Início Bem-Estar Motivação Adhocracia: o que é e como ela pode ajudar sua administração

Adhocracia: o que é e como ela pode ajudar sua administração

Autor

Data

Categoria

Processos fixos e engessados, líderes pouco abertos para mudanças tecnológicas, falta de atualização em gestão. Você provavelmente conhece uma empresa burocrática assim, mas já tinha ouvido falar sobre adhocracia?

Nosso mercado exige uma postura cada vez mais inovadora e saber o que significa o termo pode ser a chave para mudar a sua organização e torná-la mais competitiva.

Empresas líderes de mercado têm como objetivo acompanhar as mudanças que ocorrem a todo momento. Não é à toa que para sobreviver à competitividade é necessário encontrar um diferencial.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pelo CNI, 83% das organizações brasileiras afirmam que precisam de inovação para lidar com o mundo após a pandemia.

E sabemos que inovar está muito distante da burocratização. Afinal, que empresa tem como objetivo ter seus processos engessados e sem evolução no mercado corporativo? Para um modelo de empresa ideal, simplificar e agilizar processos é buscar crescimento, e é aí que a adhocracia entra na história.

  1. Adhocracia: o que é
  2. Como aplicar a adhocracia na empresa
  3. Adhocracia na administração
  4. Principais características de uma empresa adhocrática

Adhocracia: o que é

O que o método tem de pouco falado, ele tem de eficiência para empresas que prezam pela simplicidade e agilidade.

Basicamente, a adhocracia é um modelo de gestão que visa a simplificação dos processos corporativos com o objetivo de trazer flexibilidade e praticidade para seus colaboradores e clientes, aumentando a produtividade.

A característica principal desse modelo é a criação de grupos multidisciplinares que também são chamados de squads. Esses grupos são temporários e compostos por pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos.

Mas isso não parece complicar ainda mais a chegar no resultado esperado? A resposta é não! Cada pessoa tem habilidades especiais. Alguns são experts com as palavras, outras com os números. Unir as melhores habilidades de cada resulta em um projeto eficiente e diferente do habitual. Cada pessoa usa seu conhecimento e criatividade para tomar decisões rápidas e inteligentes.

Um jeito simples de entender o conceito é imaginar a construção de um castelo gigante feito de peças de encaixe, como o LEGO. Agora imagine que não existe um líder que vai guiar essa construção, mas todos trabalham juntos.

Sem regras complicadas, a adhocracia se utiliza da criatividade. Imagine que alguém tenha uma ideia brilhante que pode ser colocada em prática, nesse método todos se juntam e dão vida à construção.

Para funcionar, a adhocracia tem outra premissa: uma comunicação aberta onde todos podem compartilhar suas ideias e ajudar. Aqui, ninguém trabalha sozinho.

Essa forma de organização estimula a criatividade, a flexibilidade e a colaboração entre pessoas da mesma equipe, permitindo que todos contribuam da melhor maneira que conseguem.

Como aplicar a adhocracia na empresa

No dia a dia corporativo, enfrentamos diversos desafios que precisam ser resolvidos. Para implementar a adhocracia, é necessário montar um squad temporário selecionado especialmente para o desafio.

Os processos precisam acontecer de maneira livre e adaptativa. Assim, cada desafio ou momento exige e possibilita a criação de um time diferente.

Ao reunir pessoas de atuações diferentes e habilidades únicas em um time, é possível encontrar soluções de maneira mais rápida e criativa, promovendo agilidade. Ou seja, a montagem de um squad específico favorece a busca pelas melhores ideias e aumenta a integração entre colaboradores.

Adhocracia na administração

A adhocracia é ideal para gestores ou equipes de RH que precisam diminuir a burocracia presente nas relações entre colaboradores. E, de quebra, observar novos potenciais nas equipes.

Na administração, ela se diferencia do modelo organizacional tradicional composto por estruturas hierárquicas e tem como diferenciais:

A flexibilidade: possibilita que a empresa seja mais maleável e consiga se ajustar rapidamente de acordo com objetivos e desafios.

A descentralização: diferente do tradicional, onde concentramos as decisões em uma única autoridade, a adhocracia opta pela autonomia individual para tomar decisões relevantes para a empresa.

O foco na expertise: geralmente, a estrutura de uma empresa é baseada em cargos. Na adhocracia, a valorização acontece por meio dos seus conhecimentos. As pessoas são colocadas em projetos específicos de acordo com suas habilidades.

A comunicação aberta: possibilita uma maior troca de comunicação entre colaboradores de equipes diferentes. A transparência é encorajada.

A temporariedade: as equipes não precisam ser engessadas e podem mudar de acordo com o objetivo a ser alcançado, satisfazendo a necessidade de um desafio.

O foco nos resultados: esse método valoriza o alcance de resultados concretos e eficientes.

Principais características de uma empresa adhocrática

Existem algumas características comuns em empresas adhocráticas, como a liderança descentralizada, processos menos engessados, relações informais e mentalidade de crescimento coletivo.

Empresas adhocráticas não possuem níveis de hierarquia bem definidos, possibilitando uma mentalidade de gestão participativa. Um colaborador, por exemplo, pode ter mais de uma função para desempenhar e o papel da liderança pode ser revezado entre os componentes do squad.

Além disso, organizações que procuram estabelecer um modelo adhocrático têm um ambiente mais informal e há pouca formalização nas funções e comportamentos.

O modelo da adhocracia tem sido muito utilizado em organizações que atuam em setores inovadores, como tecnologia e startups. Ela pode ser altamente eficaz em um mercado onde o futuro é cada vez mais incerto e a adaptação se torna primordial. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×