Início Saúde Avaliação de desempenho: como fazer promovendo a saúde mental?

Avaliação de desempenho: como fazer promovendo a saúde mental?

Autor

Data

Categoria

Para o setor dos Recursos Humanos, a saúde dos colaboradores é de total importância. No entanto, nos últimos dois anos, muito por conta da pandemia que enfrentamos pela Covid-19, essa preocupação se tornou ainda maior.

Para se ter uma ideia, desde 2017, transtornos mentais e comportamentais já era a maior causa de afastamentos do mundo corporativo, de acordo com o Boletim sobre Benefícios por Incapacidade.

A ansiedade e depressão se tornaram a terceira maior causa de afastamento, correspondendo a 9% do número de concessões de auxílio doença. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses transtornos são os grandes responsáveis pela perda da produtividade entre os colaboradores.

Principalmente em tempos de incertezas, como a pandemia, a depressão e a ansiedade se intensificaram. Em um estudo realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, sintomas de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático estavam presentes em, pelo menos, 92% dos 2.624 participantes que auxiliaram na pesquisa em 2021.

Por isso, garantir a saúde mental dos colaboradores vem se tornando uma tarefa cada vez mais importante, urgente e árdua. Uma vez que quando a saúde mental do trabalhador é afetada, toda empresa sofre as consequências. Mas como fazer uma boa avaliação de desempenho dos colaboradores e promover a saúde mental e a qualidade de vida no trabalho?

É sobre isso que vamos falar. Veja os tópicos deste conteúdo abaixo:

  1. O que é uma avaliação de desempenho e qual a sua importância?
  2. Como ela pode afetar a saúde mental e a qualidade de vida dos colaboradores?
  3. Como o RH pode apoiar nesse processo?
  4. Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é uma avaliação de desempenho e qual a sua importância?

Como uma ferramenta, a avaliação do desempenho é uma proposta do RH para analisar a equipe ou um indivíduo dentro e fora do ambiente de trabalho. É por meio dela que é possível avaliar competências e comportamentos, bem como saber se os mesmos estão alinhados com a missão da empresa.

Por meio dela, também é possível verificar se o método de trabalho utilizado, por exemplo, está adequado para aquela equipe ou colaborador.

A sua importância se dá pela avaliação dos diversos resultados, por exemplo: com a avaliação de desempenho é possível trazer dados precisos para o RH. É possível avaliar a evolução de uma equipe ou colaborador individualmente analisando sua trajetória dentro da empresa. Além disso, é possível traçar um perfil ideal alinhado com a cultura da organização.

Outro ponto importante a ser observado é que a avaliação do desempenho identifica pontos de melhoria de cada colaborador. Por meio da ferramenta, é possível observar os pontos fortes e fracos de cada perfil e montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). É possível identificar um colaborador que está se destacando e motivá-lo ainda mais com algum tipo de promoção e feedback, assim, aumenta, ainda, o resultado satisfatório da empresa.

O diálogo entre o colaborador e o líder também se torna mais fácil e leve pela avaliação do desempenho, pois melhora os entendimentos dos objetivos e preocupações pessoais, tornando a parceria mais transparente.

Como ela pode afetar a saúde mental e a qualidade de vida dos colaboradores?

Para os colaboradores é de fundamental importância saber se está fazendo algo essencial para a empresa progredir, ou seja: se sentir parte de um todo. Portanto, a avaliação dos seus gestores é importante para o colaborador.

Para isso, levar feedbacks para os empregados é fundamental para guiá-los e direcioná-los nas próximas tomadas de decisões. O feedback ou a avaliação do gestor é uma ferramenta poderosa dentro de um ambiente corporativo.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa feita pela Hubspot, 43% dos funcionários que recebem feedbacks semanais são mais engajados se comparados aos que não recebem com frequência. Ainda sobre a pesquisa, quase 80% dos funcionários disseram que a cultura do feedback constante traz mais gás e produtividade para desempenhar as funções.

No entanto, é importante estar atento à qualidade da avaliação e o quanto ela pode impactar na saúde mental dos colaboradores. Feedbacks negativos quando mal feitos podem trazer malefícios.

Gestores pouco abertos a sugestões e que não têm trocas com a equipe de nada adianta trazer feedbacks e estar em dia com a avaliação de desempenho. Ao não ouvir o lado do colaborador, o ambiente de trabalho se torna hostil.

Sem contar que esse tipo de postura afasta os colaboradores da cultura da empresa, bem como se sentem inseguros e não suficientes dentro das organizações.

Então, como cuidar da saúde mental e qualidade de vida dos profissionais e, assim, manter um bom desempenho corporativo?

Como o RH pode apoiar nesse processo?

Cultivar uma boa relação entre a equipe e seus líderes é a receita fundamental para um bom ambiente de trabalho. Para isso, é possível usar vários métodos de avaliação de desempenho, inclusive investindo em tecnologias de People Analytics.

Além disso, é importante investir na saúde mental dos colaboradores. Oferecer benefícios que aliviam o estresse e a tensão, bem como se posicionar abertamente para recebê-los e ouvi-los. Por isso, inserir práticas que promovem a saúde mental pode ser um bom início: ginástica laboral, massagens de relaxamento, descontrações, terapias, entre outras atividades que aliviam o clima.

Além disso, a atividade física é fundamental para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Portanto, que tal promover a saúde física? Vales para academias, como Gympass, estimular a prática de exercícios físicos, promover alongamentos antes do trabalho começar e por aí vai.

Usar a tecnologia a favor da saúde mental também é um bom ponto. Que tal sugerir aplicativos que indiquem os níveis de ansiedade e tensão? Sempre que os marcadores apontarem algo extremo, sugira parar para descansar e relaxar.

Desestimule as panelinhas e incentive a interação entre as equipes. O isolamento pode prejudicar a interação entre os colaboradores e isso pode prejudicar a saúde mental de cada um. Happy Hours são ideias para juntar toda a equipe e promover um clima descontraído e agradável.

Para ir além dos limites físicos do escritório, que tal oferecer psicoterapia? Garantir que seus funcionários tenham acesso a acompanhamento psicológico mostra a importância da qualidade de vida e bem-estar do colaborador para a sua empresa. 

Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×