Início Saúde Médico de família e clínico geral: quais as diferenças?

Médico de família e clínico geral: quais as diferenças?

Autor

Data

Categoria

Já sentiu dores de cabeça, na barriga ou em qualquer parte do corpo e não soube muito bem em qual médico especialista ir? Certamente, é muito provável que você tenha ido ao Clínico Geral. Afinal, ele apresenta opções que nos guiam para um médico especialista (que às vezes não sabemos se é bom ou não) e, só assim, tratar do problema.

Valiosos no cuidado geral do adulto, por possuírem uma formação voltada para o atendimento em diversas doenças, o Clínico Geral atua em plantões, clínicas particulares ou serviços médicos gerais. Além disso, podemos contar com o profissional para exames de rotina, atestados quando forem necessários e, claro, receita de medicamentos que só podem ser comprados com a apresentação da necessidade médica.

Mas, parando para analisar, quantas vezes você já teve uma dor de cabeça e foi diretamente ao Neurologista? O brasileiro tem a cultura na área da saúde bastante subdividida. É só olhar a guia referenciada do plano de saúde e pronto: você encontra a especialidade que deseja.

O grande problema dessa cultura é que atrasa diagnósticos mais certeiros. Por exemplo, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade. Imagine a quantidade de pacientes que procuraram um Cardiologista primeiro ao sentir uma palpitação, um dos principais sintomas da ansiedade? Até fazer todos os exames e verificar que se trata de um transtorno psicológico, atrasa ainda mais o tratamento correto.

Mas você sabia que existe uma outra especialidade que é ainda melhor para uma consulta inicial? Quando estamos com um sintoma que não seja um caso de urgência, podemos contar com o Médico de Família, uma especialidade relativamente nova, que vem ganhando mais destaque pelo seu crescimento nos últimos 15 anos.

  1. Por que procurar um Médico de Família?
  2. Qual a diferença entre o Médico de Família e o Clínico Geral?
  3. Existe diferença de Clínico Geral para um Médico Generalista?
  4. Conheça a Sami, o plano de saúde com foco em atenção primária

Por que procurar um Médico de Família?

Perfeito para a sua primeira consulta, o Médico de Família é o profissional responsável por uma avaliação completa da condição de saúde de cada indivíduo. E não só isso: ele leva em consideração todo o seu ambiente, assim como sua idade, comunidade em que vive e outras informações cruciais para evitar intervenções por exames e medicações desnecessárias.

Um médico com esse olhar mais amplo, um olhar 360º, consegue distinguir com maior precisão quando se trata de uma arritmia cardíaca ou um início de transtorno psicológico, como o da ansiedade, por exemplo, e já encaminhá-lo para o especialista correto. Ele cuida de pessoas dentro do contexto da Atenção Primária.

O que muitos desconhecem, o Médico de Família é uma especialidade da medicina: a Médico de Família e Comunidade (MFC). Seu principal objetivo é focar nas pessoas sem nenhum tipo de restrição, como idade, gênero ou doenças.

Além disso, o Médico de Família não está apenas preparado para cuidar de problemas físicos, mas também zelar pelo psicológico do paciente. Com um olhar amplo e delicado, ele entende a situação econômica, ambiental e posicionamentos em relacionamentos.

Preparado para lidar e tratar de bebês a adultos, o MCF observa as relações pessoais de cada paciente, bem como seu contexto familiar, trabalho e comunidade em que vive. Respeita suas crenças e expectativas.

É bem possível que você já tenha deixado de retornar a um médico por não ter sentido confiança ou então por achar que era inviável o tratamento recomendado para o seu caso. O MCF tem esses cuidados com relação ao paciente, o que acaba sendo uma convivência muito mais próxima e cheia de trocas pessoas. Ele pode te acompanhar por toda a sua vida, por exemplo, e não só em uma consulta.

Qual a diferença entre o Médico de Família e o Clínico Geral?

Começando pela formação, ambos são graduados em medicina. Porém, o Clínico Geral possui residência em clínica médica. Está capacitado para atender adultos em unidades de saúde ou pronto socorro, com doenças das mais simples às mais complexas.

Entre as principais diferenças, além das que citamos acima, o Clínico Geral não tem o cuidado de olhar o paciente levando em consideração seu contexto familiar, por exemplo. Diferente do médico de família, que atende problemas gerados pela própria família, bem como pode atender todos os familiares, desde bebês até idosos.

O MCF consegue atender pacientes ao longo da vida, te acompanhar durante um período específico ou ser seu médico principal, mesmo que não tenha um problema físico recorrente. Já o Clínico Geral não possui essa relação tão próxima ao paciente, por atuar sozinho em consultórios e hospitais, em sua grande maioria, respeitando plantões em horários e dias distintos. Diferente do MFC, que atua em equipes de saúde multidisciplinares e em planos de cuidados terapêuticos.

No entanto, o que acontece muito na prática é o Clínico Geral atuar como Médico de Família, fazendo acompanhamento do paciente durante toda a sua vida e, quando necessário, o orienta para um profissional especialista.

No Brasil, a ideia do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamentada no Médico de Família, mas a falta de profissionais especializados em medicina de família e comunidade acaba tornando toda unidade básica de saúde um lugar que encaminha pacientes para um especialista, segundo dados divulgados pelo sistema de saúde.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), cerca de 35 mil profissionais atuam como Médicos Generalistas e apenas 5 mil têm formação em Medicina de Família.

Existe diferença de Clínico Geral para um Médico Generalista?

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a atuação de um clínico geral e um médico generalista. Agora que já entendemos a diferença entre um Clínico e o MFC, vamos entender o Médico Generalista.

O médico recém-formado, com registro pelo Conselho Regional de Medicina, tem a opção de seguir para uma especialização, como uma pós ou residência médica, ou permanecer na área geral. Caso o médico recém-formado deseje já colocar os seus estudos em prática, com o CRM em mãos, ele se torna um médico generalista.

Mas o que faz um Médico Generalista? No dia a dia, ele pode realizar diagnósticos, pedidos e interpretação de exames. E, claro, também pode prescrever medicações para o tratamento. Geralmente, podemos encontrá-los em pronto-socorro, logo na porta de entrada da saúde.

Sua diferença entre o Clínico Geral está na formação. Ao terminar a graduação de medicina, o Clínico optou por fazer residência médica. Após a residência, ele pode continuar estudando para obter outras especialidades ou atuar como clínico, acompanhando pacientes, prescrevendo tratamentos e realizando exames e diagnósticos.

Conheça a Sami, o plano de saúde com foco em atenção primária

Assim como na especialidade de medicina da família, o foco da Sami é cuidar da sua saúde de forma integral, levando em conta quem você é, sua vida e seu contexto específico. Para isso, cada membro da Sami tem o seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que fazem o cuidado coordenado da sua saúde.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais, maternidades, laboratórios e clínicas de qualidade reconhecida, como Beneficência Portuguesa e Hospital 9 de Julho.

Além disso, oferecemos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano. Afinal, saúde é muito mais que uma carteirinha do plano de saúde, não é?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×