Início Artigos Saiba por que você está pensando ERRADO sobre a rede credenciada do...

Saiba por que você está pensando ERRADO sobre a rede credenciada do seu plano

Autor

Data

Categoria

Atualizado em 19/03/2024

É bem provável que você já tenha avaliado a qualidade de um plano de saúde pela sua rede credenciada: quanto maior, melhor.

É costume do brasileiro querer pagar um valor e ter uma maior variedade de opções para escolher, mesmo que nem sempre (ou nunca) se usufrua de todas. 

O problema é que pensar dessa maneira pode levar a ilusão de estar pagando pouco no plano por uma grande rede credenciada. Isso prejudica você mais do que imagina e vamos mostrar o porquê. 

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que um plano de saúde precisa te oferecer?
  2. O que é uma rede credenciada?
  3. Rede credenciada: qualidade x quantidade
  4. Quais os benefícios de uma rede enxuta, mas de qualidade?
  5. O que mais importa em um plano além da rede credenciada?
  6. Por que nós somos a melhor escolha

O que um plano de saúde precisa te oferecer?

Antes de tudo, é preciso entender o que é necessário para um plano de saúde ser o ideal para você.

Desde 1999 os planos de saúde são obrigados a oferecer o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS. O “Rol da ANS” é uma lista de consultas, exames e tratamentos que devem ser cobertos conforme cada tipo de convênio (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico).

Além disso, é importante saber, ao contratar um plano, que nem todos dão direito a internação hospitalar, por exemplo. Importante também entender a região atendida, sua rede credenciada, se cobre próteses, qual o tipo de assistência médica e quais outros serviços estão incluídos – afinal, saúde não se resume a consultas e procedimentos. Essas informações nem sempre vão estar muito claras, por isso, pesquise bem.

Um plano de saúde moderno deve oferecer muito mais do que somente uma carteirinha e uma rede médica. Os novos planos “digitais”, que estão crescendo rapidamente no Brasil e no mundo, incluem Times de Saúde e uma série de outros benefícios para seus clientes.


Planos da Sami cuidam da pessoa por inteiro.

Além de rede médica de qualidade, nossos planos incluem serviços de saúde não clínicos como academias, aulas online ao vivo individuais, serviços de bem-estar e terapias presenciais e online através da nossa Rede de Hábitos Saudáveis.

Todo membro Sami tem um Time de Saúde dedicado, com médico e equipe de enfermagem que estão sempre disponíveis, seja por chat, áudio, vídeo ou no consultório. O Time de Saúde acompanha o paciente continuamente e faz a gestão integrada da sua saúde. Ele coordena sua experiência e o orienta sobre como aproveitar ao máximo nossa Rede de Parceiros Clínicos (rede credenciada) e a Rede de Hábitos Saudáveis. O Time de Saúde é a peça central na experiência do membro Sami, e por isso a primeira consulta é sempre com ele – exceto em situações de emergência, quando o destino certo é o pronto-socorro.

Em países desenvolvidos, equipes como o Time de Saúde resolvem 80% dos casos clínicos. E orientam (e acompanham) e o paciente a navegar pela rede médica para resolver os outros 20% dos casos. Na Sami, o Time de Saúde troca informações com a rede credenciada para atender o paciente integralmente e promove ações de prevenção, com uso de dados clínicos para oferecer atendimento personalizado. É a chamada Atenção Primária à Saúde (APS).


O que é uma rede credenciada?

A rede credenciada é um conjunto de hospitais, laboratórios, médicos e clínicas que o cliente tem acesso. É ela quem realiza o atendimento clínico oferecido pelo plano de saúde. Por exemplo, se você precisa ir ao hospital, procurará dentro da rede credenciada do seu plano um que possa te atender. 

Muito importante nos planos de saúde, a rede credenciada influencia diretamente no preço final do seu plano e é o que, geralmente, mantém um cliente fiel ao serviço, por ser a principal maneira de relacionamento com o plano de saúde. 

Mas será que ter uma rede credenciada enorme significa ter o melhor plano de saúde?

Rede credenciada: qualidade x quantidade

Uma grande rede credenciada não é sinônimo de um bom plano.

Existem muitos outros pontos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher quem vai cuidar da sua saúde. 

Mas se você ainda acha que deve escolher baseando-se somente neste ponto, listamos três motivos para não escolher um plano somente pela rede:

1. Você paga por uma rede extensa, mas só usa um ou dois fornecedores 

Quando você está doente, qual hospital costuma frequentar?

Geralmente, vamos para o hospital que já conhecemos e gostamos da conduta, nunca usamos todos os hospitais cobertos pelo plano de saúde que pagamos (e pagamos caro). O mesmo acontece com as consultas. Ou vamos a qualquer médico, porque não conhecemos nenhum, ou vamos ao médico de sempre, que nos conhece há mais tempo. 

Quando você paga por um plano de saúde com uma grande rede credenciada, você está pagando por toda a lista oferecida, mas só acaba utilizando poucas opções.

2. Quanto maior a lista, menos cuidado com você.

Uma grande lista inviabiliza uma boa relação entre o convênio e a rede, impedindo que o plano cuide bem de quem cuida de nós. Quanto maior a rede credenciada, mais trabalhosa é a troca de informações entre a médicos, hospitais e o plano de saúde que “cuida” de você.

Você conhece algum médico que já deixou de atender por um plano específico? Isso tem acontecido bastante. O ideal é prezar pela qualidade, e não quantidade. 

3. Um bom plano de saúde não é resumido à rede credenciada. 

Concentrar a atenção na quantidade de hospitais ou laboratórios ofertados pela rede, e não na qualidade do acompanhamento dado a você, é um dos maiores erros que você pode cometer.

Afinal, de “plano” isso não tem nada. O que um bom plano de saúde precisa oferecer é… um plano para a sua saúde! Um planejamento para manter o seu bem-estar usando todos os recursos possíveis: especialistas médicos, atendimento 24h personalizado, serviços de bem-estar e atividades físicas, bom relacionamento, equipe médica que te conheça e te acompanhe, gestão de saúde coordenada, entre outros. 

Quais os benefícios de uma rede enxuta, mas de qualidade?

Como vimos, quantidade não é sinônimo de qualidade. E abrir mão de uma grande rede credenciada pode ser uma boa jogada para você. Ter uma rede de qualidade, enxuta e que tenha uma boa relação com o seu convênio é fundamental, porque assim é possível ter:

  • Maior controle sobre informações clínicas de pacientes para um atendimento personalizado;
  • Maior cuidado com a escolha dos profissionais que vão cuidar do seu tratamento;
  • Maior troca de informações entre os médicos e entre eles e o plano;
  • Uma rede remunerada para manter você saudável, e como “cliente frequente”. 

A importância da Atenção Primária na sua saúde

Será que somente ter acesso a hospitais, clínicas, médicos e laboratórios é o suficiente para ter uma boa saúde? Não. E é aqui que entra a Atenção Primária à Saúde (APS).

A Atenção Primária é o primeiro nível de atendimento ao paciente. Nela, médico e equipe cuidam das pessoas por inteiro, não apenas tratam doenças e condições.

A APS é um conjunto de ações vinculadas à proteção da saúde, prevenção, tratamento, recuperação, manutenção e diagnóstico. Além disso, ela preza pelo relacionamento do paciente com a equipe médica, que acompanha o paciente por toda a vida.

Você sabia que os cuidados preventivos são capazes de atender 80% das demandas de pacientes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)? Isso porque a APS é capaz de auxiliar no diagnóstico e prever possíveis complicações, o que possibilita maiores chances de alcançar um tratamento efetivo.

O que mais importa em um plano além da rede credenciada?

Rede credenciada é apenas um dos itens a serem analisados ao contratar um serviço de saúde. Fique atento a outros serviços oferecidos pelo plano e também pesquise como é a relação do convênio com quem, de fato, cuida da sua saúde.

  • Coordenação da saúde: a coordenação da saúde, sem dúvidas, é um grande destaque. Mas o que é isso? A coordenação da saúde está para a sua saúde como um treinador está para um time de futebol. Ou como o maestro está para a orquestra.

    Coordenação da saúde é um serviço de articulação do tratamento dado a você pelos vários médicos e terapeutas que lhe atendem ao longo da vida. Eles tratam você isoladamente, como ilhas, ou de forma coordenada? Quem conduz você pelo serviço de saúde, dizendo-lhe onde e quando ir para ter o melhor tratamento?Ninguém? Você mesmo? Este é um dos papeis do(a) coordenador(a) de saúde.
  • Telemedicina: durante a pandemia, o uso de telemedicina disparou no Brasil e o serviço se tornou parte importante do plano de saúde. E pra quê sair de casa e se expor a inconveniências e riscos de saúde se você pode resolver de casa?
  • Serviços de bem-estar: o plano oferece apenas serviços clínicos de médicos, hospitais e laboratórios? Saiba que você pode ter muito mais que isso. Planos mais modernos já oferecem serviços de saúde não clínicos que podem ser usados todos os dias, com foco na qualidade de vida, suporte à saúde emocional e muito mais. 

Por que nós somos a melhor escolha

Nós, da Sami, abrimos mão de milhares de “credenciados” para ter ótimos e verdadeiros “Parceiros Clínicos”.

Mas por que Parceiros Clínicos? Porque o nosso relacionamento com quem cuida da gente vai além do mero credenciamento. É uma relação de parceria. Nossa rede é enxuta: formada por (não tão) poucos e (muito) bons credenciados.

Assim, conseguimos contratos que beneficiam o paciente em todas as formas: o credenciado é pago para manter o membro Sami como paciente saudável, e não como cliente frequente.

O membro paga um preço menor pelo seu plano porque não precisa arcar com custos de dezenas de hospitais aos quais nunca iria; e o serviço da rede credenciada é integrado aos nossos Times de Saúde, viabilizando a coordenação de todo o tratamento ao paciente.

O atendimento, assim, passa a ser um só, todo integrado, e não fragmentado. Médicos e suas equipes trocam informações sobre casos e o Time de Saúde pode acompanhar de perto o paciente onde quer que ele esteja sendo atendido.

Nossos Parceiros Clínicos incluem opções de hospitais, maternidades e laboratórios de qualidade reconhecida, como A Beneficência Portuguesa, Sírio-Libanês, Hospital 9 de julho, Sepaco, Femme, Labi e mais.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×