Início Saúde O que é o perfect timing e como pode ajudar no seu...

O que é o perfect timing e como pode ajudar no seu dia-a-dia?

Autor

Data

Categoria

Escolher o perfect timing para cada ação vai ajudar muito na gestão do seu tempo.

Simplesmente porque essa expressão se refere ao melhor momento, aquele em que estamos com capacidade máxima para determinadas atividades.

Esse aprendizado vai permitir a você organizar melhor a agenda, você sendo empreendedor ou colaborador de um negócio, conseguindo executar as tarefas com qualidade, em menos tempo.

Ou seja, alcançando maior eficiência e produtividade no seu dia a dia.

Então, será o fim das reclamações de que o dia deveria ter mais horas para você dar conta do negócio, da saúde, da vida pessoal e momentos de descanso.

Avance na leitura para conhecer o conceito por trás do perfect timing, dicas para planejar sua rotina e dar aquele up na qualidade de vida.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é o perfect timing?
  2. Como o fator tempo afeta sua vida e trabalho
  3. Impactos do perfect timing na sua rotina
  4. Dicas de perfect timing para o trabalho
  5. Dedique tempo para sua saúde e bem-estar
  6. Sami tem o plano ideal para organizar suas rotinas de saúde

O que é o perfect timing?

Perfect timing é uma expressão emprestada do inglês que pode ser traduzida como o momento perfeito ou ideal para algo ser feito ou acontecer.

O termo também foi empregado por Daniel H. Pink no livro “When: The Scientific Secrets of Perfect Timing“, dando nome a um conceito que exalta a importância de saber quando uma tarefa será executada da melhor forma possível.

Foi assim que perfect timing ganhou um significado único no mundo dos negócios, tornando-se uma ferramenta poderosa para profissionais e empreendedores que desejam otimizar o tempo disponível.

Porque, como você já deve ter ouvido falar, ser produtivo não tem a ver com trabalhar muitas horas por dia e, sim, com obter um bom desempenho durante as horas de trabalho.

E o segredo disso é fazer render o período que dedicamos a cada atividade diária.

Para tanto, é preciso compreender nossos picos de concentração e criatividade para planejar as tarefas de acordo com essa disposição e com os objetivos.

Nesse contexto, Pink usou dados de pesquisas para dar conselhos sobre uma série de atividades – desde o horário ideal para aproveitar o efeito estimulante do café até o período certo para realizar tarefas que exigem muita atenção, como montar uma planilha de fluxo de caixa.

Como o fator tempo afeta sua vida e trabalho

Tempo é um recurso valioso que, uma vez gasto, não pode ser recuperado.

Todos sabemos disso, mas a verdade é que muito do tempo de trabalho acaba sendo consumido por questões supérfluas, urgências que nem deveriam existir e distrações como horas gastas rolando a timeline das redes sociais.

Quando não estabelecemos momentos, limites e propósitos claros para as atividades, a tendência é o desperdício de tempo.

E, na maior parte das vezes, desperdício de dinheiro, de disposição ou até mesmo da nossa saúde, que fica comprometida porque, aparentemente, não temos tempo para relaxar ou fazer um checkup anual.

Veja, a seguir, 5 efeitos negativos que resultam do mau uso do tempo.

Exige jornadas mais extensas

O mau uso do tempo é um empecilho na vida de que qualquer pessoa, mas ele é especialmente pronunciado na rotina de empreendedores.

A gente sabe que empreender requer mais horas de trabalho, principalmente no começo da jornada à frente do próprio negócio.

Porém, se você anda trabalhando mais de 10 ou 12 horas todos os dias, está na hora de se perguntar o porquê disso.

Será que esse tempo está mesmo sendo dedicado à empresa, ou há diversos períodos ociosos ao longo da jornada?

Essa avaliação é relevante porque dá pistas sobre a falta de gestão do tempo, má distribuição das tarefas ou necessidade de gerenciamento delas.

Eleva o nível de estresse

Lidar com o estresse, seja no seu trabalho ou na rotina como empreendedor, não é nada fácil.

Para esse segundo grupo, inclusive, há uma carga de responsabilidade pelo sucesso do negócio, conquista e fidelização de clientes e investidores, gerenciamento da equipe e outras inúmeras atividades.

Nos dois casos, a tensão fica ainda maior se o tempo disponível for mau empregado, pois tanto o empresário quanto o colaborador individual terá a impressão de que não vai conseguir entregar o prometido aos clientes no prazo combinado.

Sem falar na sobrecarga proveniente do retrabalho caso o produto ou serviço não seja finalizado com a qualidade necessária.

Influencia a imagem profissional ou institucional

Deixar de administrar o tempo acaba afetando a pontualidade e a qualidade das entregas, o que prejudica a imagem do profissional ou do negócio diante de clientes, parceiros e investidores, no caso das empresas, ou de colegas e gestores, no caso de funcionários.

Em médio e longo prazo, essa dinâmica pode resultar em perdas irreparáveis para o negócio ou para o seu salário, ameaçando a sobrevivência da empresa ou da sua progressão de carreira em um mercado tão competitivo quanto o atual.

Reduz o período dedicado à família e amigos

Considerando as perdas intangíveis, podemos destacar o sacrifício de momentos divertidos com os familiares e amigos, que é uma consequência das jornadas de trabalho extensas.

Diminui a qualidade de vida

A falta de gestão do tempo ameaça a qualidade de vida, tanto no trabalho quanto na área pessoal.

Aos poucos, o profissional vai deixando de lado os relacionamentos e a própria saúde em prol da dedicação ao trabalho.

Impactos do perfect timing na sua rotina

Quem aprende a usar o tempo com sabedoria desfruta de uma série de vantagens.

Comentamos algumas delas abaixo.

Maior produtividade

Embora seja comum associar produtividade ao trabalho, o ganho alcança tanto a esfera profissional como a pessoal.

Realizando as tarefas no perfect timing, você as fará melhor e mais rapidamente.

Aumento nos lucros ou mais promoções

Elevar a quantidade e a qualidade das entregas tem efeito positivo sobre os lucros ou sobre sua progressão na carreira.

Daí a necessidade de investir na gestão do tempo e aplicação de instrumentos que facilitam esse gerenciamento, como o perfect timing.

Menor desgaste físico e mental

O uso da ferramenta também evita que você tenha de investir muito tempo e energia para atingir os objetivos, pois essa tarefa ficará mais simples.

Assim, não será preciso se esforçar muito durante o dia, o que ajuda a preservar a saúde física e mental, além de aumentar a disposição para os momentos de lazer.

Ou seja, você terá mais tempo e energia para dedicar aos seus entes queridos e às atividades que te dão prazer.

Relacionamentos mais saudáveis

Por sermos seres sociais, precisamos manter relações de diversos tipos para ter uma vida plena e feliz.

Mas construir e cultivar relacionamentos exige tempo, pois é necessário conhecer a outra pessoa de forma profunda para criar laços sólidos e duradouros.

Bem como vivenciar momentos diferentes para aumentar a intimidade.

Por isso, o fator tempo é crítico quando se fala em qualidade das relações e ter maior disponibilidade desse recurso contribui para formar e manter laços saudáveis.

Dicas de perfect timing para o trabalho

Agora que você conhece esse conceito, que tal adotar alguns insights para ter mais eficiência no trabalho?

Acompanhe, a seguir, 4 dicas inspiradas nesta entrevista (em inglês) com Daniel H. Pink.

Saiba qual o seu cronotipo

Os picos de energia e cansaço não são os mesmos para todas as pessoas, pois sofrem influência do cronotipo, que é a forma como nosso ciclo fisiológico se manifesta por meio do comportamento.

Quem sente mais disposição logo cedo tem cronotipo matutino, enquanto quem produz mais à noite tem cronotipo vespertino.

Há, ainda, indivíduos com cronotipo intermediário, que têm maior rendimento no em períodos como final da manhã, à tarde ou início da noite.

Para conhecer o seu cronotipo, você pode fazer um teste online, como este oferecido pelo Instituto do Sono.

Distribua as tarefas com inteligência

Além do cronotipo, vale entender que nossa disposição sofre oscilações durante o dia, funcionando basicamente em 3 estágios: um pico, uma depressão, uma recuperação.

Quem tem cronotipo matutino vivencia os períodos exatamente nessa ordem, e quem tem cronotipo vespertino extremo vivencia na ordem inversa.

Com essas informações em mãos, faça o possível para concentrar as tarefas analíticas durante o seu pico, que é o momento em que se consegue o maior nível de concentração.

O pico também é a hora ideal para tomar decisões e negociar, já que nosso humor tende a estar melhor.

Para não desperdiçar tempo, use o momento de queda na energia para fazer as atividades administrativas, que são mais simples e não pedem análise.

E deixe as tarefas criativas para a recuperação, quando sua mente estará menos inibida.

Aproveite melhor os alimentos

Sabia que a dieta tem impactos na produtividade?

Consumir alimentos leves, por exemplo, é o ideal para facilitar a digestão e diminuir a sonolência depois do almoço.

Se quiser desfrutar do potencial estimulante do café, experimente tomar uma xícara somente 1 hora depois de acordar.

Faça pausas

Sempre que se sentir cansado ou disperso, tire 10 minutos para dar uma volta, tomar um cafezinho ou conversar com sua equipe.

As pausas são importantes para descansar a mente e recuperar a capacidade de concentração.

Dedique tempo para sua saúde e bem-estar

O cuidado com a saúde é fundamental para potencializar o desempenho no trabalho, pois um corpo e uma mente saudáveis produzem mais e melhor.

Portanto, vale a pena incluir uma dieta nutritiva, exercício físico e boas noites de sono na sua rotina, assim como acompanhamento clínico preventivo.

Com um plano de saúde completo, você terá suporte para alcançar essa meta, preservando o bem-estar sem prejudicar os resultados do seu negócio.

Com a Sami, você tem acesso aos aplicativos do Gympass de academias, exercícios e bem-estar. Conheça um pouco mais sobre os aplicativos disponíveis clicando aqui!

Sami tem o plano ideal para organizar suas rotinas de saúde

Aqui na Sami, você tem seu próprio Time de Saúde, com médico e profissionais de enfermagem para te ajudar a construir hábitos saudáveis, tirar dúvidas e otimizar a marcação de consultas e exames.

E o melhor: com qualidade e preço justo.

Nossos planos são para MEI, pequenos e médios empresários a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Clique no botão abaixo e peça uma cotação sem compromisso.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×