Início Bem-Estar Hábitos saudáveis: mais simples e benéficos do que você imagina

Hábitos saudáveis: mais simples e benéficos do que você imagina

Autor

Data

Categoria

Em algum momento recente, é possível que você já tenha pensado em promover uma mudança de hábitos em busca de uma vida mais saudável. E, nesse mesmo momento, talvez tenha relacionado essas mudanças a atividades físicas radicais ou dietas restritivas, ficando rapidamente desestimulado a começar mudanças na sua rotina.

Temos algo para te falar hoje: não desanime de novo! Aqui, iremos abordar alguns comportamentos tão simples quanto benéficos, que, sem dúvidas, trazem excelentes benefícios à sua saúde.

“É importante lembrar que saúde é mais do que a ausência de doenças: significa estar bem para encarar os desafios da vida. E isso envolve o bem-estar físico, mental e emocional, por exemplo”, afirma Dr. Vitor Asseituno, médico-fundador e presidente da Sami. 

Desta vez você não está sozinho nesse início de caminhada. Vem com a gente e descubra a importância que os hábitos saudáveis têm na nossa saúde e o porquê eles são fundamentais.

  1. Hábitos saudáveis e qualidade de vida: qual a ligação?
  2. Quais hábitos alimentares saudáveis adotar na dieta?
  3. O que é e como melhorar a qualidade de vida?
  4. Bônus: saiba como manter os novos hábitos

Hábitos saudáveis e qualidade de vida: qual a ligação?

A preocupação com a qualidade de vida tem ganhado força nos últimos anos, principalmente após a pandemia da Covid-19. Forçados a desacelerar o ritmo e entender que nada está sob controle, aliados a fatores de insegurança, fez com que muitas pessoas dessem um passo para trás no quesito correria diária.

O que antes era feito como rotina robótica, hoje ganhou uma nova importância: dormir corretamente, comer bem, ser saudável, praticar exercícios físicos e cuidar da promoção da saúde. Quantas vezes você não repetiu um hábito diário ruim para a sua saúde? Acordou, mal tomou café, foi trabalhar para chegar em casa e finalmente dormir (quando dorme)…

Segundo a pesquisa Covid Era Fitness Consumer 2020, 68% da população americana diz que passou a ter mais cuidado com a saúde. Já 59% disseram que passaram a se alimentar de maneira mais saudável que antes da pandemia.

Com a busca por hábitos mais saudáveis, a qualidade de vida fica ainda melhor. Ao dormir o necessário para o corpo se restabelecer, nos sentimos mais descansados e ativos para enfrentar o dia, enquanto o contrário nos enfraquece, diminuindo, inclusive, a imunidade. Além disso, uma boa alimentação traz diversos benefícios para o organismo: melhora na imunidade, perda de peso saudável, regulação do colesterol, entre outros.

Quais hábitos alimentares saudáveis adotar na dieta?

Existem alguns mandamentos essenciais para uma boa alimentação. Para isso, fundamentamos nossas dicas no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Veja abaixo:

  1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras;
  2. Reduza a quantidade de sal;
  3. Modere no açúcar;
  4. Diminua o consumo de gordura;
  5. Beba mais água

O que é e como melhorar a qualidade de vida?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a qualidade de vida pode ser definida como a percepção do indivíduo em relação a sua vida dentro de um contexto cultural e em relação às suas expectativas.

A qualidade de vida envolve o bem-estar, a saúde física, mental e emocional, relacionamentos sociais, como família, afetivos e amigos, bem como a educação. Se você deseja melhorar a sua qualidade de vida, além das dicas dadas acima, selecionamos quatro atitudes para você trazer mais bem-estar a si próprio, como:

1. Passe mais tempo em contato com a natureza 

Muitos estudos têm comprovado que o contato com a natureza é muito positivo para o ser humano, ajudando na redução do estresse e até mesmo na tomada de decisões menos impulsivas.

“Trocar a bicicleta ergométrica na academia por uma pedalada no parque pode ser uma boa forma de fazer isso, por exemplo”, explica Vitor. Para quem não tiver muito tempo, simplesmente parar para apreciar um vaso de plantas por alguns minutos já pode fazer a diferença, de acordo com um estudo publicado no Journal of Positive Psychology em 2016. 

2. Faça questão de uma boa noite de sono

“Dormir bem é fundamental para a saúde e sua privação pode aumentar o risco de problemas sérios como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e depressão”, afirma Vitor. “Uma boa forma de proteger a qualidade do sono é criando o hábito de trocar o celular por um livro antes de dormir: tentar adormecer olhando para uma tela afeta diretamente os níveis do hormônio melatonina, responsável pela indução à sonolência”. 

Dormir bem é um hábito que ajuda na manutenção da saúde, diminuindo o risco de problemas cardíacos e depressão

3. Movimente-se mais

Alguns estudos têm revelado vez após vez que ter um estilo de vida sedentário aumenta o risco de mortalidade prematura associada a diversos tipos de doenças. Assim, manter-se em movimento é um dos hábitos mais saudáveis que podemos cultivar no cotidiano.

“Com tantas empresas adotando o home office, é ainda mais urgente incluir alguma atividade física na rotina, já que não estamos nem mesmo fazendo possíveis caminhadas até o metrô ou o estacionamento”, explica Vitor.  “Se a pessoa passa longos períodos sentada, vale pelo menos programar no celular pausas de 5 minutos a cada hora para se levantar e caminhar um pouco pela casa”, completa.

Fazer pequenas caminhadas é um hábito simples, mas que traz efeitos benéficos para sua saúde

4. Entenda o que significa comer bem

“Muitas pessoas ainda associam a boa alimentação a dietas restritivas, e esse é um grande erro. Comer bem significa, basicamente, ter uma alimentação variada e rica em nutrientes de que seu corpo precisa. Uma maneira simples de fazer isso é ingerindo mais alimentos integrais, como vegetais, frutas, legumes, nozes, sementes e grãos inteiros, e diminuindo o consumo de produtos com elevado teor de açúcar ou sódio”, explica Vitor. 

Ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes também é um hábito importante para manter a saúde

Bônus: saiba como manter os novos hábitos

Apesar da animação inicial, apenas uma parcela das pessoas continua cumprindo suas promessas de Ano-Novo a longo prazo. O segredo pode estar na forma como esses objetivos estão sendo definidos.  “Estudos mostram que somos mais propensos a nos manter firmes em resoluções que envolvam criar novos hábitos em vez de simplesmente abandonar os antigos”, explica Vitor. 

Além disso, o médico indica usar a metodologia SMART para ajudar a construir esses novos hábitos. Criada em 1981, a metodologia baseia-se em critérios específicos para definir objetivos. “O acrônimo SMART se refere às palavras em inglês que caracterizam como os objetivos precisam ser: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e tangíveis. Assim, em vez de prometer que irá se exercitar mais, o que é algo muito aberto, a pessoa pode definir que irá praticar ioga duas vezes por semana”, exemplifica. 

Aqui na Sami, a gente entende que ter Saúde é estar bem para encarar os desafios da vida. Por isso, fomos além dos planos de saúde tradicionais e oferecemos soluções integradas para que nossos membros sejam tratados por inteiro.  Agora que você já sabe como estabelecer hábitos mais saudáveis no dia a dia, veja também o que a Sami oferece para que você tenha um cuidado completo!

Agora que você já sabe como estabelecer hábitos mais saudáveis no dia a dia, veja também o que a Sami oferece para que você tenha um cuidado completo!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×