Início Bem-Estar Estudo aponta os benefícios da atividade física na saúde

Estudo aponta os benefícios da atividade física na saúde

Autor

Data

Categoria

Muitas vezes, os benefícios da atividade física são associados somente às questões estéticas. Por isso, é sempre bom lembrar do quanto a prática regular de exercícios pode ter impacto positivo na nossa qualidade de vida como um todo. 

Se você precisava de um incentivo a mais para começar, confira os detalhes sobre um estudo que mostra como a atividade física pode melhorar problemas como insônia e hipertensão, além de ter reflexos benéficos no humor também. 

Produzido pela Universidade Federal de Goiás, o estudo “Efeito da (in)atividade física nas queixas de insônia, humor e qualidade de vida de pacientes com hipertensão arterial” foi realizado com pacientes hipertensos pertencentes a dois grupos: os que fazem e os que não fazem exercícios físicos. 

Os pesquisadores compararam as queixas de ambos os grupos e que estavam relacionadas a aspectos como humor e insônia. O objetivo era identificar a possível relação entre a qualidade de vida e o nível de atividade física praticada.

Praticantes de atividades físicas têm mais qualidade de vida

Ao todo, o estudo contou com a participação de 71 pessoas com mais de 40 anos – sendo 55 mulheres e 16 homens. Os participantes foram selecionados nas unidades de Saúde e Programas de Atendimento aos pacientes com hipertensão arterial da cidade de Jataí, em Goiás.

Foram  considerados como fisicamente  ativos  os  pacientes  que  praticavam  atividade  física pelo menos 30 minutos por dia e com frequência mínima de três vezes por semana.

Já os pacientes considerados fisicamente inativos foram aqueles  que  não  praticavam nenhuma  atividade  física  regular.

Os resultados obtidos indicaram que os hipertensos que praticavam atividades físicas tiveram mais benefícios relacionados ao bem-estar e à saúde em geral, apresentando redução das queixas apresentadas. 

Consequentemente, as pessoas mais ativas do grupo estudado acabaram tendo mais qualidade de vida devido ao aumento da vitalidade e do bom humor. 

Os benefícios da atividade física na saúde dos hipertensos foi objeto de um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás
Estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás destaca os benefícios da atividade física na saúde dos hipertensos

Outro aspecto importante do estudo é que, apesar  de os pacientes dos dois grupos apresentarem a  pressão  arterial  controlada,  os pesquisadores destacaram que o  grupo fisicamente  ativo apresentou valores  médios da pressão arterial mais próximos  da  normalidade.

O estudo destaca ainda como a atividade física auxilia os pacientes  com  hipertensão  arterial  a apresentarem menos queixas de  insônia e depressão, além de melhorias na vitalidade e na capacidade funcional (quando comparados aos pacientes que não praticavam atividades físicas). 

Além disso, quanto menor a gravidade das queixas de insônia, melhor era o humor e a qualidade de vida apresentadas pelos pacientes.

Mais do que tratar doenças, Sami oferece serviços para promoção da saúde

Exatamente por entender a importância que os benefícios da atividade física podem trazer às pessoas, a Sami se propõe a ir além do que grande parte das operadoras de saúde oferecem.

Tradicionalmente, os planos de saúde têm foco voltado apenas para o tratamento das doenças. Mas há uma diferença muito grande entre “não estar doente” e “ter saúde”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não a mera ausência de doenças ou enfermidades”. 

Pensando nisso, a Sami acredita que é essencial oferecer mais do que serviços assistenciais e cuidados clínicos.

Dessa forma, nossos planos dão acesso não só a médicos, hospitais e laboratórios, mas incluem também a Rede de Hábitos Saudáveis.

A Rede de Hábitos Saudáveis é formada por parceiros que oferecem benefícios adicionais que ajudam nossos membros a elevar a boa forma física e a saúde emocional.

Assim, é possível encontrar diversas opções de serviços online ou presenciais que complementam os cuidados clínicos do Time de Saúde e os serviços realizados pelos nossos Parceiros Clínicos (rede formada pelos profissionais de saúde, laboratórios e hospitais que atendem nossos membros).

A Sami oferece a Rede de Hábitos Saudáveis que oferece serviços que ajudam os nossos membros a aproveitar os benefícios da atividade física na promoção da saúde e do bem-estar.
A Rede de Hábitos Saudáveis da Sami oferece serviços adicionais para promoção da saúde dos nossos membros

A Rede de Hábitos Saudáveis conta com os seguintes parceiros:

Gympass: plataforma de atividades físicas que oferece o acesso a academias, estúdios e aulas presenciais e/ou online. O Gympass está presente em 12 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra, e conta com milhares de academias, estúdios e apps de bem-estar. 

Saiba mais em: O que é o Gympass, benefício que a Sami oferece aos seus membros

Vitalk: empresa especialista em tecnologia para a saúde e que tem como principal objetivo promover o acesso à saúde emocional. A Vitalk desenvolveu soluções para proporcionar uma experiência de cuidado com saúde mental que utiliza tecnologia, base científica e contato humano. O aplicativo de mesmo nome disponibiliza uma ferramenta com eficiência comprovada para diminuir os níveis de estresse, ansiedade, depressão e burnout.

Leia mais: Saiba o que é a Vitalk e conheça mais esse benefício que a Sami oferece

E aí? Gostaria de ter um plano que realmente é de saúde? Então, conheça melhor o que a Sami oferece!

Sami Plano de Saúde Empresarial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

O que é considerada uma doença ou lesão preexistente para o plano de saúde?

Entender o que é doença preexistente e quais condições e lesões são assim classificadas é importante para a contratação de um plano...

Não quero ser o Dr. Diclofenaco. Vamos tratar o que é crucial para sua saúde?

Se você está lendo isso na pandemia, este não é mais um texto sobre Covid-19.  Não é sobre uma...

Empreender arde, mas tudo deve ser celebrado

Nós somos empreendedores, Guilherme e eu. Sempre fomos, desde a faculdade. E gostamos de ser e de estar entre empreendedores. 

Regras para contratação de plano de saúde para MEI

Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) em atividade há mais de seis meses, pode contratar um plano de saúde empresarial para...

Como funciona a carência para parto?

Conhecer as regras quanto à carência do plano de saúde para parto é fundamental antes mesmo da sua contratação. Se você é...
Sami Plano de Saúde Empresarial