Início Plano de Saúde Plano de saúde para crianças: ao que você deve se atentar

Plano de saúde para crianças: ao que você deve se atentar

Autor

Data

Categoria

Se você está pensando em contratar um plano de saúde para crianças, mas não sabe por onde começar, chegou ao lugar certo! Neste texto, a gente comenta os principais pontos de atenção para escolher o convênio ideal, que atenda às suas prioridades por um preço justo.

O produto precisa incluir qualidade e rapidez no atendimento, afinal, as aventuras dos meninos e meninas podem levar a vários pequenos acidentes. Além disso, eles precisam de acompanhamento contínuo para ter um crescimento saudável.

E contar com a cobertura do plano de saúde para criança faz a diferença, diminuindo sua preocupação como pai, mãe ou responsável. Com a assistência garantida, você evita muita dor de cabeça e tem suporte nos momentos mais delicados.

Continue lendo este artigo para saber tudo sobre o assunto e tornar a rotina de cuidados em casa mais tranquila. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Plano de saúde para crianças: por que contratar um?
  2. Quais as vantagens de plano de saúde para criança?
  3. O que observar ao contratar um plano de saúde para crianças?
  4. Devo contratar um plano hospitalar? E com qual tipo de acomodação?
  5. Plano de saúde para criança é mais caro ou mais barato do que para adulto?
  6. Procurando plano de saúde para sua famíila? Vem pra Sami!

Plano de saúde para crianças: por que contratar um?

A partir do nascimento, o bebê tem um mundo inteiro de descobertas para realizar.

Aos poucos, ele vai aprendendo sobre si mesmo, o ambiente e as pessoas que o rodeiam. Vai percebendo seus sentidos e como explorar os locais por onde passa. Essa etapa se estende até o final da infância, quando temas complexos se tornam mais interessantes ao adolescente. 

Mas, durante os primeiros 12 anos de vida, meninos e meninas tendem a se machucar, cair e sofrer outros tipos de acidente com frequência. Daí a importância de contratar um plano de saúde para criança. 

Ficar à mercê da saúde pública em momentos de emergência pode ser um transtorno, principalmente por causa das filas e superlotação em hospitais.

Contudo, até mesmo os pequenos mais calmos podem se beneficiar de um convênio infantil. Isso porque eles terão maior acesso a especialistas e serviços específicos, como exames e medidas preventivas.

Para que estejam cobertos, os pais ou responsáveis podem adicionar a criança como dependente em seu plano individual ou coletivo, ou contratar um apenas para o pequeno. A inclusão de dependentes está disponível para planos empresariais, coletivos por adesão ou que atendam à pessoa física.

Já o plano de saúde somente para crianças fica restrito à modalidade de pessoa física, pois meninos e meninas não podem ter vínculo com uma empresa ou entidade sindical para serem titulares de um convênio coletivo.

Quais as vantagens de plano de saúde para criança?

Entre as principais vantagens, vale citar:

  • Atendimento especializado (consultas e exames) quantas vezes for preciso
  • Cuidados de emergência dentro da rede credenciada
  • Tempo de espera geralmente menor, quando comparado à saúde pública
  • Acompanhamento por um mesmo médico da família ou pediatra durante toda infância
  • Possibilidade de acionar os profissionais de saúde a distância, com o auxílio da telemedicina
  • Atendimento próximo à residência, escola e locais frequentados pelo pequeno
  • Suporte para prevenir doenças desde a infância
  • Tratamento contínuo de males crônicos
  • Custo reduzido, pois as crianças entram na primeira faixa etária definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O que observar ao contratar um plano de saúde para crianças?

Neste tópico, comentamos sete pontos que precisam ser observados antes de assinar o contrato do plano de saúde para crianças. 

Acompanhe para fazer uma escolha assertiva.

Modalidade de contratação

De acordo com a ANS, existem três modalidades de inclusão para planos de saúde:

  • Individual ou familiar: destinados à pessoa física
  • Coletivo empresarial: exclusivos para pessoa jurídica e microempreendedor individual (MEI)
  • Coletivo por adesão: contratados por sindicatos, associações e outras entidades que representam grupos de clientes.

Tradicionalmente, os planos coletivos têm mais benefícios e mensalidades mais baixas

Portanto, caso já tenha um convênio coletivo, consulte sua operadora e releia o contrato para saber como incluir dependentes e se há vantagens para crianças. Caso não tenha vínculo com uma empresa ou entidade sindical, saiba que o convênio empresarial também contempla o MEI e permite adicionar dependentes.

Mas, se a ideia for atender somente o menino ou menina, será necessário contratar um plano individual. 

Perfil dos usuários

Mesmo que você esteja pensando em contratar um convênio só para a criança, vale a pena analisar o perfil e as vantagens de um plano familiar

Assim, todos terão acesso aos cuidados de saúde e as mensalidades poderão ser negociadas com a operadora. Então, verifique se essa possibilidade é interessante para sua família antes de fechar negócio.

Tipo de plano

Naturalmente, vale priorizar o plano que reunir mais serviços voltados aos pequenos, como especialidades pediátricas, atendimento humanizado e locais adaptados para receber crianças.

Além disso, confira a forma de pagamento e a segmentação assistencial

Os serviços podem ser pagos através de uma mensalidade única ou via coparticipação, ou seja, uma mensalidade mais baixa acrescida de uma porcentagem a cada consulta, exame ou procedimento utilizado.

Recomendamos que você dispense a coparticipação, em especial em um plano de saúde infantil. Afinal, se o pequeno usar os serviços com frequência, isso tende a encarecer o custo total por causa das taxas adicionais.

Quanto à segmentação assistencial, ela determina o que o plano de saúde cobre. Indicamos que seja uma combinação entre ambulatorial e hospitalar, a fim de contemplar consultas, exames e internações.

Rede credenciada

A rede credenciada corresponde aos estabelecimentos e profissionais parceiros do convênio médico. 

A dica, aqui, é escolher um plano que tenha pediatras sempre disponíveis e assistência em hospitais infantis.

Também é inteligente optar por locais próximos a sua casa, assim, será mais fácil socorrer a criança diante de uma queda ou febre durante a madrugada, por exemplo.

Abrangência 

Normalmente, um plano que atenda em sua cidade ou região é suficiente para o acompanhamento do seu pequeno. 

Mas pode ser interessante expandir a área de abrangência caso sua família costume viajar muitas vezes ao ano, ou haja chance de mudanças em breve.

Valor do plano de saúde para criança

Como em qualquer outro tipo de contratação de serviço, priorize o melhor custo-benefício, escolhendo o convênio que atenda ao que você precisa e tenha mensalidades que caibam no bolso.

Lembre-se que, muitas vezes, o que parece ser barato sai caro, por isso, o preço não deve ser o fator mais importante para escolher o plano de saúde para crianças. 

Período de carência

Se a sua criança é recém-nascida ou acabou de ser adotada e tem menos de 12 anos, pode aproveitar o período de carência cumprido pelo titular do seu plano de saúde com obstetrícia, desde que seja incluída como dependente até 30 dias após o nascimento ou adoção.

Se não for possível desfrutar desse benefício, o tempo de espera para acessar a todos os serviços será o mesmo que nos convênios para adultos e idosos. 

Os prazos máximos são:

  • Até 24 horas para casos de urgência (acidentes pessoais) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis)
  • Até 180 dias para outros procedimentos
  • Até 24 meses para doenças e lesões preexistentes.

Devo contratar um plano hospitalar? E com qual tipo de acomodação?

O plano hospitalar é aquele que cobre cirurgias e internações

Se o seu menino ou menina for saudável, não vai precisar usar muito esses serviços. No entanto, a cobertura hospitalar serve como precaução para o caso de uma emergência que exija internação, por exemplo, e que ficaria cara se fosse paga no particular.

Isso porque o plano ambulatorial cobriria apenas as primeiras 12 horas da permanência no hospital

Portanto, muitos pais e responsáveis preferem contratar uma opção que contenha cobertura hospitalar e evitar imprevistos.

Ao fazer essa escolha, eles devem definir o tipo de acomodação em que a criança vai ficar, se for preciso. Existem duas: enfermaria e apartamento. Ambas dão direito a um quarto equipado para suprir todos os cuidados necessários. 

A diferença é que a enfermaria é compartilhada com outras crianças, o que implica em horário de visitas reduzido. Também custa um pouco mais para a família.

Consulte os valores junto à sua operadora e estabeleça se é melhor economizar, escolhendo a enfermaria ou ter mais privacidade no apartamento quando for preciso usar o plano para isso.

Plano de saúde para criança é mais caro ou mais barato do que para adulto?

Depende dos planos de saúde que você estiver comparando. Cada fator mencionado acima interfere no preço do convênio, seja infantil ou adulto. 

O que a lei assegura é que, avaliando produtos da mesma operadora, com os mesmos serviços e condições, o plano de saúde para crianças será mais barato. Isso acontece porque as regras da ANS estabelecem a primeira faixa etária para cobrança da mensalidade entre 0 e 18 anos. 

Como o plano fica mais caro conforme a idade avança, os produtos destinados a adultos terão mensalidades mais altas. Por isso, a gente indica que você dê uma olhada nos preços para cada faixa etária e leia o contrato antes de assinar. 

Assim, vai evitar sustos com reajustes por faixa etária.

Procurando plano de saúde para sua família? Vem pra Sami!

Melhor ainda se a sua operadora for transparente com todas as informações sobre o convênio infantil, ajudando a inserir seu pequeno e acompanhando o desenvolvimento dele com medidas preventivas. 

Aqui na Sami, você e sua família serão monitorados pelo seu próprio Time de Saúde. Ele é composto por médico pessoal e time de enfermagem que conhecem você de verdade e farão o cuidado coordenado da sua saúde junto com os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Aqui na Sami, acreditamos que saúde é muito mais que consultas, exames e procedimentos. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que dá acesso ao aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×