Início Saúde Gestão de pessoas: qual o impacto no bem-estar no trabalho?

Gestão de pessoas: qual o impacto no bem-estar no trabalho?

Autor

Data

Categoria

Parte da administração de uma empresa inclui saber realizar uma boa gestão de pessoas. Afinal, uma companhia só existe porque existem pessoas responsáveis por todas as tarefas que a fazem funcionar e desempenhar determinado papel no mercado. 

A gestão de pessoas tem impacto direto na produtividade de uma empresa, já que influencia no bem-estar e saúde mental dos trabalhadores, promovendo mais qualidade de vida no trabalho.

A Organização Mundial da Saúde estima que, até 2030, o custo de doenças mentais no trabalho – como depressão e ansiedade – pode chegar a US$ 6 trilhões. Continue a leitura e saiba quais fatores são fundamentais para uma boa gestão de pessoas na sua empresa, aumentando a motivação e produtividade dos colaboradores.

Vamos entender melhor sobre este tema? Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. O que é gestão de pessoas?
  2. Quais são os objetivos da gestão de pessoas? 
  3. Quais pontos principais o RH deve conhecer sobre a gestão de pessoas na empresa?
  4. Como implementar um bom processo de gestão de pessoas na empresa?
  5. Qual o impacto de uma boa gestão de pessoas na saúde e bem-estar no trabalho?
  6. Promova mais saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é gestão de pessoas? 

A gestão de pessoas implica em olhar para todos os indivíduos que compõem a força de trabalho da companhia e enxergar suas potencialidades, investindo no desenvolvimento delas conciliado com os objetivos e metas da organização, criando um processo de crescimento mútuo. 

Para isso, costuma-se centralizar a atividade de gestão de pessoas em um único departamento – o Recursos Humanos. Essa área é responsável por usar técnicas específicas para engajar, motivar e desenvolver os trabalhadores em harmonia com o planejamento estratégico e a cultura organizacional da empresa

Quais são os objetivos da gestão de pessoas? 

  • Integrar a estratégia de negócios com a implementação dos Recursos Humanos;
  • Conciliar as metas da empresa com os objetivos profissionais dos funcionários;
  • Criar e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de alta performance sem que isso sobrecarregue os trabalhadores;
  • Gerir o capital humano da empresa, administrando e evitando conflitos;
  • Desenvolver um clima organizacional positivo, com confiança mútua entre líderes e liderados;
  • Garantir a atração e a retenção de talentos na empresa;
  • Incentivar o tratamento ético e humano em todos os relacionamentos;
  • Prezar e incentivar processos de comunicação claros e ágeis.

Quais pontos principais o RH deve conhecer sobre a gestão de pessoas na empresa?

Para administrar o capital humano de uma empresa de forma eficiente, é importante estabelecer alguns parâmetros que possam guiar as ações tomadas para valorizar os trabalhadores ao mesmo tempo que garante o crescimento da empresa. Isso é embasado pelos pilares da gestão de pessoas, que são:

  1. Motivação – entender o que estimula e engaja os colaboradores ajuda a tornar a equipe mais produtiva e o ambiente de trabalho mais equilibrado e harmônico. 
  2. Investimento em lideranças – bons líderes conseguem se conectar com seus times, motivando as pessoas a desempenharem suas funções com uma boa performance. Além disso, se tornam exemplos a serem seguidos na empresa. É papel da empresa investir e formar líderes, incentivando a prática de soft skills para uma boa comunicação, o relacionamento interpessoal e ainda uma atitude empática e humanizada sobre a equipe. 
  3. Comunicação – deve-se investir em estratégias para estabelecer uma comunicação clara e transparente com os trabalhadores, reduzindo possíveis ruídos corporativos, como informações distorcidas.
  4. Capacitação, treinamento e desenvolvimento – capacitar profissionais para desempenhar melhor suas funções no ambiente de trabalho não apenas é um fator de motivação como também ajuda a empresa a atingir suas metas, à medida em que aumenta a eficiência do time. 
  5. Participação – quanto mais participativo for o funcionário, mais inserido ele estará na cultura organizacional da empresa.
  6. Saúde mental – estimular o cuidado com a saúde mental e emocional dos colaboradores é uma das atividades mais importantes na tendência de gestão de pessoas.

Como implementar um bom processo de gestão de pessoas na empresa?

Se você acha que gerir pessoas se resume apenas a lidar com processos burocráticos e documentações, pense novamente. O olhar para o processo de gestão de pessoas deve estar alinhado à estratégia de crescimento da companhia e fazer parte da gestão do negócio como um todo. 

Assim, é papel do RH atual sugerir melhorias e melhorar processos de desenvolvimento de pessoas. Para isso, é importante estar atento ao que o mercado oferece, como soluções tecnológicas para otimizar o trabalho de gerenciamento de recursos humanos. 

Vale dizer que, hoje, as empresas que mais se destacam no mercado são aquelas em que a valorização de pessoas anda lado a lado com o crescimento do negócio. Isso é fundamental para atrair pessoas que estejam alinhadas à estratégia de crescimento da empresa em um cenário em que profissionais qualificados buscam cada vez mais uma experiência de trabalho mais humana e satisfatória. 

Qual o impacto de uma boa gestão de pessoas na saúde e bem-estar no trabalho?

E, como todo ser humano, os trabalhadores precisam de estímulo para que possam se sentir valorizados e, assim, buscar desempenhar melhor as funções e enxergar novas formas de desenvolver um bom trabalho. 

Uma boa gestão de pessoas produz os seguintes impactos positivos na organização: 

  • Engaja pessoas;
  • Proporciona senso de propósito e pertencimento;
  • Diminui o afastamento por adoecimento em decorrência de estresse e sobrecarga;
  • Estimula a colaboração entre os funcionários; 
  • Incentiva a inovação e a criatividade na rotina de trabalho;
  • Diminui a rotatividade de funcionários;
  • Promove a satisfação entre a equipe;
  • Acompanha a evolução dos trabalhadores;
  • Incentiva boas práticas no ambiente de trabalho;
  • Aumenta a performance dos funcionários.

Vale dizer que, para muitas pessoas, o trabalho vai além de ser uma fonte para subsistência: ele é parte da identidade do indivíduo e tem influência na autoestima do sujeito. Por isso, uma boa gestão de pessoas garante também a manutenção da saúde mental do trabalhador, reduzindo afastamentos e absenteísmo causados por doenças como depressão e ansiedade. 

Promova mais saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

A Sami nasceu para ser sua aliada na saúde, com tratamento proativo e preventivo. Com os nossos planos você tem rede médica de referência e seu próprio Time de Saúde sem susto no bolso.

Com um plano da Sami, você conta com:

  • Time de Saúde: Composto por médico, enfermeiro e coordenador de saúde, uma equipe que te conhece e está sempre a postos para te ajudar no que for preciso. E você escolhe: atendimento presencial ou por telemedicina;
  • Atendimentos de emergência e internação: pronto-socorro adulto e infantil em hospitais de padrão internacional. No caso de internação, você tem opções de quarto individual ou coletivo;
  • Rede credenciada de alto nível: contamos com hospitais como Beneficência Portuguesa, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, laboratórios Lavoisier e muitos outros;
  • Sem reembolsos e coparticipação: você sabe sempre o quanto vai pagar no seu plano;
  • Rede de Hábitos Saudáveis: porque saúde vai muito além dos cuidados clínicos. Nela você conta com o Gympass grátis por tempo limitado, tendo acesso a mais de 9 mil academias e 27 apps de bem-estar, nutrição e meditação, além de sessões com personal trainer, e com outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Com a Sami, você tem muito mais que um plano – e o melhor, cabe tudo no seu bolso! Veja essa simulação que fizemos abaixo:

Quer fazer parte dessa revolução na saúde? Vem pra Sami! Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Referências

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×