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Clima organizacional: o que é e como afeta a saúde dos colaboradores

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O clima organizacional é um assunto cada vez mais comentado hoje em dia, em especial porque as empresas estão investindo mais em valorização de pessoas. Conceitos como a experiência do usuário (UX) e organizações centradas no consumidor fazem parte desse movimento, que deve começar dentro da empresa.

Afinal, os funcionários são a fonte do capital humano, as pessoas que constroem e representam as instituições; ignorar esse fato é um erro que pode afetar os lucros e a produtividade do seu negócio.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar melhor a relação entre clima organizacional e saúde do trabalhador, trazer insights e ideias para engajar o seu time.

Apostar em benefícios como o plano de saúde corporativo é uma boa pedida, por exemplo.

Siga com a leitura e confira mais sugestões. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é clima organizacional?
  2. Clima organizacional e saúde do trabalhador: qual a relação?
  3. Como melhorar o clima organizacional
  4. Como o plano de saúde ajuda no clima organizacional?
  5. A Sami é o melhor plano de saúde para sua empresa

O que é clima organizacional?

Podemos dizer que o clima organizacional é a forma como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho, o que afeta diretamente sua opinião sobre a companhia.

Muitas vezes, comentários sobre o clima organizacional podem ser expressos citando “um ambiente carregado”, “espaço para colaboração” ou “uma energia boa/ruim”. Isso porque o clima tem a ver com a sensação das pessoas em determinado local, sendo impactado por uma série de fatores culturais que norteiam a empresa.

Se os empregados vivem sofrendo cobranças excessivas por metas inatingíveis, num ambiente de alta competitividade e pouco espaço para dar e receber feedback, é provável que o clima organizacional seja percebido de maneira negativa.

Por outro lado, um local que priorize temas como saúde e realização pessoal, oferecendo benefícios, e que incentive a parceria entre as equipes, tende a ser percebido de modo positivo.

Tanto o primeiro quanto o segundo exemplo afetam não apenas os trabalhadores, mas também a impressão deixada aos clientes, fornecedores, investidores e a sociedade em geral.

Daí a importância de trabalhar pela melhoria contínua do clima organizacional.

Clima organizacional e saúde do trabalhador: qual a relação?

Já reparou que clima organizacional e saúde do trabalhador têm tudo a ver?

Pode até não parecer, mas nossa saúde mental e física sofre influência de fatores externos, presentes nos locais que frequentamos. Como a gente passa boa parte do dia no trabalho, é natural que o clima organizacional produza impactos na saúde.

Se a atmosfera é opressora, pouco diversa e que valoriza apenas as entregas de cada funcionário, isso terá reflexos nos relacionamentos e na forma como os colaboradores se sentem.

Aos poucos, será possível reparar na diminuição do envolvimento com os projetos, queda na qualidade das entregas e na produtividade, pois um clima ruim acaba com a motivação das pessoas.

Aumento nos índices de absenteísmo (faltas e atrasos), rotatividade e gastos com recrutamento e seleção também poderão ser observados após algumas semanas ou meses.

A tendência é que os empregados se sintam mais estressados, ansiosos e solitários, sem apoio para solucionar problemas e se considerem pouco eficientes. Por consequência, o risco de adoecimento mental se eleva, com manifestações de sintomas de burnout, depressão, crises de ansiedade e até eventos mais graves, como a síndrome do pânico.

O corpo também pode sofrer com problemas como:

  • Dores de cabeça
  • Palpitações
  • Dores no corpo
  • Cansaço crônico
  • Noites mal dormidas
  • Dificuldades de concentração
  • Problemas de memória
  • Distúrbios digestivos
  • Queda de cabelo
  • Alergias.

Benefícios do clima organizacional positivo

A recíproca também é verdadeira, ou seja, uma percepção positiva melhora a condição de saúde dos trabalhadores.

Quando se sentem valorizados, ouvidos e acolhidos, os colaboradores se tornam mais produtivos, compartilham conhecimentos e dão mais atenção à saúde. Isso evita o desenvolvimento ou agravo de patologias mentais e físicas, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho.

Com menos pressão, sobra tempo para se dedicar a um estilo de vida saudável, investindo na alimentação nutritiva e na realização de atividade física pelo menos uma vez por semana.

Além do mais, os níveis de estresse baixos colaboram para boas noites de sono e melhora no humor, favorecendo uma visão positiva sobre o trabalho e a existência. Esses impactos se manifestam através de indicadores, culminando na queda do absenteísmo e nas taxas de rotatividade.

Para se ter uma ideia, uma análise divulgada pela consultoria global Great Place to Work revelou que o índice de rotatividade é três vezes menor em empresas com bom clima organizacional.

Como melhorar o clima organizacional

Trazer uma percepção positiva ao ambiente de trabalho é uma tarefa desafiadora, mas possível.

Veja, a seguir, 4 dicas práticas que ajudam o time de Recursos Humanos, gestores e lideranças a alcançar esse objetivo.

1. Monitore o clima organizacional

O primeiro passo para fazer qualquer mudança é estabelecer indicadores para medir o progresso das ações.

O clima organizacional não é uma coisa criada ou inserida; ele está presente no dia a dia.

Portanto, faz sentido começar avaliando como anda a percepção dos funcionários, fazendo uso de ferramentas como a pesquisa de clima organizacional. Assim, vai ficar mais fácil identificar quais os pontos fortes e os fracos, dedicando esforços às áreas mais críticas.

Existem opções gratuitas de questionários, como nesta instrução do Sebrae.

2. Abra espaço para feedback

Dar e receber feedback auxilia na adaptação das entregas e na construção de um relacionamento de confiança entre empresa e colaborador.

É importante deixar claro que cada profissional pode se manifestar sempre que achar necessário, e que ele terá retorno sobre ideias, dúvidas e reclamações apresentadas. Pode fazer sentido inclusive implementar avaliações de desempenho mais estruturadas e de mão dupla.

Essa segurança deixa o clima mais leve, evitando fofocas e a sensação de isolamento em relação à equipe.

3. Trace metas atingíveis

Aqui está um fator indispensável para melhorar o clima organizacional: a definição de metas alcançáveis.

Quando a expectativa é muito alta, os empregados tendem a se sentir incapazes, pois não conseguem atingir o que foi proposto dentro do prazo determinado.

É inteligente ajustar as metas periodicamente, a fim de que estejam alinhadas ao momento da empresa, mudanças internas e externas.

4. Adote uma cultura de valorização de pessoas

Se você colocar as pessoas no centro do negócio, verá impacto positivo no clima organizacional.

Ações de fomento à saúde e qualidade de vida no trabalho, por exemplo, demonstram que a companhia se importa com os colaboradores, que eles representam muito mais do que números.

O resultado é uma maior identificação com a empresa e produtividade elevada, fruto desse sentimento de pertencer ao grupo e da gratidão.

Sem contar na melhora da disposição, já que seu time estará mais saudável.

Na prática, isso pode significar investir no treinamento e desenvolvimento do seu time, por exemplo.

Como o plano de saúde ajuda no clima organizacional?

Ter saúde no trabalho é essencial para bons resultados, pois os trabalhadores precisam estar bem para realizar suas atividades com zelo e qualidade.

Nesse contexto, o plano de saúde costuma estar entre os benefícios mais desejados pelos profissionais brasileiros, que não querem depender apenas da saúde pública.

Além de atrair funcionários, o convênio médico agrega outras vantagens competitivas, incluindo um clima organizacional positivo.

Conheça algumas delas abaixo.

Dá mais tranquilidade aos colaboradores

Dispor de um plano de saúde deixa os empregados mais sossegados, pois garante o acesso à assistência em tempo hábil para tratar uma doença. Principalmente se ele tiver dependentes como filhos pequenos e pais idosos.

Contribui para a retenção de talentos

Como o plano de saúde é um benefício atrativo, serve para incentivar os colaboradores a permanecer na empresa.

Desse modo, colabora para diminuir a instabilidade, as taxas de rotatividade e a perda de talentos importantes para o sucesso do negócio.

Auxilia no tratamento de doenças crônicas

A vida sedentária e corrida dos dias atuais tem desencadeado uma série de males crônicos na população.

Nesse cenário, é comum que parte da equipe tenha doenças cardiovasculares, respiratórias ou outras patologias crônicas, que requerem tratamento contínuo.

Com um plano de saúde, essas pessoas podem receber os cuidados de que precisam, evitando crises, agravos à saúde, faltas e queda na produtividade.

Colabora para a prevenção de patologias

Por fim, mas não menos importante, o plano de saúde favorece a adoção de medidas preventivas pelos funcionários.

Assim, as chances de alguém adoecer são reduzidas, com ganhos em horas de trabalho e qualidade das entregas, junto a uma percepção mais positiva a respeito da companhia.

A Sami é o melhor plano de saúde para sua empresa

O melhor plano de saúde para sua empresa é aquele que une bom custo-benefício a uma abordagem preventiva, que vá além dos cuidados clínicos para promover o bem-estar no trabalho.

Se está buscando por esse produto, vem conhecer a Sami.

Nossos clientes dispõem de um Time de Saúde com médico e profissionais de enfermagem para recomendar bons hábitos e tirar qualquer dúvida.

Temos planos de saúde para MEI e PJ a partir de uma pessoa, com atendimento nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preço a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Com eles, sua equipe também terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias e wellness Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar. São adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfullness e terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

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