Início Bem-Estar IMC: entenda as faixas e o peso ideal

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

Autor

Data

Categoria

Qual é o peso ideal? Essa pergunta gera muitas polêmicas para a sociedade, mas para a medicina o conceito de peso ideal não tem nada a ver com a estética ou padrões culturais.

Portanto, na medicina esse conceito está intimamente atrelado ao peso corporal associado a um aumento do risco de desenvolver doenças.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Vamos entender melhor?

  1. O que é IMC?
  2. IMC: faixas de peso
  3. Peso ideal e saúde: indo além da estética

O que é IMC?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender que o IMC muitas vezes é associado à estética erroneamente. Ou seja, o índice não leva em consideração outros fatores que podem influenciar a aparência física, como a distribuição de gordura no corpo ou a quantidade de massa muscular.

Ainda assim, muitas pessoas buscam atingir um IMC mais baixo para se adequarem a padrões estéticos da área da beleza impostos pela sociedade e pela mídia. No entanto, essa visão pode ser muito problemática: nem sempre o IMC mais baixo significa que a pessoa está mais saudável ou mais bonita. 

O Índice de Massa Corporal é uma ferramenta essencial para avaliar a relação entre o peso e a altura de um ser humano. Amplamente utilizado na medicina para identificar possíveis riscos associados ao peso corporal e auxiliar na promoção de um estilo de vida saudável, o cálculo é feito da seguinte forma:

IMC = Peso (KG) / Altura² (m²)

O Centro Especializado em Obesidade e Diabetes Oswaldo Cruz disponibiliza uma calculadora gratuita que você pode acessar por aqui: Calculadora de IMC – Centro de Obesidade e Diabetes – Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Basta incluir o seu peso e sua altura e ele calculará automaticamente.

IMC: faixas de peso

Agora, como interpretar o resultado? Com o resultado do cálculo obtido pela forma, o IMC é classificado de acordo com categorias que vão desde “abaixo do peso” até “obesidade Grau III”. Essas categorias servem como uma referência inicial para entender como o peso de uma pessoa pode afetar sua saúde. Conheça as faixas e suas aplicações:

Abaixo do Peso (IMC abaixo de 18,5)

É provável que o indivíduo possa estar enfrentando uma carência nutricional e riscos de saúde associados à desnutrição. Caso seu peso esteja dentro dessa categoria, é fundamental buscar aconselhamento médico e nutricional para avaliar a causa e ganhar peso de maneira saudável.

Peso Normal (IMC entre 18,5 e 24,9)

Essa é a faixa considerada de peso ideal e está associada ao menor risco de doenças crônicas e complicações de saúde. Por ser o peso ideal, é importante manter-se dentro dessa faixa para desfrutar de uma saúde equilibrada.

Sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9)

Ainda abaixo da categoria da obesidade, o sobrepeso pode aumentar o risco de desenvolvimento de condições como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas. Para isso, é essencial adotar hábitos alimentares saudáveis e incorporar atividade física regular para reduzir os riscos à saúde.

Obesidade (IMC entre 30 e 34,9)

A preocupação começa a ficar um pouco maior nessa categoria. Isso porque a obesidade pode acarretar uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, problemas respiratórios e articulares. Nessa faixa, é crucial buscar apoio médico e implementar mudanças no estilo de vida para alcançar um peso mais saudável.

Obesidade Grau II (IMC entre 35 e 39,9)

Já na obesidade grau II, os riscos à saúde são significativamente elevados, e a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2, apneia do sono e outras condições graves é maior. A intervenção médica e mudanças sustentáveis no estilo de vida são fundamentais para melhorar a saúde.

Obesidade Grau III (IMC acima de 40) ou obesidade mórbida

Essa faixa apresenta riscos extremamente graves à saúde. Suas complicações podem incluir problemas cardíacos graves, dificuldades respiratórias e maior suscetibilidade a infecções.

Peso ideal e saúde: indo além da estética

Como vimos, o IMC é apenas uma ferramenta de triagem inicial e não considera fatores como composição corporal, distribuição de gordura ou massa muscular. Por exemplo, atletas com alto nível de massa muscular podem ter um IMC mais elevado sem que isso represente riscos à saúde.

Portanto, somente o IMC não é suficiente para avaliar o estado de saúde de um paciente. É necessário que o cálculo esteja acompanhado com análises clínicas e exames. O acompanhamento médico regular, aliado a uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, são fundamentais para alcançar um peso saudável e manter o bem-estar geral.

Cada indivíduo é único e a busca pelo equilíbrio entre o peso corporal e a saúde deve ser conduzida de maneira individualizada, com o auxílio de profissionais de saúde qualificados. Nesse caso, padrões estéticos não devem ditar se você está acima ou abaixo do peso.

No entanto, exclusivamente para a saúde, o peso ideal é debatido há décadas sem que exista uma resposta correta. Porém todos concordam que o peso saudável varia de indivíduo para indivíduo e está de acordo com o sexo, altura, estilo de vida ou se existe doenças associadas.

Em todo caso, sempre recomendamos que a sua saúde seja a principal prioridade. Pressões estéticas impostas pela sociedade não devem ser levadas em conta para definir a sua qualidade de vida e bem-estar. Sempre procure auxílio médico! 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×