Início Bem-Estar Motivação Mundo BANI: o que é e como ele impacta a sua empresa

Mundo BANI: o que é e como ele impacta a sua empresa

Autor

Data

Categoria

Mundo VUCA x Mundo BANI: você já ouviu falar sobre eles? Os nomes podem ser desconhecidos para você, mas entender seus conceitos é fundamental para atuar no segmento comercial. Afinal, essas palavras descrevem a dinâmica do mundo atual.

O cenário macro mundial está em constante mudança e é afetado por uma série de fatores, como: economia global, política internacional, questões de segurança, avanços tecnológicos, mudanças climáticas e saúde pública. Para entender o cenário atual e como ele impacta as empresas, foram adotados os conceitos de VUCA e BANI.

Você deve ter reparado o quanto o nosso mundo mudou depois da pandemia da Covid-19. Esse acontecimento foi uma grande virada de chave no nosso modelo de encarar o mundo e a tecnologia.

Como essas mudanças de mundo e visões impactam na sua empresa e como compreender melhor suas circunstâncias? Entenda:

  1. Mundo VUCA e BANI: definição de conceitos
  2. O que é Mundo BANI?
  3. O que as empresas têm a ver com o Mundo BANI?

Mundo VUCA e BANI: definição de conceitos

Nossa visão macro de mundo passa por recorrentes transformações. Para explicar melhor o que consiste o Mundo VUCA e BANI, primeiro precisamos entender seus características.

O Mundo VUCA foi criado pelo exército dos Estados Unidos após o fim da Guerra Fria. Como você já deve saber, a Guerra Fria foi um evento que transformou nossas vidas globalmente. Afinal, foi a partir dela que avanços armamentistas, tecnológicos, mudanças em políticas e criação de alianças militares passaram a ocorrer.

Com o objetivo de descrever e unificar essas transformações que sucederam a Guerra Fria, o termo Mundo VUCA foi criado e significa em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou seja: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Mas o que essas quatro palavras têm a ver com o momento do mundo após a Guerra Fria? Vamos entender melhor:

V – Volatilidade

Tem relação à velocidade de como as mudanças acontecem. Foi quase no fim da Guerra Fria, em 1990, que a internet estava chegando para a população e, como sabemos, a internet foi uma das maiores precursoras das mudanças mundiais.

U – Incerteza

Naquela época, eles se sentiam inseguros e incertos com o que aconteceria no futuro. Era difícil prever o que viria, com isso era quase impossível definir e encontrar padrões.

C – Complexidade

Não precisamos nem analisar por muito tempo para entender o quão complexo era o tempo após a Guerra Fria: a internet chegando, um novo avanço armamentista, mudanças de mentalidade e cultura… Como tomar uma decisão assertiva sobre o futuro com tantas transformações?

A – Ambiguidade

Dificuldade em ter clareza de algo antes de tomar uma decisão. Com um mundo volátil e complexo, os dados analisados para tomar uma decisão mais assertiva ainda era interpretado de maneiras diferentes, o que tornava tudo ambíguo.

Agora que entendemos o conceito do Mundo VUCA, o que é o Mundo BANI? 

Eventos mundiais impactam toda a população. De alguma forma somos impactados, mesmo que indiretamente, por eventos de grande porte.

Recentemente sofremos com as mudanças causadas pela Covid-19, que trouxe uma nova visão de mundo para a economia, política, saúde e cultura. Foi nesse momento que o Mundo BANI se expandiu.

Sendo mais recente que o VUCA, o mundo BANI consegue ser ainda mais complexo. Para entendermos melhor a linha do tempo: até antes da pandemia, continuávamos presentes no mundo VUCA, mas com a aceleração da transição chegamos ao conceito BANI.

O que é Mundo BANI?

O BANI é uma maneira mais assertiva de enquadrar e entender o estado do mundo atual. Ao contrário do que muitos pensam, o mundo BANI não surgiu após a pandemia da Covid-19. Ele foi definido em 2018 pelo antropólogo e futurologista Jamais Cascio, em um evento internacional chamado de Institute for The Future. No entanto, é certo dizer que a pandemia potencializou essa nova visão macro de mundo.

Assim como no mundo VUCA, cada acrônimo de BANI explica uma característica. Veja:

B – Brittle (em inglês) / Frágil: percebemos após eventos recentes que as mudanças acontecem sem que estejamos preparados para elas. Com isso, entendemos que somos frágeis.

A – Anxious (em inglês) / Ansioso: tornamos tudo muito rápido, queremos tudo para ontem. O avanço da tecnologia passou a influenciar no senso de urgência onde tudo precisa ser resolvido em pouquíssimo tempo.

N – Nonlienar (em inglês) / Não linear: Como planejar a longo prazo se não temos controle de nada? Quantos planejaram uma viagem de anos que foi interrompida pela pandemia, por exemplo? Tudo se tornou imprevisível.

I – Incomprehensible (em inglês) / Incompreensível: com o mundo VUCA já tínhamos a incerteza rondando nossas decisões, mas a partir do mundo BANI, começamos a entender que é necessário aceitar que o cenário sempre pode ser imprevisível.

O que as empresas têm a ver com o Mundo BANI?

Agora que entendemos o conceito de Mundo BANI, como entender o que gestores, empresas ou profissionais de recursos humanos têm a ver com o mundo BANI?

É perceptível que as mudanças que acontecem mundo afora sempre impactam o dia a dia das pessoas e seus relacionamentos. E claro que isso não ia fugir do universo do trabalho.

Uma empresa precisa adotar um novo conceito para não se tornar obsoleta, ou seja: ela precisa se adaptar ao mundo BANI. Com isso, novas estratégias são necessárias para a retenção de talentos, promoção de saúde mental e modelos de trabalho mais flexíveis.

Em um mundo ansioso, frágil, não linear e imprevisível, grandes talentos são perdidos por falta de evolução das empresas, quando não ocorre a falta de produtividade por pouco incentivo. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo idealizado pela Microsoft, 41% da força de trabalho global está considerando a demissão.

https://www.microsoft.com/en-us/worklab/work-trend-index/great-expectations-making-hybrid-work-work

Basta refletir: será que quem está considerando uma demissão trabalha com alta produtividade? Bem, essa resposta parece fácil. Mas por que colaboradores estão desistindo de seus empregos?

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Empregos.com.br, mais de 80% dos colaboradores em geral estão insatisfeitos com o trabalho atual. Entre as insatisfações encontramos: poucos benefícios, baixos salários e busca por home office.

Quando observamos os conceitos do mundo BANI conseguimos ver claramente as mudanças que ocorrem no meio corporativo. Além disso, é possível sanar grande parte desses problemas se evoluirmos em tecnologia, assistência médica à saúde física e mental, plano de carreira estável e salário competitivo. 

Para refletir: sua empresa está adaptada ao novo mundo? O que precisa ser feito para melhorar?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×