Início Bem-Estar Vacinas para adultos: quais são e por que tomar

Vacinas para adultos: quais são e por que tomar

Autor

Data

Categoria

Que tal pegar sua caderneta de vacinação e dar uma olhada se as suas vacinas estão em dia? Muitos adultos negligenciam a importância da vacinação, seja pela vida corrida ou por falta de informação.

Muitas campanhas de vacinação são voltadas para crianças e idosos, afinal, entende-se que eles estão mais suscetíveis a problemas de saúde. No entanto, adultos também precisam estar em dia com as campanhas de vacinação.

Em uma pesquisa realizada antes da pandemia do coronavírus, pelo Instituto Ipsos Mori, 69% dos adultos brasileiros estavam com o esquema vacinal incompleto. Com o agravamento da pandemia da Covid-19, é provável que um número significativo de pessoas tenha passado a dar maior importância à imunização.

Ainda assim, não chegamos no modelo ideal. Para se ter uma ideia, a campanha de vacinação da gripe, que teve início em abril deste ano, vacinou apenas 43,3 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

Vale lembrar que a vacina está disponível para toda a população brasileira, mas teve maior aderência em idosos, crianças e profissionais da saúde. Para driblar o problema, o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios estendessem o período enquanto tiverem doses disponíveis.

  1. Qual a importância da vacinação em adultos?
  2. A importância do esquema vacinal para empresas
  3. Quais vacinas o adulto deve tomar?

Qual a importância da vacinação em adultos?

Em todas as fases da vida estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, quando não tratadas, podem causar muitos problemas para a saúde. Além disso, algumas doenças crônicas que passam a aparecer em adultos, como asma e sinusite, são fortes indicativos de que a atualização vacinal é necessária.

Temos o costume de acreditar que apenas idosos e crianças correm mais riscos com epidemias, mas não é bem assim. Adultos também podem sofrer (e muito) com a falta de vacinação e podem prejudicar, ainda, aqueles que estão com a vacina em dia. Vamos entender melhor?

A vacinação vai muito além da proteção individual, ela existe porque também evita a propagação de vírus e bactérias em massa, que podem levar à morte ou sequelas de pessoas com a imunidade comprometida, como idosos, crianças e adultos com doenças crônicas.

Em alguns casos, precisamos estar atentos, inclusive, com vacinas que possuem duas ou mais doses para completar o esquema vacinal. Estar protegido é fundamental para a sua qualidade de vida e cuidado com a sociedade.

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) têm observado a queda da cobertura vacinal esperada e uma resistência de aderência às campanhas de vacinação, como aconteceu recentemente contra o sarampo.

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alertou no início de 2023 sobre a possibilidade de surtos de sarampo devido à redução da cobertura vacinal. Vale lembrar que a doença foi completamente controlada e erradicada, em 2016, devido ao esquema vacinal e voltou a ter risco de epidemia.

Essa queda da cobertura vacinal é um grande retrocesso para os brasileiros, visto que o nosso país é reconhecido internacionalmente por conseguir erradicar doenças como poliomielite, rubéola e sarampo.

A importância do esquema vacinal para empresas

Como vimos, as vacinas são importantes para garantir a saúde e qualidade de vida. Portanto, empresas precisam incentivar seus colaboradores a estarem com o esquema vacinal em dia.

Isso porque é fundamental para a produtividade que seus colaboradores estejam bem e saudáveis. Além disso, com a aplicação de vacinas, é possível prevenir doenças comuns em ambientes fechados, como gripes, resfriados e outras infecções.

Sem contar que a vacinação também ajuda a controlar surtos e epidemias, protegendo não só os colaboradores, mas também suas famílias.

Para diminuir prejuízos e o absenteísmo em empresas, é fundamental facilitar a vacinação dos colaboradores e incentivá-los a permanecer com o esquema vacinal em dia. Que tal dar um day-off para o colaborador se vacinar? Demonstrar cuidado e comprometimento com a saúde de seus empregados é uma ótima maneira de motivá-los.

Também é possível disponibilizar doses necessárias e promover campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação.

Agora que entendemos sua importância para a proteção da saúde e bem-estar e para a prevenção de doenças, quais vacinas devemos tomar quando adultos?

Quais vacinas o adulto deve tomar?

Ainda na infância, nossa carteira de vacinação fica repleta de carimbos. Isso porque é logo na saída da maternidade que começa a busca pelo esquema vacinal. Devido a isso, muitos acham que a vacinação feita quando criança é suficiente para garantir a proteção durante toda a fase adulta.

No entanto, nem todas as vacinas aplicadas quando crianças continuam protegendo em outras fases da vida. E é aí que entram as doses de reforço. Sem contar que algumas vacinas são criadas para lidar com novos vírus e doenças, como aconteceu com a Covid-19.

Para se ter uma ideia da quantidade de vacinas que tomamos durante a primeira fase da vida, no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza em seu calendário 19 tipos de vacinas que atendem crianças, adolescentes, gestantes, trabalhadores, pessoas com mais de 60 anos, idosos e outros.

De acordo com o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos, é necessário se vacinar pelo menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para todas essas doenças, existem quatro tipos de vacinas disponíveis gratuitamente pelo SUS para toda a população brasileira, são elas:

Hepatite B

A hepatite B é transmitida pelo sangue ou relação sexual e pode não apresentar sintomas. É possível que alguns pacientes se curem naturalmente da doença sem ao menos saber que a teve. No entanto, em outros casos, a doença pode se tornar crônica e levar a lesões no fígado, podendo chegar a desenvolver câncer na região.

Até os 24 anos, qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a hepatite B gratuitamente. Ela acontece em três doses para quem nunca tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Para adultos que estão no grupo de risco, como profissionais que tenham contato com sangue ou que tenham relação íntima com portadores da doença, não há restrição de idade.

Tríplice viral (SCR)

A vacina da tríplice viral protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Com dose única, ela não é indicada para gestantes e pessoas com a imunidade comprometida. Isso porque a rubéola é uma doença que pode prejudicar o feto. Para mulheres que desejam engravidar, é ideal conferir se a vacina da tríplice viral já foi aplicada.

Com transmissão por via respiratória, a caxumba, o sarampo e a rubéola são causados por um vírus que podem apresentar problemas graves. A caxumba, por exemplo, pode causar meningite, encefalite, surdez e inflamação nos testículos ou ovários.

Dupla adulto (DT)

Para proteção contra difteria e tétano, a vacina dupla é fundamental em adultos. A primeira parte da vacinação acontece em três doses com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. No entanto, o reforço deve ser feito a cada dez anos para que a imunização seja eficaz. É a partir desse momento que muitos adultos deixam a vacina de lado e acabam estando suscetíveis às doenças.

A difteria é uma doença causada pela exposição a secreções de pessoas infectadas, sendo desencadeada pela presença de uma bactéria específica. Ela afeta o sistema respiratório e em casos graves pode evoluir para uma inflamação no coração.

Já o tétano acomete os músculos, levando a espasmos involuntários. Caso a doença não seja tratada precocemente, o risco de morte é alto. Para contrair o tétano, basta entrar em contato com objetos enferrujados por meio de lesões. Ferir o pé com prego enferrujado e uma das formas mais conhecidas de contágio.

Febre amarela

Antigamente, a vacina de febre amarela era indicada apenas para quem morava ou iria viajar para lugares onde o risco da doença era alto. No entanto, desde o aumento de casos de febre amarela no Brasil entre 2017 e 2018, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todo o país.

Portanto, é bom ficar de olho, pois uma segunda dose pode ser considerada devido ao risco epidemiológico.

Influenza (gripe)

Com dose única anual, essa vacina precisa ser tomada por todos durante toda a vida. Para pessoas imunocomprometidas ou em situação de risco, uma segunda dose pode ser considerada.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) disponibilizou um documento atualizado sobre as recomendações vacinais para adultos de 20 a 59 anos. Veja aqui: calend-sbim-adulto.pdf

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×