Início Plano de Saúde Plano de saúde enfermaria ou apartamento: como escolher a acomodação ideal?

Plano de saúde enfermaria ou apartamento: como escolher a acomodação ideal?

Autor

Data

Categoria

Para escolher entre um plano de saúde com enfermaria ou apartamento é preciso levar em conta questões como desejos pessoais a médio prazo, planejamento familiar e estado de saúde.

Saiba como o tipo de acomodação interfere na decisão de escolha do plano, por que apartamento é mais caro e como fazer para mudar de plano enfermaria para apartamento.

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que são as acomodações de um plano de saúde?
  2. O que é a acomodação enfermaria de um plano de saúde?
  3. O que é a acomodação apartamento de um plano de saúde?
  4. Plano de saúde enfermaria ou apartamento: qual o ideal para o meu caso?
  5. Como mudar de acomodação no plano de saúde?
  6. Procurando plano de saúde para você ou sua família? Vem pra Sami!

O que são as acomodações de um plano de saúde?

As acomodações de um plano de saúde – enfermaria ou apartamento – são os locais que o beneficiário poderá ficar internado, caso precise. Para que ele tenha acesso à enfermaria ou apartamento, é necessário que o tipo de plano de saúde possua cobertura para internações. As segmentações que oferecem essa cobertura são:

  • Hospitalar sem obstetrícia;
  • Hospitalar com obstetrícia;
  • Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia;
  • Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia;
  • Referência.

O tipo de acomodação costuma ser um dos fatores de decisão na escolha do plano de saúde, já que interfere no preço final. O plano com acomodação apartamento, por exemplo, oferece mais privacidade e flexibilidade quanto aos horários de visitas. Por esse motivo, custa mais caro. 

O que é a acomodação enfermaria de um plano de saúde?

Na acomodação enfermaria, o paciente divide o quarto de internação com outras pessoas, em um quarto coletivo. 

Quarto e banheiro – o número de pessoas por quarto é limitado, geralmente, a três ou quatro pessoas, uma medida de segurança dos hospitais para evitar o risco de infecções. As enfermarias são separadas por sexo, para garantir a privacidade dos pacientes e acompanhantes. O banheiro de cada quarto é compartilhado. 

Acompanhantes – são restringidos conforme determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que permite acompanhantes para os casos:

  • Pessoas menores de 18 anos;
  • Pessoas maiores de 60 anos;
  • Portadores de necessidades especiais;
  • Gestantes no trabalho de parto e pós-parto.

Visitas – geralmente são restritas a horários fixos, determinados pelo próprio hospital, e divididas em intervalos menores, para respeitar a privacidade de todos os pacientes do quarto e evitar aglomerações. 

Atenção: se o seu plano de saúde só cobrir acomodação em enfermaria e não houver leito disponível na hora da internação, você poderá ficar em apartamento sem precisar arcar com os custos adicionais.

O que é a acomodação apartamento de um plano de saúde?

O principal diferencial da acomodação apartamento é a privacidade, já que o paciente tem o quarto e banheiro só para ele. 

Acompanhantes – os critérios que determinam o direito a acompanhante são os mesmos que os do plano com acomodação em enfermaria. Fora desses critérios, a operadora deve ser consultada sobre a inclusão do acompanhante. Em alguns casos, o acompanhante para o paciente maior de 18 anos e com menos de 60 anos pode ficar em tempo integral, desde que haja recomendação médica e as refeições do acompanhante sejam por conta do beneficiário.  

Visitas – os horários de visitação costumam ser mais flexíveis, uma vez que o quarto é privativo. As visitas podem permanecer por mais tempo.

Plano de saúde enfermaria ou apartamento: qual o ideal para o meu caso?

Na hora de escolher a acomodação do seu plano de saúde, você deve levar em conta os custos-benefícios, pensando na sua realidade em até um médio prazo de tempo, de dois a três anos. Algumas questões que podem te ajudar a decidir são:

  • Pretende ter filhos nos próximos anos?
  • Pretende ou precisa fazer alguma cirurgia eletiva nos próximos anos? Se sim, essa cirurgia tem uma recuperação demorada?
  • Possui alguma doença crônica?

Se respondeu “sim” a alguma dessas questões, e respeitando os períodos de carência ou da Cobertura Parcial Temporária, a acomodação apartamento pode ser mais interessante para você.

É natural, por exemplo, que mães que acabaram de dar à luz queiram ter o próprio quarto para receber visitas, fotografar momentos com tranquilidade e usar o próprio banheiro. Assim como pessoas mais idosas ou que passaram por tratamentos/cirurgias complexos costumam necessitar de mais privacidade durante a internação. 

Por outro lado, se você não tem planos de passar por alguma internação premeditada, ou se compartilhar o quarto não é um problema para você e a economia é um fator prioritário, a acomodação em enfermaria é a melhor opção

Atenção: de qualquer forma, seja em plano de saúde enfermaria ou apartamento, a qualidade da assistência oferecida ao paciente e ao acompanhante, se houver, deve ser a mesma. Isso significa que a quantidade de refeições e tratamento de médicos, enfermeiros e funcionários não podem ser diferenciados de acordo com a acomodação.

Como mudar de acomodação no plano de saúde?

É possível mudar de acomodação enfermaria para apartamento ou acomodação apartamento para enfermaria, caso você queira. Para isso, você deve solicitar um pedido de portabilidade à operadora do plano de saúde. 

A ANS determina que a operadora não pode impor um novo período de carência caso você queira mudar de categoria dentro do plano de saúde de que já utiliza. Então, se você tem um plano com acomodação enfermaria e quer mudar para uma acomodação apartamento, pode fazer a portabilidade sem ter que aguardar para usar os serviços de saúde. Esse procedimento é uma forma de aproveitamento de carência.

A regra é outra se você trocar de modalidade de plano de saúde. Por exemplo, se tem um plano individual com acomodação em enfermaria e quer mudar para um plano empresarial com acomodação em apartamento, estará sujeito a cumprir uma nova carência de até seis meses. 

Procurando plano de saúde para você ou sua família? Vem pra Sami!

Na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Nossos planos de saúde são para MEI e PJ na cidade de São Paulo, a partir de 1 pessoa. Oferecemos opções de enfermaria (quarto compartilhado) ou apartamento (quarto individual), você tem a liberdade de escolher o que faz mais sentido para você.

Cada um de nossos membros tem acesso ao seu time de saúde, com médicos(as) e enfermeiros(as) que farão a coordenação do cuidado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui hospitais e laboratórios de qualidade como Beneficência Portuguesa, Maternidade Santa Izildinha e Labi.

Além disso, acreditamos que saúde é muito mais que consultas e exames. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que inclui o aplicativo de academias Gympass e o aplicativo de terapia Vitalk.

Clique no botão abaixo e faça uma cotação!

Referências

Sami Plano de Saúde Empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Como empreender com qualidade de vida?

Será que é possível conciliar empreendedorismo e qualidade de vida? Se por um lado ser dono do próprio negócio...

Acreditação hospitalar: o que é e qual a importância?

As expectativas do consumidor quanto à qualidade dos serviços de saúde são crescentes. Como forma de sinalizar ao público o compromisso com...

Plano de saúde para universitário: como escolher o melhor?

Será que vale a pena contratar um plano de saúde para universitário? Em meio a uma...

Relatório de sinistralidade: o que é e por que é importante para o seu negócio?

Quando uma empresa contrata um plano de saúde empresarial para seus funcionários, ela paga um valor mensal fixo, sejam os serviços usados...

Como lidar com o estresse como empreendedor?

Conviver com o estresse do empreendedor não é fácil, e quando os limites são ultrapassados, essa situação tende a provocar doenças como...
Sami Plano de Saúde Empresarial