Início Bem-Estar Pausa ativa no trabalho: benefícios e como praticar

Pausa ativa no trabalho: benefícios e como praticar

Autor

Data

Categoria

Vamos adivinhar: você está lendo este texto sentado, com a mão no mouse e sem postura correta. Acertamos? É bem comum passarmos horas na frente do computador enquanto trabalhamos.

Mas você sabia que até para ficar sentado, seu corpo exige muita energia? Começa pela fadiga ocular, dores musculares e dores de cabeça e que podem evoluir para a Síndrome de Burnout.

Em um estudo feito por pesquisadores do Reino Unido, comprovou que de 3 mil trabalhadores analisados e que vivem na França, Alemanha e Reino Unido, ao menos a metade já sofre com dores nos olhos, enquanto 48% possuíam dores nas costas e na cabeça frequentemente.

Muitas vezes não nos damos conta que aquela dor de cabeça que vem incomodando há dias pode ser causada pelo tempo que passamos sentados em frente ao computador. Quando percebemos, só paramos para descansar ou desestressar depois do expediente, ou seja, após passar mais de 8 horas produzindo. Será que isso é saudável?

Pesquisas comprovaram que ficar muito tempo sentado não faz bem para a nossa qualidade de vida, incluindo nosso bem-estar físico e mental. Os primeiros sinais de que precisamos de uma pausa ativa é aquela dorzinha no pescoço, desconforto nas costas ou formigamento nas pernas.

Sem contar que passar horas sentado contribui para o acúmulo de gordura na região da cintura e o aumento da pressão arterial.

Para lidar com o problema, muitos profissionais têm percebido os benefícios que a pausa ativa pode trazer para o bem-estar e a produtividade. Vamos entender melhor?

  1. O que é pausa ativa?
  2. A importância da pausa ativa no trabalho
  3. Pausa ativa no trabalho: benefícios
  4. O que fazer nas pausas ativas?

O que é pausa ativa?

Pausas ativas são pequenos intervalos que tiramos durante uma jornada de trabalho em que focamos em relaxar a musculatura e aliviar a tensão acumulada em nosso corpo e mente.

No entanto, não basta só dar uma pausa e ficar nas redes sociais. Ela precisa ser ativa: a inserção de exercícios é fundamental para relaxar e para auxiliar determinados grupos musculares que podem ser prejudicados com os movimentos repetitivos.

Foi-se o tempo em que para produzir, o colaborador precisava ficar horas concentrado, sem levantar-se para praticamente nada, com o objetivo de entregar um resultado. Com o avanço das pesquisas, atualmente já é comprovado que pausas durante o expediente aumentam a criatividade e produtividade.

Portanto, não só o colaborador é beneficiado com as pausas ativas, mas também a organização. Mas vale ressaltar que a recomendação geral é que uma pausa ativa tenha duração de 10 minutos e ocorra em um intervalo de duas horas de trabalho. Para alguns colaboradores, pausas de cinco minutos a cada uma hora de trabalho talvez esteja mais alinhado com o expediente, o que também é válido.

De acordo com a Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, para quem trabalha em frente ao computador, é fundamental mudar de posição em ciclos de 30 minutos. De acordo com a publicação da universidade, é necessário trabalhar em pé por alguns minutos e mover-se para evitar desconfortos e problemas a longo prazo.

A importância da pausa ativa no trabalho

Imagine que você está estressado e com dores no pescoço pela tensão de entregar uma demanda complexa e o seu gestor te dá 10 minutos para uma pausa ativa. Você relaxa a musculatura e a mente, descansa e volta. É bem provável que sua entrega será melhor depois do descanso, certo?

Isso acontece porque a pausa ativa é uma estratégia para aliviar tensão, alongar e melhorar a mobilidade. E essa interrupção para a pausa ativa pode ser feita por meio de movimentos espontâneos e simples, como espreguiçar, ou por meio de exercícios voltados para alívio de desconforto.

Uma agência da União Europeia voltada para a Segurança e Saúde no Trabalho publicou um artigo sobre os perigos de funcionários se manterem “presos em uma mesa”. Para isso, a instituição recomendava hábitos saudáveis, como: sente-se menos e mova-se mais.

Pausa ativa no trabalho: benefícios

Empresas e gestores preocupados com o bem-estar dos seus colaboradores e, claro, com a produtividade da sua empresa começaram a adotar a pausa ativa e observaram benefícios.

A Mental Clean desenvolveu o Programa Rotina Mental Ativa que possui pausas ativas para seus colaboradores e passou a observar uma série de benefícios após a implementação. Entre eles:

  • Diminuição da carga mental;
  • Aumento da concentração;
  • Prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo (LER);
  • Melhora na produtividade;
  • Diminuição do estresse;
  • Alívio de dores e desconfortos.

O que fazer nas pausas ativas?

Como vimos, as pausas ativas precisam ser… ATIVAS! Para isso, nada de trocar a cadeira pelo puff e ficar no redes sociais, combinado? Existem algumas maneiras simples e práticas para fazer durante as pausas ativas e que geram muitos resultados positivos. Veja:

Exercícios localizados

Algumas áreas do nosso corpo sofrem com a tensão mais que outras. Por exemplo, nosso pescoço enrijece e a nossa cabeça dói, provavelmente esses desconfortos são causados pelo estresse.

Para aliviá-los, os exercícios localizados são ótimas opções. Selecionamos dois vídeos que podem te ajudar a aliviar essas tensões e que são bem curtos:

MELHORES EXERCÍCIOS PARA QUEM TRABALHA SENTADO | Alongamento para escritório | Ginástica Laboral – YouTube

ALONGAMENTO PARA REALIZAR NO TRABALHO – GINÁSTICA LABORAL – Fisioprev com Guilherme Stellbrink – YouTube

Caminhada leve

A caminhada é um exercício simples e que traz muitos benefícios para o corpo e a mente. Se você passa muito tempo sentado, experimente caminhar e respirar o ar puro por alguns minutos.

Yoga

A Yoga é excelente para praticar a meditação e o relaxamento. Se for possível, estenda um tapete no chão e pratique uma sessão curta. Algumas empresas dão liberdade para isso, então aproveite! Se você trabalha no modelo home office fica ainda mais fácil colocar essa etapa em prática.

Outros exemplos de pausas ativas:

  • Subir escadas;
  • Massagear o pescoço com uma bolinha;
  • Fazer exercícios de respiração;
  • Fazer movimentos circulares com a cintura;
  • Alongar o pescoço, cabeça, braços e pernas;
  • Praticar ginástica laboral;
  • Fazer agachamento.

Agora que você já conhece os benefícios e como pode praticar a pausa ativa no trabalho, que tal começar hoje mesmo? Escolha um exercício, pode ser o mais simples, tire um tempo de 5 a 10 minutos e pronto! 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×