Início Saúde A importância da resiliência para o empreendedorismo

A importância da resiliência para o empreendedorismo

Autor

Data

Categoria

Vamos dar um passo para trás: o que é preciso para ser empreendedor? Alguns diriam que ter força de vontade, outros que ter uma ideia já basta ou determinação. De fato, ser empreendedor abrange muitas características, entre elas o conhecimento, habilidades e comprometimento.

No entanto, existe uma característica que pode ser fundamental para ser bem-sucedido nos negócios. Ela faz parte de um estilo de vida, portanto é muito mais que apenas um adjetivo. Ela norteia todas as tomadas de decisão, desde simples às complexas, dentro ou fora do mundo corporativo.

Existem características comportamentais que determinam o comportamento de uma pessoa em relação a qualquer situação, como empatia, paciência, criatividade e humildade. Porém existe uma que pode ser uma das mais importantes quando temos em foco empreender com qualidade de vida: a resiliência.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Vamos entender mais sobre o tema? Veja os tópicos que vamos abordar neste texto:

  1. O que é resiliência?
  2. Qual a importância da resiliência para empreendedores?
  3. Você é resiliente? Como desenvolver resiliência?
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida de você por inteiro

O que é resiliência?

Resiliência é a capacidade de reagir positivamente e superar adversidades que acontecem por aí. Já não é desconhecido que a vida do empreendedor não é tarefa fácil. Para se ter uma ideia, aproximadamente 62% das 733 mil empresas que abriram as portas em 2010, cinco anos depois, já tinham fechado as portas, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os motivos que levaram à falência, dificuldades financeiras, estratégias malsucedidas e imprevistos estavam entre eles. Deve ser muito difícil, e cansativo, não ter retorno sobre os investimentos realizados, mesmo com tempo de colaboração e esforço. O que pode gerar uma desmotivação e logo depois uma desistência.

Levantar a cada tropeço buscando alguma nova atitude e oportunidade é uma das características de pessoas resilientes. Um empreendedor resiliente responde de modo mais consistente aos desafios e reage com equilíbrio às situações.

Ela é necessária em dois momentos importantes e que todo empreendedor passa: encarar a pressão do dia a dia e do mercado e momentos difíceis que envolvem crises e acidentes. É a característica que mais está sendo buscada no empreendedorismo. Afinal, quem não confia em alguém que, mesmo passando por dificuldades, consegue ter sabedoria e criatividade para resolvê-las com calma?

Ser um empreendedor resiliente é ser quem identifica problemas e consegue tomar decisões rápidas, sem sufocar a sua equipe. E mais: controla sua emoção e é um profissional flexível. É muito mais fácil ceder ao impulso de desistir quando os planos não saem como o esperado, mas é difícil assumir os próprios erros e ter maturidade para enxergar outras oportunidades e seguir em frente.

Qual a importância da resiliência para empreendedores?

Para começar a empreender é preciso ter em mente que o caminho é árduo e cheio de desafios. No entanto, muitos não levam isso em consideração e acabam se frustrando ou desistem.

Alguns dos desafios que o empreendedor encara não é possível prever. Afinal, quem previu uma pandemia? Certas situações fogem do nosso controle e precisamos ter em mente que a resiliência é a característica que nos fará passar por elas.

Identificar problemas, desenvolver a criatividade e o autocontrole são pontos fundamentais para empreender. Ao ver um problema inesperado chegando, um líder não pode desesperar a sua equipe. Precisa manter o controle e o equilíbrio para passar a segurança que tudo irá ficar bem.

É preciso ter flexibilidade no mundo dos negócios para entender que a realidade do mercado não é controlada, mas é ela quem decide muita coisa. Saber optar pelo plano C ao B porque a realidade mudou, é saber agir com sabedoria.

Além disso, um empreendedor de sucesso usa a razão. Somos seres humanos e deixar a emoção de lado é uma tarefa bastante complicada. No entanto, no calor do momento, quando o barco está afundando, saber se guiar pela razão pode ser o respiro para a sua empresa. Entender, com a resiliência, que são situações passageiras é o sucesso do negócio.

Você é resiliente? Como desenvolver resiliência?

Já entendemos o conceito da resiliência e o porquê dela ser tão importante no mundo corporativo. Mas como ser um empreendedor resiliente na prática? E mais, como ser uma pessoa resiliente fora da vida profissional também?

Pessoas resilientes são adaptáveis. Tanto mentalmente quanto emocionalmente, pessoas resilientes são equilibradas e agem com flexibilidade. São um pouco de tudo: sérios, mas brincalhões. Usam a razão sem deixar de lado a intuição. São entusiasmados, mas firmes. E fortes, mas educados.

Pessoas resilientes são positivas. Conhece alguém que no meio do furacão elas continuam pensando que vai tudo terminar bem? Pessoas resilientes têm como o otimismo a sua âncora. Têm tolerância às incertezas e às ambiguidades. São aquelas pessoas que quando estamos desesperados e com medo, elas estão estáveis e firmes.

Pessoas resilientes ressignificam. “Como posso ressignificar isso?” É uma pergunta comum para pessoas resilientes. Elas são positivas em situações caóticas e aprendem lições dos tormentos. Transformam momentos ruins em aprendizado.

Pessoas resilientes não têm autoestima instável. Pessoas resilientes são autoconscientes das suas qualidades e defeitos. Sabem os seus limites e até onde podem ir. Respeita a si mesmo e aos outros e aceita críticas, pois sabe do seu valor. Não é soberba, nem arrogante, mas reconhece suas qualidades.

Pessoas resilientes estão em relacionamentos saudáveis. Amigos e família são essenciais para o empreendedor. Ter com quem contar e sair do trabalho quando necessário é primordial para a produtividade. Pessoas resilientes contam com amigos fiéis, mesmo que poucos, e relacionamentos saudáveis como estrutura base. Ser sozinho traz mais estresse e impactos nas adversidades. Estar em grupo é ser mais forte e confiante de si.

Pessoas resilientes aprendem com as experiências. Passa ano e elas tiram proveito daquilo que foi bom ou ruim. Pessoas resilientes se tornam cada vez mais resilientes e experientes. Elas aprendem com o passado, com o que deu certo ou errado e tiram lições. Elas não estacionam, pois sempre querem evoluir.

Pessoas resilientes são criativas. Elas têm uma visão 360º da situação que estão passando. Trazem soluções para conflitos e problemas e reconhecem sua intuição. Não deixam a razão de lado, mas expandem sua criatividade e procuram novas oportunidades profissionais. 

A Sami é o plano de saúde que cuida de você por inteiro

Manter-se resiliente e cuidar sempre da sua saúde física, mental e emocional fica mais fácil quando você tem um apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias Gympass, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×