Início Plano de Saúde O que é uma rede credenciada do plano de saúde?

O que é uma rede credenciada do plano de saúde?

Autor

Data

Categoria

A rede credenciada é o conjunto de fornecedores que você vai poder utilizar quando precisar de atendimento médico através do seu plano de saúde. Ela inclui médicos de diferentes especialidades para consultas, laboratórios para realização de exames de vários tipos, hospitais para tratamento, internação e cirurgias e, em alguns casos, até dentistas.

Na rede credenciada, esses serviços são prestados por terceiros, que fazem convênios com a empresa que oferece o plano de saúde contratado. A rede credenciada pode variar, basicamente, em função de duas coisas: a categoria do plano e o tipo de plano em cada categoria.

Geralmente, muitas pessoas erram ao levar somente a rede credenciada em conta na hora de contratar um plano. Embora seja um critério importante, ele não é o critério único.

Como as categorias dos planos de saúde influem na rede credenciada?

Existem 12 categorias de planos de saúde definidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que é o órgão do Governo que regula o mercado de planos de saúde privados.

Cada uma delas têm serviços de saúde específicos na sua cobertura, que precisam ser oferecidos obrigatoriamente pelos planos de saúde que fazem parte dela. O que faz com que as redes credenciadas variem para ser possível prestar os serviços obrigatórios. As categorias de planos de saúde são as seguintes:

  • Ambulatorial;
  • Hospitalar sem obstetrícia;
  • Hospitalar com obstetrícia;
  • Exclusivamente odontológico;
  • Referência;
  • Ambulatorial e odontológico;
  • Ambulatorial e hospitalar sem obstetrícia;
  • Ambulatorial e hospitalar com obstetrícia;
  • Hospitalar com obstetrícia e odontologia;
  • Hospitalar sem obstetrícia e odontologia;
  • Ambulatorial, hospitalar sem obstetrícia e odontologia;
  • Ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia.

Os procedimentos obrigatórios mínimos que precisam ser oferecidos pela rede credenciada em cada categoria de plano de saúde são definidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, da ANS. Essa lista é revisada de dois em dois anos normalmente e vale para os planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

Veja quais procedimentos fazem parte da cobertura mínima que o seu plano de saúde é obrigado a oferecer.

Como os tipos de planos de cada categoria influem na rede credenciada?

Cada uma das 12 categorias estabelecidas pela ANS pode reunir diferentes tipos de planos de saúde, que se diferenciam em função de serviços (que podem ir desde os procedimentos obrigatórios até outros mais sofisticados) e dos tipos de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios que fazem parte da rede credenciada.

Com isso, cada tipo de plano de saúde de uma mesma categoria pode ter uma rede credenciada diferente da rede de outro plano da mesma categoria e até cobrir procedimentos que não são oferecidos pelos outros. Tudo isso faz com que os preços dos planos da mesma categoria também variem.

Equipe médica em sala de cirurgia em hospital de rede credenciada de saúde - Sami.
Os procedimentos cobertos por um plano de saúde dependem da categoria a qual ele pertence

Como a rede credenciada afeta a escolha do plano de saúde?

Depois que você escolher a categoria de plano mais adequada para a sua necessidade, é muito importante analisar as características da rede credenciada do plano ou dos planos de saúde que mais interessarem nessa categoria, seja em função de procedimentos oferecidos além dos obrigatórios ou de algum outro aspecto, como o valor. Por exemplo:

Localização dos serviços da rede credenciada – sejam consultórios, clínicas, hospitais, laboratórios ou quaisquer outros. Avalie se a distância deles em relação ao local da sua casa ou trabalho dificultaria ou inviabilizaria utilizar os que são importantes para você ou que eventualmente sejam necessários em uma emergência.

Reputação dos médicos, laboratórios, hospitais e outros – é um fator importante para a escolha, pois diz respeito à qualidade dos serviços oferecidos pela rede credenciada do plano de saúde. Pesquise alguns médicos das especialidades que provavelmente você utilizaria mais, os laboratórios de exames disponíveis e os hospitais ou quaisquer outros fornecedores dos serviços de saúde da rede.

Qual a diferença entre rede credenciada e rede própria?

A rede credenciada é formada pelos prestadores dos diferentes serviços de saúde oferecidos pelo plano de saúde, que podem variar de acordo com a categoria e dos tipos de planos que fazem parte de cada uma delas. Ou seja, são serviços de terceiros conveniados ao plano, sejam médicos, clínicas, laboratórios de exames, ambulatórios ou hospitais.

Na rede própria, os serviços de saúde previstos no plano são de propriedade da operadora de saúde. Normalmente, os serviços médicos são prestados em lugares fixos, como hospitais próprios, nos quais o segurado realiza todos os procedimentos médicos, de uma consulta a uma cirurgia, quando necessária. Mas, além desses dois tipos de rede, os planos de saúde podem ter redes mistas, com alguns serviços que pertencem à operadora e outros realizados por terceiros conveniados.

Quais são os serviços de saúde oferecidos pela rede credenciada?

Os serviços de saúde oferecidos pela rede credenciada podem mudar devido à categoria do plano e até dos tipos diferentes de plano de uma mesma categoria, por exemplo: a categoria odontológica não cobre atendimento de qualquer outra coisa que não esteja relacionada a essa área. Assim como um plano da categoria hospitalar sem obstetrícia não vai oferecer serviços de obstetrícia. Conheça alguns tipos de serviços que podem ser oferecidos por planos de saúde de acordo com a categoria:

  • Pronto atendimentos – são unidades de assistência a pacientes com ou sem risco de vida, mas que necessitam de atendimento imediato. Podem ser especializados, como pronto atendimentos pediátricos, por exemplo.
  • Clínicas – são destinadas a assistência ambulatorial de pacientes, para a realização de consultas e procedimentos que não necessitam internação, por exemplo.  Podem ser destinadas a uma ou mais especialidades médicas.
  • Laboratórios – são estabelecimentos que dispõem de infraestrutura para realização de exames de análises clínicas e/ou de imagem.
Infográfico sobre quais são os tipos de estabelecimentos podem fazer parte da rede credenciada, própria ou mista de saúde - Sami.

E na Sami, como funciona?

A Sami oferece atualmente planos de saúde para MEI e PJ, com segmentação ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, com padrão de acomodação enfermaria ou apartamento. Na prática, isso quer dizer que cobrimos a maioria dos procedimentos que você pode um dia precisar.

Veja mais: O que é a Sami e quais nossas vantagens sobre os planos de saúde tradicionais

Nossa rede credenciada é composta de hospitais, maternidades e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Maternidade Santa Izildinha e Labi. Além disso, temos como diferencial o nosso time de saúde, que é uma equipe composta por médico, enfermeira e coordenadoras do cuidado e que vão cuidar da sua saúde junto com você, sempre que você precisar.

Por fim, aqui na Sami sabemos que saúde vai além de procedimentos, consultas e exames. Por isso, criamos nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que inclui academias (e apps de exercícios, para época de pandemia) e terapia.

Faça uma cotação e comece a melhorar sua saúde agora mesmo.

Referências

Sami Plano de Saúde Empresarial

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite
    Estou interessada em contratar vcs pra cuidar da saúde da minha família, possuo cnnj. Atualmente tenho Amil.
    Minha dúvida é qto às carências e a rede credenciada de clínicas para consultas.
    Aguardo retorno.
    Grata
    Adriana

    • Oi Adriana!
      Que bom que você tem interesse em contratar a Sami!
      Para saber mais sobre nossos Parceiros Clínicos (Rede Credenciada),
      você pode dar uma olhadiha nesse post aqui do blog: https://blog.samisaude.com.br/sami-sol/
      Também é importante que você saiba mais sobre nosso Time de Saúde e como ele atua no modelo da Sami, lendo esse outro post aqui: https://blog.samisaude.com.br/o-que-e-time-de-saude/
      Em relação às carências, é preciso analisar caso a caso para passar informações mais precisas.
      Por isso, precisamos que você acesse o nosso site https://www.samisaude.com.br/
      e, depois, clique no botão “Conheça nosso plano” e preencha o formulário disponível.
      Assim, um dos nossos Consultores de Plano vai entrar em contato com você e tirar todas as dúvidas que você precisa. Se tiver mais alguma dúvida, é só falar.:)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Como empreender com qualidade de vida?

Será que é possível conciliar empreendedorismo e qualidade de vida? Se por um lado ser dono do próprio negócio...

Acreditação hospitalar: o que é e qual a importância?

As expectativas do consumidor quanto à qualidade dos serviços de saúde são crescentes. Como forma de sinalizar ao público o compromisso com...

Plano de saúde para universitário: como escolher o melhor?

Será que vale a pena contratar um plano de saúde para universitário? Em meio a uma...

Relatório de sinistralidade: o que é e por que é importante para o seu negócio?

Quando uma empresa contrata um plano de saúde empresarial para seus funcionários, ela paga um valor mensal fixo, sejam os serviços usados...

Como lidar com o estresse como empreendedor?

Conviver com o estresse do empreendedor não é fácil, e quando os limites são ultrapassados, essa situação tende a provocar doenças como...
Sami Plano de Saúde Empresarial