Início Saúde Síndrome do olho seco: causas, sintomas e tratamentos

Síndrome do olho seco: causas, sintomas e tratamentos

Autor

Data

Categoria

Vista embaçada, olhos que não param de lacrimejar e sensação de poeira na vista são alguns dos sintomas mais comuns da síndrome do olho seco.

É bem provável que você tenha ou conheça alguém que já passou por essa situação e foi diagnosticado com essa condição. A síndrome afeta de 10 a 15% da população mundial e pode chegar a 33% em orientais, de acordo com dados divulgados durante o Simpósio da Síndrome do Olho Seco.

Segundo estudos epidemiológicos, a síndrome pode variar de acordo com a região da população estudada e com os fatores de vida, como idade, sexo, estilo de vida, ambiente e critérios de diagnósticos. Porém, vamos por partes: o que é a síndrome do olho seco?

  1. O que é a síndrome do olho seco?
  2. Sintomas da síndrome do olho seco
  3. Tratamentos para síndrome do olho seco
  4. Autocuidados para síndrome do olho seco

O que é a síndrome do olho seco?

Como o próprio nome sugere, a síndrome do olho seco é caracterizada por uma condição oftalmológica em que os olhos deixam de produzir lágrimas adequadas ou com qualidade suficiente para que a superfície ocular fique lubrificada. 

Mas como assim “qualidade da lágrima”? Para entender melhor, precisamos saber que as lágrimas são formadas por minerais, lipídios e proteínas. Quando uma dessas substâncias estão em falta, elas deixam de produzir a lágrima adequada para hidratar a córnea. Portanto, não basta apenas a quantidade de lágrima produzida, mas também a sua qualidade para caracterizar a síndrome do olho seco.

Essa condição pode ocorrer devido a uma diminuição na produção de lágrimas ou no aumento da sua evaporação, podendo afetar qualquer pessoa, independente do sexo ou idade. Indivíduos que passaram por cirurgias oculares, como cirurgias para correção de grau, tendem a reclamar mais dessa síndrome.

Outros fatores também podem contribuir para a síndrome, como a exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, vento ou ar seco. Além disso, o uso excessivo de computadores e celulares também podem contribuir para o seu desenvolvimento. Isso acontece porque deixamos de piscar o suficiente quando estamos concentrados em telas.

Alguns medicamentos também podem causar o problema, como é o caso de medicamentos que tratam problemas hormonais, envelhecimento e condições de saúde, como artrite e diabetes.

No entanto, existem fatores de risco que podem acelerar o aparecimento da síndrome, segundo estudos, que é o caso de exposição ao fumo, uso de lentes de contato e, como falamos mais acima, cirurgias oculares.

Sintomas da síndrome do olho seco

É muito comum os sintomas da síndrome serem mais intensos ao final do dia justamente pelo uso frequente de celulares e computadores. Afinal, é quando o expediente termina, por exemplo, que começamos a perceber o quanto estamos cansados.

Indivíduos que se expõem a ambientes com vento ou com ar-condicionado frequente, tendem a sentir mais os sintomas. Se você sente incômodo na vista após uma jornada de trabalho, fique atento aos sintomas:

  • Olhos vermelhos e irritados;
  • Coceira;
  • Fotofobia;
  • Sensação de poeira ou areia nos olhos;
  • Aumento de sensibilidade à luz do sol;
  • Lacrimejamento constante;
  • Ardor nos olhos;
  • Visão embaçada.

Os sintomas da síndrome não só afetam negativamente a qualidade de vida de quem sofre, mas também podem prejudicar a saúde ocular a longo prazo, aumentando o risco de infecções e lesões.

Para se ter uma ideia, de acordo com estudos e pesquisas na área da saúde ocular, coçar os olhos com frequência pode levar a vários riscos, como: inflamação. Infecção, lesões, agravamento da própria síndrome, piora de alergias, ceratocone e descolamento de retina.

Tratamentos para síndrome do olho seco

Apesar de ser uma síndrome bastante incômoda e que pode causar problemas mais graves à saúde ocular, a condição tem várias opções de tratamento disponíveis para aliviar os sintomas e evitar possíveis danos mais graves.

Mas vale ressaltar que, infelizmente, a síndrome do olho seco não tem cura. No entanto, é possível controlar a doença e levar uma vida normal.

Basicamente, seu tratamento consiste em aumentar a produção de lágrimas e repor as que não são produzidas, mas cada tratamento vai variar de acordo com o paciente.

Os principais tratamentos para a síndrome do olho seco são:

Uso de colírios e anti-inflamatórios

Os colírios são formados por propriedades químicas que são semelhantes às lágrimas. Já os anti-inflamatórios podem ser prescritos para ajudar a aumentar a produção de lágrimas e reduzir a inflamação na superfície dos olhos, podendo ser em colírio ou pomada.

Lágrimas artificiais

A opção mais comum de tratamento. Elas vêm em formato de colírio ou gotas oculares e umedecem a superfície dos olhos, aliviando o desconforto.

Pomadas lubrificantes

As pomadas são mais consistentes e podem ser aplicadas na pálpebra antes de dormir. Assim, elas fornecem uma lubrificação duradoura durante a noite e reduzem os sintomas da secura pela manhã.

Terapia de calor e compressas

Compressas quentes ajudam a estimular a produção de lágrimas e a melhorar a circulação sanguínea. Se combinada com massagem suave (suave, nada de coçar!) nas pálpebras, ela ajuda a liberar óleo das glândulas que são responsáveis pela produção de uma camada lipídica das lágrimas.

Bloqueio do ducto lacrimal

Em casos mais graves da síndrome, pode ser considerado um bloqueio temporário ou permanente do ducto para ajudar a manter as lágrimas na superfície ocular por mais tempo, aliviando assim a secura.

Autocuidados para síndrome do olho seco

Caso desconfie da síndrome do olho seco, é fundamental procurar auxílio médico. Somente ele saberá o melhor tratamento para o seu caso. No entanto, além dos tratamentos médicos, existem autocuidados que ajudam a aliviar os sintomas causados por essa condição, como:

Piscar com frequência

É bem comum, quando estamos entretidos em algo, esquecermos de piscar, principalmente ao ler, usar as redes sociais ou trabalhar em frente ao computador. Piscar ajuda a lubrificar os olhos e espalhar as lágrimas de maneira uniforme na superfície ocular.

Evite ambientes secos

O uso de ar-condicionado pode agravar a síndrome, mas muitas vezes não conseguimos fugir desse problema, ainda mais quando levamos em conta que moramos em um país tropical onde o calor é intenso. No entanto, é possível aliviar esse problema com uma medida simples: usar um umidificador especialmente durante os meses mais secos do ano, que são dezembro, janeiro, fevereiro e quase os últimos dias de março.

Use óculos de sol

Proteger os olhos é fundamental para evitar que a síndrome se agrave. Mesmo que o clima esteja nublado e sem sol, o uso de óculos para evitar exposição ao vento, poeira e luz excessiva pode ajudar a proteger os olhos contra a irritação e evaporação de lágrimas.

Alimentação saudável

Nossa alimentação influencia todo o nosso corpo, e não seria diferente nos olhos. Uma dieta balanceada e rica em ômega 3, vitaminas A e C e zinco podem promover a saúde dos seus olhos.

Fique longe do cigarro

Mesmo que você não fume, fique longe da exposição ao fumo passivo. Caso fume, a piora dos sintomas será ainda mais evidente.

Não coce a vista

A gente sabe que quando a vista começa a irritar, é quase nosso instinto começar a coçá-la. Mas isso só vai piorar a situação. Quando seus olhos começarem a coçar, tente piscar mais vezes e lubrifique-os com os colírios que o seu médico oftalmologista prescreveu.

A síndrome do olho seco pode ser frustrante e incômoda, mas não é uma sentença permanente. Entender suas causas e tratamentos é fundamental para levar uma vida normal e com bem-estar. Para isso, cuide de seus olhos, proteja-os e sempre procure auxílio médico. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×