Início Plano de Saúde Como saber se o médico do plano é bom?

Como saber se o médico do plano é bom?

Autor

Data

Categoria

A decisão de escolher um plano de saúde e garantir uma certa segurança nos traz mais qualidade de vida. Ficamos mais tranquilos por saber com quem contar e por ter todo o suporte necessário.

Mas mesmo tendo acesso a toda a infraestrutura que um plano de saúde pode oferecer, gostamos de contar com um médico, aquele que é de nossa confiança. Sabe quando dá algum problema ou temos uma dúvida, é para ele que pedimos uma ajudinha? Pois é, mas como escolher um bom médico para contar nessas horas?

Ao contratarmos um plano de saúde, sempre nos atentamos à localização que ele atende, quais tipos de atendimento ele cobre, a rede de referência e por aí vai, mas precisamos saber também como reconhecer um médico bom e de confiança. Afinal, é ele quem vai nos auxiliar se acontecer algum problema.

Você sabia que, nos Estados Unidos, as pessoas gastam mais tempo procurando um carro novo do que pesquisando sobre um médico? De acordo com uma pesquisa, eles levam 10 horas para escolher um novo carro e menos de 1 hora para escolher um médico. Queremos saber: você investiga o médico em que confia a sua saúde?

É claro que em situações emergenciais a gente não consegue pesquisar sobre o histórico do médico ou conhecê-lo antes de explicar o nosso problema, mas em casos de consultas que podem ser agendadas com especialistas, conseguimos pesquisar o melhor médico.

Mas como saber? É sobre isto que vamos tratar neste conteúdo. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. Como saber se um médico é bom?
  2. Por que um médico da família pode ser a melhor opção?
  3. A Sami é o seu plano de saúde com médico pessoal e cuidado coordenado

Como saber se um médico é bom?

Ao acessar a rede do seu convênio, a lista com todos os especialistas que seu plano oferece e reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), geralmente você vai se deparar com infinitas possibilidades (e nem sempre isso é o melhor para você).

Para saber se um médico é bom, ele precisa atender requisitos mínimos, como: ser atencioso, ter tempo para você e ouvir e esclarecer suas dúvidas. Ter um bom currículo e experiência na área é um diferencial.

Quer algumas dicas para escolher um bom médico? Veja abaixo a lista que a Sami criou.

Indicação: Nada melhor do que ir pela primeira vez ao médico quando algum conhecido já foi e teve uma boa experiência. Receber indicações de médicos que parentes ou amigos foram e gostaram é uma boa opção.

Atenção ao currículo: No entanto, não basta apenas se guiar pela indicação. Sempre tenha o hábito de checar o currículo do seu médico. É por ele que você tem a certeza que ele está habilitado para realizar procedimentos ou serviços.

Hoje em dia é muito simples ter acesso a essas informações. Por exemplo, você pode colocar o nome dele completo na própria caixa de pesquisa do Google e clicar nos links que ele sugerir. Mas o Conselho Federal de Medicina também traz essa ferramenta, por lá você tem a segurança que as informações documentadas são verídicas. É possível buscar pelo nome completo, localização, CRM, especialidade, inscrição, situação e área de atuação.

Outro site bem legal e que tem opiniões de outros pacientes é o Doctoralia. Nele, você pode encontrar especialistas, marcar consultas, avaliar serviços e receber lembretes.

Quando possível, visite mais de um médico. Existem problemas que exigem uma investigação maior. Com isso, podemos contar com opiniões de mais de um médico. Visitar mais de um especialista sobre o assunto é bom para termos um panorama completo sobre a situação e ouvir diferentes opiniões sobre o caso.

Imagine que um médico diga que seu caso só pode ser resolvido com cirurgia, mas outro médico mais atualizado considera a cura por um novo tratamento? Talvez seria possível adiar a cirurgia ou até não ter mais a necessidade de fazê-la.

Disponibilidade e atendimento: O grande diferencial de um médico pode estar na atenção que ele dá ao paciente e se mostra disponível para atendê-lo quando acontecer um problema ou imprevisto. A maneira como o médico te trata durante a consulta faz total diferença no tratamento. Ele foi atencioso? Ouviu e esclareceu suas dúvidas?

Além disso, alguns médicos oferecem o número de contato rápido para eventuais problemas mais urgentes. Esse tipo de tratamento traz um diferencial para o médico escolhido. Imagine que você ficou com dúvida sobre uma certa medicação e, ao invés de marcar uma nova consulta, pode apenas mandar uma mensagem e sanar a sua dúvida.

No entanto, não quer dizer que quando um médico não passa o número de telefone pessoal ele não é bom. Podemos ver essa atitude como um diferencial. Médicos obstetras são os mais comuns de passar o número privado, porém médicos especialistas em cirurgias também estão dentro desse padrão.

O médico te oferece segurança? Não adianta ter todas as características citadas acima se o médico não passar segurança a você. Se sentir seguro é primordial em uma consulta. Confiar que o seu médico sabe o que está tratando é essencial para a cura do seu problema.

Além disso, ele precisa passar essa segurança a você, ou seja: respondendo dúvidas, explicando o porquê dos exames solicitados e qual a necessidade dos remédios, por exemplo.

Por que um médico da família pode ser a melhor opção?

Como vemos acima, ir direto em um especialista médico pode dar muito trabalho. E o pior é que na maioria das vezes, esse especialista não vai olhar para a sua saúde como um todo, olhando somente para sua especialidade.

Qual alternativa você possui, então? O médico de família é uma das melhores entre elas.

O médico de família é o especialista que cuida de você em todas as fases da sua vida. Ele está capacitado para lidar com 80% dos problemas de saúde. Ele é o médico ideal para ser o seu médico de confiança, já que te acompanha e sabe de todos os seus problemas e dificuldades.

Além disso, ele orienta o paciente, quando necessário, sobre qual especialista médico ir, em caso de necessidade.

Para entender melhor essa importância, vamos supor que você esteja tendo problemas com palpitações no coração e sente isso com frequência. Normalmente, você procuraria por um cardiologista para resolver o seu problema. Mas o seu médico da família informa que a melhor opção seria procurar um psiquiatra, já que ele observou que pode se tratar de uma ansiedade. Com palpitações no coração, você imaginaria que o auxílio de um psiquiatra seria o ideal para você?

E depois que você passa com o especialista, o seu médico de família continua cuidando de você, fazendo o cuidado coordenado com outros especialistas conforme a necessidade surja.

O médico da família não foca apenas na doença, mas também na reabilitação e na prevenção. Ele acompanha você no problema e no tratamento, avaliando o seu contexto econômico e social. Ele também prescreve exames regulares, consultas, atividades e explica a você, do modo mais claro possível, o passo a passo sobre essas necessidades. 

A Sami é o seu plano de saúde com médico pessoal e cuidado coordenado

Gostou do modelo que você leu no ponto anterior? É assim que você é atendido na Sami.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×