Início Plano de Saúde Seguro de vida e plano de saúde: como fazer a melhor escolha?

Seguro de vida e plano de saúde: como fazer a melhor escolha?

Autor

Data

Categoria

Você sabia que ter uma apólice de seguro de vida e plano de saúde são alguns dos maiores desejos dos brasileiros?

De acordo com uma pesquisa realizada pela IESS em parceria com a Vox Populi, realizada em abril de 2021, esses bens ficaram atrás apenas de um imóvel próprio e educação. Porém, na hora de transformar essa vontade em realidade, muitas pessoas têm dúvidas em relação a essas modalidades de assistência e não sabem como escolher.

Continue a leitura e saiba o que deve ser levado em conta para tomar a melhor decisão para você e sua família. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é o plano de saúde?
  2. O que é o seguro de vida?
  3. Qual a diferença entre o plano de saúde e o seguro de vida?
  4. Seguro de vida e plano de saúde: qual devo contratar?
  5. Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!

O que é o plano de saúde?

O plano de saúde é um pacote de serviços oferecido por operadoras de saúde privadas, que disponibilizam redes de atendimento médico aos seus beneficiários. Com isso, a depender da cobertura contratada, o usuário pode passar por consultas de várias especialidades, realizar exames e procedimentos e até mesmo se submeter a cirurgias com internação inclusa, pagando apenas uma mensalidade por mês.

As operadoras de saúde estão sob regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é o órgão responsável por fiscalizar as operadoras de saúde. O tipo de contratação dos planos de saúde e seus serviços assistenciais podem variar de acordo com alguns aspectos: 

Modalidade do plano de saúde – A contratação do plano de saúde pode ser dar de diferentes formas, em modalidades individuais ou coletivas. Seja diretamente com as operadoras, só para você e sua família; por adesão a sindicatos e associações; ou como benefício empresarial. Saiba mais sobre as diferenças de modalidades de plano de saúde

Cobertura do plano de saúde – depende do tipo de contrato, podendo ser de referência ou segmentado. Os planos com cobertura referência são mais completos e oferecem assistência ampla. Já os segmentados podem variar da cobertura mais básica, como a ambulatorial, até à mais completa, como a hospitalar com obstetrícia e odontológica. Saiba mais sobre as coberturas de planos de saúde.

Abrangência do plano de saúde – os contratos variam entre aqueles que são aceitos em todo o território nacional, em um único estado, ou apenas em determinado município. Saiba mais sobre abrangência de plano de saúde.

Por que contratar um plano de saúde?

Além do respaldo de poder buscar por consultas e assistência em uma rede de especialistas, hospitais, clínicas e laboratórios, os motivos para contratação de um plano de saúde são diversos.

Segurança financeira – tendo um plano de saúde, não é preciso se preocupar em arcar com os valores, muitas vezes bem altos e de uma só vez, dos serviços que dispõe. Pagando uma mensalidade fixa, você tem a segurança de poder contar com todos os procedimentos cobertos por contrato. 

Suporte no atendimento – com consultas rápidas e acesso aos canais de atendimento ANS, é possível tirar dúvidas ou resolver problemas com a operadora do plano de saúde.

Respaldo de leis e normas – caso você tenha algum problema com a operadora do plano de saúde (como falta de acesso a serviços previstos no rol de cobertura), as regulamentações da ANS garantem que sua questão seja resolvida rapidamente. Isso evita processos administrativos e judiciais. 

O que é o seguro de vida?

O seguro de vida é um produto oferecido por seguradoras com o objetivo de trazer proteção financeira. Com esse bem, o beneficiário e sua família podem ter mais tranquilidade para manter seu padrão de vida mesmo em situações imprevistas, que afetam diretamente a renda familiar. E isso não se refere somente a casos de falecimento do segurado, mas também a outros tipos de necessidade. Por exemplo:

  • Internações hospitalares;
  • Reembolso de despesas médicas;
  • Afastamento médico por doenças graves;
  • Auxílio ou assistência funerária;
  • Indenizações por invalidez ou incapacidade temporária.

Dependendo do tipo de seguro de vida contratado, é possível garantir também a cobertura de despesas educacionais, quitação de dívidas, seguro habitacional e outros auxílios. Assim como os planos de saúde, o seguro de vida também é regulado por um órgão governamental. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é a responsável por fiscalizar seguradoras e definir as normas de cobertura oferecidas. 

Por que contratar um seguro de vida?

Muitas pessoas fogem dos seguros de vida por medo ou por acreditarem que não são necessários. No entanto, além da segurança financeira que permite resgatar o dinheiro em diversos casos, existem outros pontos favoráveis na contratação do seguro de vida:  

  • Facilidade de acesso à indenização;
  • Isenção de Imposto de Renda.

Em momentos delicados, lidar com burocracias é muito desgastante e passa-se muito tempo tentando contorná-las para conseguir fazer transações financeiras. Portanto, o artigo 794 do Código Civil, por caráter emergencial, dita que o seguro de vida não é considerado herança e sua indenização é recebida pela família com agilidade.

Qual a diferença entre o plano de saúde e o seguro de vida?

Agora que você sabe mais sobre essas duas opções e como elas podem ser utilizadas por você e sua família, já deve ter percebido que o seguro de vida e plano de saúde são bem distintos e servem para situações diferentes

Enquanto o plano de saúde é um serviço que você busca para ter a possibilidade de utilizar sempre que precisar, o seguro de vida é uma forma de amparo em situações de emergência. Apesar do pagamento de ambos ser feito por mensalidade, você tem acesso aos produtos do plano de saúde logo após o período de carência. No caso do seguro de vida, na maioria dos contratos, ele é acionado em caso de morte ou problemas graves de saúde do assegurado.

Seguro de vida e plano de saúde: qual devo contratar?

Na hora de escolher entre contratar um seguro de vida ou plano de saúde, é importante lembrar que eles oferecem tipos de cobertura diferentes e entender qual sua necessidade. 

A verdade é que são serviços complementares: com um seguro de vida, você garante sua segurança financeira e de sua família se – e quando – algo acontecer. Além disso, você ainda tem acesso a alguns respaldos relacionados à saúde, que podem ser bem úteis. Já com um plano de saúde, você tem a garantia de poder contar com atendimento e suporte médico a qualquer momento, seja em uma emergência ou em um check-up de rotina.

Caso seja possível, inclua em seu planejamento a contratação de um seguro de vida e plano de saúde para que você e sua família tenham suporte em diferentes momentos.

Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Referências

  • https://www.iess.org.br/publicacao/blog/satisfacao-com-planos-de-saude-esta-apoiada-no-uso-dos-servicos-assistenciais;
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm#indice;
  • http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/seguros/seguro-de-pessoas;
  • https://fenasaude.org.br/estatisticas/beneficiarios.html
  • https://www.iess.org.br/publicacao/blog/plano-de-saude-e-3deg-maior-desejo-do-brasileiro
  • https://iess.org.br/biblioteca/pesquisa-iess-1/pesquisa-iess/pesquisa-iess-2021
  • http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/48-planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/perguntas-frequentes/750-central-de-atendimento-o-que-o-seu-plano-deve-cobrir.
Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×