Início Saúde Qual a importância da autoestima para a saúde do empreendedor?

Qual a importância da autoestima para a saúde do empreendedor?

Autor

Data

Categoria

A gente vive ouvindo por aí sobre autoestima, autocontrole, autoconhecimento… São tantos “auto” que ficamos um pouco perdidos. Mas o que de fato sabemos é sobre as suas importâncias e em como elas interferem positivamente (ou negativamente) na nossa qualidade de vida.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Hoje, vamos abordar um dos “auto” que vemos por aí, mas que é tão necessária e fundamental para a nossa saúde pessoal e para o sucesso dos negócios que não damos o valor como deveríamos.

Sabe a opinião que você tem sobre si mesmo? Ela se chama autoestima, boa ou ruim. Ela é construída pelas nossas vivências, pelo que acreditamos e nossos comportamentos. É o valor que atribuímos a nós mesmos.

Desse modo, chega a ser assustador como não a trabalhamos e não damos a devida importância. A autoestima reflete diariamente nas nossas atitudes, tanto pessoais quanto financeiras e nos negócios. Portanto, deixá-la de lado não parece ser uma boa opção.

Independente da área em que você atua e o tamanho da sua empresa, é valioso entender a sua autoestima, seu valor como pessoa, para saber dosar e ter em mente os seus limites e seus valores.

Veja abaixo os tópicos que vamos abordar neste conteúdo.

  1. Como a autoestima afeta a saúde do empreendedor?
  2. Como a autoestima é útil no empreendedorismo?
  3. Como potencializar minha autoestima?
  4. Com a Sami, você cuida da sua saúde por completo

Como a autoestima afeta a saúde do empreendedor?

Você já percebeu que quando estamos bem com nós mesmos, as coisas parecem fluir melhor? Ficamos mais dispostos, animados, confiantes… A autoestima é a grande responsável por como nos sentimos no nosso interior, que acaba sendo refletido nas nossas ações.

Desse modo, a autoestima tem uma grande influência na saúde física e mental. Alguns estudos apontam, inclusive, que a autoestima está relacionada com a postura corporal e a imunidade. Pessoas com baixa autoestima tendem a estar com a postura mais curvada se comparada àquelas que estão com a autoestima equilibrada.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa feita pelo Centro Internacional para Saúde e Sociedade de Londres, ficou comprovado que pessoas com baixa autoestima apresentam uma variação negativa na atividade do sistema imunológico.

Para empreendedores, que dependem exclusivamente da sua saúde em dia para ter resultados, estar saudável e com qualidade de vida é fundamental. Por diminuir a atividade do sistema imunológico, o corpo se torna mais suscetível a desenvolver doenças mais graves, infartos, doenças respiratórias e até gastrointestinais.

Além disso, a baixa autoestima pode deixar uma pessoa desmotivada, com menor disposição para exercícios que elevam a qualidade de vida e permanecer com uma alimentação saudável.

Como a autoestima é útil no empreendedorismo?

Bem, já entendemos que a autoestima, quando desequilibrada, pode afetar negativamente a nossa vida. Mas o quanto ela é útil na vida do empreendedor?

Se você está preocupado com a sua autoestima por não andar lá das melhores, fica tranquilo. Ela pode ser considerada uma habilidade, isso quer dizer que pode ser desenvolvida e aprimorada para que a gente consiga alcançar melhores resultados. Que bom, não é?

A verdade é que a maioria dos empreendimentos tem como objetivo buscar um propósito para a nossa vida. Afinal, nosso objetivo é sempre trazer mais qualidade de vida para outras pessoas e resolver um problema que elas têm.

Mas para que isso dê certo, precisamos nos conhecer. É aí que vem o outro “auto”, do autoconhecimento. Precisamos investigar nossos talentos e o que fazemos. E mais: melhorar a nossa performance. Pense: quais comportamentos têm influenciado negativamente a sua produtividade? Ficar muito no celular, procrastinar, não fazer exercícios, não comer de maneira saudável e não cuidar de si são alguns comportamentos negativos que usamos para nos autossabotar.

Quando expandimos nosso nível de autoconhecimento, mais sabemos o que somos e onde podemos chegar. E isso faz parte da nossa autoestima. Afinal, é saber a estima de si. Com isso, podemos ter clareza sobre nossos dons e o que precisa ser melhorado para alcançar um objetivo.

Com essa consciência, conseguimos criar ambientes saudáveis e que maximizem nossas qualidades internas, gerando um clima confiante e de empoderamento, e não só para nós mesmos, mas para outros.

Se pararmos para pensar, para ser feliz, primeiro precisamos entender o que nos faz feliz. Você está feliz hoje? A percepção da felicidade anda ao lado dos bons resultados, motivação, disposição e boa performance. Ela cria barreiras para lidar bem com críticas e problemas. Nos torna mais criativos para superar desafios. Portanto, a autoestima é um dos fatores mais essenciais para entendermos o que é felicidade para nós.

Como potencializar minha autoestima?

Não temos para onde correr, entender sobre si mesmo e ter certeza do que somos é necessário o autoconhecimento. Ele é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional. É importante entender suas forças e fraquezas, no que é bom e no que precisa melhorar. Para, assim, garantir uma vida plena.

Outro ponto é acreditar em si mesmo. Theodore Roosevelt, um estadista, historiador, naturalista, autor e político, que viveu em Nova Iorque nos anos de 1800, disse: “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.”

Podemos levar essa frase sempre que precisarmos. Acreditar que podemos alcançar um objetivo e vencer os obstáculos é o primeiro passo para conseguir. E, quando chegar lá, não esqueça de valorizar as suas conquistas. Reconhecer o quanto trabalhou é importante para entender o valor das suas habilidades e se manter motivado.

Não deixe de lado sua saúde física, pratique exercícios e se alimente de maneira saudável. Estudos comprovam que atividades físicas regulares previnem doenças e ajudam em tratamentos de ansiedade e depressão, trazendo mais disposição para o dia a dia.

Sobre a alimentação, além de nos proteger de doenças comuns, melhora a nossa imunidade e nosso bem-estar geral. O autocuidado é essencial para potencializar a autoestima.

Com a Sami, você cuida da sua saúde por completo

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem um apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias e wellness Gympass e de outros benefícios, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.

O que é ambidestria organizacional e quais são os benefícios

A ambidestria organizacional é uma abordagem que tem como objetivo equilibrar-se em dois focos sem perder a eficiência de suas operações.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×