Início Saúde Qual a importância da motivação para o empreendedor?

Qual a importância da motivação para o empreendedor?

Autor

Data

Categoria

Sabemos que para empreender é preciso ter muito jogo de cintura e malabares. É necessário ter a ideia, planejar, executar, fazer a gestão e manter. São tantos aspectos que cansa só de pensar. Portanto, para ter sucesso nos negócios sem abrir mão da qualidade de vida, não é preciso nenhuma fórmula mágica, mas sim motivação.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

A motivação é a chave para atravessar os obstáculos, que, ainda mais em períodos de crise que enfrentamos, são muitos. Você sabia que um terço das empresas criadas no Brasil, fecha com uma média de dois anos, de acordo com uma pesquisa da Sebrae?

Para não fazer parte dessa estatística, a motivação é um dos principais fatores de empresas bem-sucedidas, tanto com as perspectivas futuras quanto a vontade de alcançar novos desafios.

Vamos entender melhor sobre o tema? Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. Qual a importância da motivação para o empreendedor?
  2. A diferença entre empreender e administrar
  3. Como ser um empreendedor motivado?
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

Qual a importância da motivação para o empreendedor?

O que te levou a empreender? Entre os principais motivos, estão: falta de oportunidade e necessidade. Em uma pesquisa realizada pela SEBRAE, o número de novos negócios no Brasil está acima de outros países.

Além disso, a pesquisa também aponta que cerca de 90% dos empreendedores têm dificuldades de encontrar trabalho, e que precisam de motivação acima do normal para continuar na disputa pelo topo.

Já conheceu pessoas com ideias incríveis, mas que não foram para a frente? Provavelmente por falta de motivação. A falta dela é um dos principais motivos para que empresas que tinham tudo para ter sucesso fecharem antes dos cinco anos de atividade.

A motivação, de acordo com o dicionário, é o processo que dá origem a uma ação constante. E empreender é isso: constância. É compreender cada passo, mesmo que lento, encontrando e consertando erros. A motivação passa a ser o guia para seguir em frente.

Em casos de empregados em regime de CLT, a motivação é o salário no fim do mês, que é certo de cair na conta. Já para o empreendedor, qual a motivação? Realizar seu sonho, seguir constantemente para não falir os negócios, sobreviver a pressão diária de manter o sucesso da organização…

Empreender é estar diante dos riscos e saber passar por eles. Não se deixar levar pelo pessimismo e navegar na onda das revoluções tecnológicas. Um bom líder se mantém motivado para contaminar a equipe com pensamentos positivos e constantes para lutar pelos objetivos da empresa.

A diferença entre empreender e administrar

Parecem a mesma coisa, afinal a administração também está inclusa no perfil empreender. Mas elas se diferem: o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem.

Para isso, ele encontra soluções onde aparentemente não existe e motiva a equipe a seguir pelo caminho certo. A motivação constante é a mola que empurra a empresa para o sucesso. É ela quem mantém o empreendedor enxergando além das dificuldades e focado no objetivo.

Um empreendedor sem motivação é apenas um administrador. É o empreendedor que é o responsável pelo projeto final, sendo um caso de sucesso ou fracasso.

Grande parte da motivação da equipe está no líder. Sem ele, a equipe perde a vontade de realizar as ações do negócio, o que gera um fracasso coletivo. A motivação do empreendedor traz um efeito dominó na produtividade da empresa.

Como ser um empreendedor motivado?

Manter a constância da motivação não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, exige esforço e treinamento. Treinar a mente para ver o entusiasmo mesmo quando as coisas não vão bem é o diferencial.

Afinal, manter o foco apenas no que pode não dar certo não é a solução para nada, só causa estresse, raiva e preocupação excessiva. Além do esgotamento mental e físico, pode trazer consequências negativas para o seu negócio. Então, como manter a motivação?

Saiba a sua meta. Não traçar um objetivo te faz perder tempo. Trace objetivos diários, médios e de longo prazo para alcançar alguma meta e, só assim, saber se conseguiu. Saber onde está caminhando e como faz para atingir o objetivo é o segredo para manter a motivação.

É como escalar uma montanha: ter tudo planejado, contar com as adversidades e aceitar as ajudas que poderão chegar. Mas se mantenha sempre focado ao chegar no topo.

Sua meta precisa estar sempre presente no seu dia a dia, assim você consegue traçar melhor os caminhos, mudá-los e realizar pequenos passos. Não tenha pressa, aos poucos, você garante a energia necessária para continuar.

Deixe o pessimismo de lado. Qual empreendedor quase não desistiu? É difícil ser positivo sempre, principalmente em meio a furacões. Se sentir frustrado por um erro ou meta não alcançada é normal, mas ainda é crucial manter uma atitude positiva para continuar.

O otimismo não é um conto de fadas, é andar em paralelo com a realidade, analisando problemas e com confiança de que você os resolverá, mas sem esgotar toda a sua energia.

Esteja aberto a mudanças. Mesmo que fiquemos com o pé atrás com as mudanças, elas são necessárias. Elas nos tiram da zona de conforto e nos fazem caminhar para outro planejamento, que pode ser muito melhor que o anterior.

As mudanças precisam ser vistas como conquistas, afinal, você precisa se lembrar da razão pela qual escolheu se tornar empreendedor.

Colha feedbacks. Seus clientes são a fonte do seu crescimento. Portanto, a opinião deles é crucial para seguir adiante. Transforme feedbacks ruins em pontos positivos, melhore a cada crítica. Esteja aberto para as críticas e sugestões de seus clientes, e também de colaboradores.

Valorize o dia-a-dia. É difícil levantar da cama quando não se tem algo de valor para agregar. Por isso, valorize o seu dia a dia e todo o passo que dá. Considere as mudanças que precisou passar, os obstáculos a percorrer e o que foi necessário para chegar onde está.

Motive seus colaboradores. Para ter sucesso no seu empreendimento, seus colaboradores precisam estar motivados também. Afinal, são eles que vão resolver as demandas do dia a dia e continuar a marca. Crie um ambiente organizacional favorável. Ofereça mais que apenas o salário. Esteja motivado para motivar e seja um líder e não um chefe, que apenas ordena.

A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem o apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias e wellness Gympass, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×