Início Plano de Saúde Cirurgias e plano de saúde: o que você precisa saber

Cirurgias e plano de saúde: o que você precisa saber

Autor

Data

Categoria

Antes de contratar um plano de saúde é importante que você avalie as condições e os tipos de cobertura que ele apresenta e opte pelo que mais atende suas necessidades. Alguns planos cobrem consultas e exames de laboratório, mas não cobrem internação hospitalar nem cirurgias e outros procedimentos de alta complexidade. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão que rege os planos de saúde em nosso país e criou um Rol de Procedimentos que todo plano credenciado deve cobrir. 

Contudo, essa lista varia de acordo com o tipo da cobertura contratada. Existem ao menos cinco – ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. 

Vamos conhecer mais sobre a relação entre plano de saúde e cirurgias? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Plano de saúde cobre cirurgia? 
  2. Quais os diferentes tipos de cirurgia que o plano cobre? 
  3. Existe plano de saúde que cobre cirurgia plástica? 
  4. Como funciona a carência para realização de cirurgias? 
  5. Procurando plano de saúde? Vem pra Sami

Plano de saúde cobre cirurgia? 

Sim, existem planos de saúde que cobrem os procedimentos cirúrgicos apontados pelo médico como necessários. São eles: o plano hospitalar com obstetrícia, plano hospitalar sem obstetrícia e o plano referência

Não são todas as segmentações assistenciais que dão direito à internação hospitalar e à realização de cirurgias. Por isso, assegure-se de que escolheu um plano com uma das coberturas listadas acima. Você também precisa se atentar à rede credenciada

Isto é, cheque quais são os hospitais, médicos e laboratórios que terá acesso depois de se tornar membro do plano de saúde. É muito importante que você fique ligado em todos os detalhes antes de assinar o contrato. 

Quais os diferentes tipos de cirurgia que o plano cobre? 

Para que um plano de saúde cubra qualquer tipo de cirurgia é necessário que exista indicação médica e que o procedimento conste no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, além de esperar pelo prazo de autorização de cirurgias.

Confira alguns tipos de cirurgias que o plano de saúde garante: 

  • Cirurgia de emergência – procedimento que caso não seja realizado de forma imediata, coloca a vida do paciente em risco; 
  • Cirurgia de urgência – precisa ser realizada em até 48 horas,  como uma apendicectomia; 
  • Cirurgia eletiva – que não é considerada de emergência, pois o paciente pode aguardar até 1 ano sem sofrer consequências em sua saúde, mas precisa ser realizada. 

Elencamos algumas especialidades cirúrgicas, veja:  

  • Partos e outros procedimentos obstétricos – como parto normal, cesariana, curetagem, cirurgia em caso de gravidez ectópica, entre outros. Além disso, existem algumas cirurgias que são consequências da gravidez, como a cirurgia de diástase abdominal
  • Cirurgia cardíaca – também conhecida como cirurgia cardiovascular, este procedimento trata lesões e doenças que afetam o coração e o sistema circulatório. Alguns exemplos são: Cirurgias de válvulas cardíacas, Tratamento da insuficiência cardíaca, Correção das cardiopatias congênitas.  
  • Cirurgia neurológica – trata distúrbios do sistema nervoso e contribui para a reabilitação de patologias neurológicas, como aneurismas, traumatismos cranianos, edema cerebral, dores crônicas, entre outros. 
  • Cirurgia de cabeça e pescoço – procedimentos cirúrgicos para tratamento e reabilitação de patologias ou condições inflamatórias que acometem a região do crânio ou face e da área cervical ou pescoço. 
  • Cirurgia oftalmológica – cirurgias refrativas em casos de miopia (dificuldade de enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) e astigmatismo (dificuldade de enxergar, tanto de perto quanto de longe, devido a uma deformidade na córnea). Além de procedimentos, como Pterígio, ressecção de tumores, entre outros. 
  • Cirurgia plástica reparadora – tem o propósito de reconstituir parte do corpo do paciente por razões médicas. Um exemplo é o implante de próteses de silicone em pacientes que tiveram câncer de mama e, em alguns casos, da cirurgia de pálpebras
  • Órteses e próteses – diferentes procedimentos cirúrgicos para implantação ou retirada de órtese (dispositivo permanente ou transitório que auxilia nas funções de um membro, órgão ou tecido do corpo que estejam com insuficiência funcional) ou prótese (dispositivo que substitui total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido). 

Existe plano de saúde que cobre cirurgia plástica? 

Quando o médico comprova que a cirurgia plástica é necessária em casos de reparação, pois a circunstância vivida pelo paciente influencia diretamente em sua saúde, ela é coberta pelo plano de saúde. 

Confira algumas cirurgias plásticas que o plano de saúde deve cobrir nesses casos:

Reconstrução e redução da mama 

Essa cirurgia é realizada com frequência em mulheres que passaram pela mastectomia (forma de tratar o câncer de mama que consiste na retirada de toda a mama). Segundo a ANS, nesses casos o plano deve cobrir, inclusive, implante de próteses de silicone, pois essa questão atinge a saúde da mulher de forma integral, com sintomas físicos e também problemas emocionais. 

A redução de mamas é indicada em casos em que o tamanho delas afeta o bem-estar e a saúde da mulher, com dores na coluna e outros sintomas. A cirurgia plástica indicada neste caso é chamada de Hipertrofia mamária.

Retirada de excesso de pele

Pessoas com obesidade mórbida comprovada, que passaram por cirurgia bariátrica (redução do estômago) e após perda de peso ficaram com excesso de pele, têm direito de passar pela cirurgia plástica através da assistência do plano de saúde. Isso porque a condição compromete a saúde e afeta diretamente o paciente. 

Reconstrução da face, reconstrução pós-trauma, tratamentos de pacientes com queimaduras

Apesar de consideradas cirurgias estéticas, elas são indicadas para solucionar questões decorrentes de problemas de saúde que afetam pacientes de diferentes maneiras. A Lei determina que os planos de saúde viabilizem essas cirurgias em casos com indicação médica, pois o procedimento favorece o bem-estar, a qualidade de vida e a inclusão dessas pessoas na sociedade.  

Como funciona a carência para realização de cirurgias? 

Nos casos cirúrgicos de urgência e emergência o paciente pode ser atendido imediatamente. Em outros casos, a carência geralmente é de 180 dias a partir da data de ínicio da vigência.

O que é Cobertura Parcial Temporária (CPT)?

Caso o futuro membro tenha uma Doença ou Lesão Preexistente (DLP), a operadora do plano de saúde pode colocar uma restrição para a cobertura de até 24 meses a partir da data de adesão contratual. Esse período é conhecido como Cobertura Parcial Temporária.

Contudo, essa restrição é válida apenas em casos de cirurgias, leitos de alta tecnologia e Procedimentos de Alta Complexidade (PAC) que estejam relacionados de maneira direta à doença ou lesão preexistente declarada pelo membro. 

Procurando plano de saúde? Vem pra Sami    

Os membros da Sami Saúde têm direito a consultas, exames, partos, internações e cirurgias – sem pagar nada além da mensalidade por isso. 

Como membro da Sami, você tem acesso ao Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem a coordenação do cuidado com a sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Caso você tenha necessidade de um procedimento cirúrgico, o time irá apoiar e guiar você durante todo o processo.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como o Hospital 9 de Julho, Beneficência Portuguesa, Maternidade Santa Izildinha, laboratórios Labi e mais.

Mas a Sami vai além: queremos ser um plano de saúde e não de doença. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, oferecendo acesso ao aplicativo de exercícios e academias Gympass e a outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×