrada, com consumo excessivo de sódio e açúcar e carência de nutrientes, causa vários problemas de saúde e representa risco no desenvolvimento de doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol elevado, vários tipos de câncer e até distúrbios neurológicos e psiquiátricos.   

Neste contexto, o nutricionista tem sido cada vez mais procurado por pessoas que não sofrem com nenhum tipo de transtorno alimentar ou outras doenças, mas entendem a necessidade e desejam realizar um trabalho de prevenção através de mudanças na rotina alimentar.  

Neste texto, vamos entender um pouco a relação entre plano de saúde e consultas de nutricionistas. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. Plano de saúde cobre nutricionista?
  2. O que a ANS diz sobre o tratamento nutricional? 
  3. Qual a real importância da nutrição para a minha saúde?
  4. Como funciona a consulta com nutricionista? 
  5. Na Sami a saúde é integral e preventiva! 

Plano de saúde cobre nutricionista?

Sim.

Os planos de saúde credenciados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) cobrem o tratamento nutricional, e o número de consultas é definido a partir da condição de saúde de cada paciente. 

Cada membro do plano tem direito a 6, 12 e até 18 consultas com um nutricionista por ano – a depender de suas condições de saúde.

No entanto, para marcar consulta com nutricionista é necessário um encaminhamento do médico. 

O que a ANS diz sobre o tratamento nutricional? 

A versão atualizada do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) especifica quais são os fatores que definem o número de consultas com nutricionista que o membro de um plano de saúde tem direito a cada ano, desde que com encaminhamento médico.

A cobertura mínima obrigatória é de 6 consultas de nutrição por ano de contrato. Contudo, quando o paciente preenche pelo menos um dos critérios descritos abaixo, esse número passa para 12 consultas anuais. Confira: 

  • a. crianças com até 10 anos em risco nutricional;
  • b. jovens entre 10 e 16 anos em risco nutricional;
  • c. idosos (maiores de 60 anos) em risco nutricional (que estejam em risco devido ao baixo peso – Índice de Massa Corpórea (IMC) <22 kg/m²);
  • d. pacientes com diagnóstico de Insuficiência Renal Crônica;
  • e. pacientes com mais de 16 anos com diagnóstico de obesidade ou sobrepeso (IMC ≥ 25 kg/m2);
  • f. pacientes ostomizados (que precisaram passar por intervenção cirúrgica para abrir um caminho alternativo para alimentação, respiração ou para saída de fezes ou urina);
  • g. após cirurgia gastrointestinal;
  • h. para gestantes, puérperas e mulheres em amamentação até 6 meses após o parto.

Pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus, que façam uso de insulina ou estejam no primeiro ano de diagnóstico, têm direito à cobertura mínima obrigatória de 18 sessões de nutrição por ano de contrato. 

Qual a real importância da nutrição para a minha saúde?

A alimentação é um dos pilares fundamentais para te manter saudável e em equilíbrio físico, mental e social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nutrição é a ingestão de alimentos que supram as necessidades nutricionais do corpo. 

Vai muito além de somente matar a fome. Ingerindo os nutrientes necessários, o sistema imunológico é fortalecido, doenças são prevenidas, há melhora na capacidade de concentração, no humor, na qualidade do sono, funcionamento intestinal e sensação de bem-estar. 

Através dos alimentos, nosso organismo obtém os nutrientes essenciais para  realizar suas funções vitais, que incluem o crescimento, movimentação, respiração, digestão, excreção, circulação, reprodução, etc.   

Algumas falhas que são cometidas por muitas pessoas nessa área são: colocar muito sal nos alimentos, ingerir pouca variedade de nutrientes, pular as refeições e não se hidratar como é preciso.  

O nutricionista é o profissional adequado para pensar e orientar os pacientes com variedade e equilíbrio quanto aos alimentos consumidos no dia a dia. 

Através do acompanhamento nutricional, ele realiza o tratamento de desequilíbrios orgânicos, auxilia na otimização do desempenho esportivo, na prevenção do envelhecimento, na melhora das funções cognitivas e ajuda a encontrar meios de modificar a estética corporal de forma saudável.  

Logo, a alimentação atrelada a outros hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, gera um ganho enorme em saúde e qualidade de vida. 

Como funciona a consulta com nutricionista? 

O nutricionista é o profissional que estuda os alimentos e os efeitos que eles causam no organismo. Realizam o atendimento e acompanhamento de pessoas de diferentes idades, condições e realidades, sejam elas crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos. 

No início é necessário realizar uma avaliação antropométrica para calcular as medidas do paciente – peso, altura, circunferência, índice de massa corporal, percentual de gordura, massa magra e água. 

Cada caso é avaliado de forma personalizada e o nutricionista leva em consideração o histórico médico familiar, exames laboratoriais, exame físico, a rotina e o estilo de vida do paciente. 

Os gostos e as preferências na hora de se alimentar e os nutrientes que o corpo precisa ingerir diariamente – carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas. Diante disso, ele o auxilia a organizar e equilibrar sua alimentação. 

Na Sami a saúde é integral e preventiva! 

A Sami Saúde anda na contramão dos planos de saúde convencionais. Nosso pensamento não é te atender apenas se, ou quando, algo ruim acontecer. Mas cuidar de você agora, em diferentes áreas da vida. E a nutrição é uma delas. 

Assim que você se torna membro da Sami, começa a ser acompanhado por um Time de Saúde – formado por médico pessoal e equipe de enfermagem – que vai te auxiliar no dia a dia, inclusive na escolha de especialistas adequados quando houver necessidade. 

Nós te vemos como uma pessoa inteira, que é afetada por diferentes fatores no decorrer da vida e precisa de assistência hoje – para que não adoeça amanhã. Os membros da Sami têm contato facilitado com os profissionais de saúde através do Time de Saúde e recebem um tratamento proativo, preventivo e coordenado. 

Nossa Rede de Hábitos Saudáveis também é primordial neste contexto e te ajuda a ter mais qualidade de vida e bem-estar, sem precisar pagar nada a mais por isso. Acesso a milhares de academias e estúdios, sessões com personal trainer, além de apps de nutrição e hábitos saudáveis, sem falar no cuidado com a sua saúde mental

Saúde do jeito que você sempre quis, por um preço que cabe no seu bolso! Conheça nosso plano. 

e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Diabetes gestacional: causa, sintomas e riscos para o bebê

A hiperglicemia durante a gestação surge a partir de alterações hormonais, e pode provocar diversas complicações à saúde da gestante e do feto

Do rim à visão: veja 10 complicações causadas pelo diabetes

O diabetes é um grande problema de saúde pública, segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), de 2021....

 Pré-diabetes: o que é, quais são as causas e como prevenir

Cerca de 15 milhões de pessoas têm pré-diabetes no Brasil, segundo uma pesquisa do International Diabetes Federation. Pré-diabetes é o termo usado...

Diabetes tipo 1 e tipo 2: você sabe qual é a diferença?

Se você não é diabético, provavelmente conhece alguém que tenha diabetes. De acordo com o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de...

Diabetes: saiba quais são as causas, sintomas e como tratar

O diabetes é efeito de uma baixa ou ausência de produção de insulina, causada por fatores genéticos ou hábitos de vida prejudiciais...
e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero
×