Início Saúde A importância do autocuidado para empreendedores

A importância do autocuidado para empreendedores

Autor

Data

Categoria

Tarefas diárias, reuniões que duram horas, responsabilidades, casa, família e amigos. Como dar conta de tudo? Ser empreendedor é ter uma jornada árdua de trabalho. Geralmente, é típico do empreendedor focar mais no bem-estar dos negócios e deixar a qualidade de vida para depois.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Empreender não é fácil, a gente sabe. Mas entre a pausa de um café e um e-mail, precisamos nos atentar também ao autocuidado. Encarar os desafios de gerenciar uma empresa e liderar equipes se torna muito mais difícil quando negligenciamos nossa saúde mental. O preço que pagamos por não nos olhar com cuidado é alto demais.

Precisamos entender que quando investimos em nós, investimos também em nossa empresa. Se estamos bem, a empresa vai bem. E isso não vale apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental e bem-estar.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em uma pesquisa feita sobre a saúde mental do brasileiro durante a pandemia, ansiedade é o transtorno mais comum. A análise, que foi feita com mais de 17 mil pessoas entre 18 e 92 anos, apontou que 86,5% deles tinham transtorno de ansiedade e 45,5% de estresse pós-traumático.

Muitos dos nossos estresses e ansiedades têm um motivo em comum: o trabalho. Em meio a tantas responsabilidades é difícil parar para se autoanalisar e levar uma vida mais leve e saudável. Veja abaixo os tópicos que vamos tratar neste conteúdo:

  1. O que é autocuidado?
  2. Qual a importância do autocuidado para empreendedores?
  3. Como cuidar mais de você e, consequentemente, do seu negócio?
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida do empreendedor por completo

O que é autocuidado?

Cuidar de si e promover a qualidade de vida para o seu ambiente é o autocuidado. Parece ser mais fácil cuidar de outras pessoas e nos deixar em segundo lugar, mas tão importante quanto cuidar do outro, é olhar para si.

A maneira que você pode exercer o seu autocuidado é individual e deve estar de acordo com os seus desejos e rotina, desde que isso eleve a sua qualidade de vida. Praticar atividades físicas, cuidar da sua beleza, meditar, beber mais água, se alimentar melhor, tudo pode fazer parte do seu autocuidado. Assim, você também fica mais motivado e com mais resiliência para enfrentar os desafios do dia-a-dia, além de ter a energia necessária nos momentos corretos, no conhecido perfect timing.

Qual a importância do autocuidado para empreendedores?

Pode parecer besteira de primeira, mas ter uma rotina mais saudável e cuidar de si são fatores que elevam nossa autoestima e nos tornam mais seguros. Quando freamos a nossa mente e colocamos ordem em como as coisas devem acontecer, sem ansiedade, tudo fica mais claro e organizado.

Mesmo que seja difícil se colocar em primeiro lugar, agir dessa maneira é fundamental para uma empresa de sucesso. Quando estamos esgotados não vemos oportunidades, fechamos caminhos que poderiam trazer resultados incríveis, não conseguimos ser produtivos e agimos na impulsividade, o que pode ser péssimo para os negócios.

Como cuidar mais de você e, consequentemente, do seu negócio?

Você sabia que existem diferentes tipos de autocuidado? O que para um pode ser essencial e melhorar o dia, para outro nem tanto. E devemos seguir o que se encaixa melhor no nosso estilo de vida.

O autocuidado físico é o mais comum. Quando falamos em autocuidado, pensamos logo em entrar para a academia, nos alimentar melhor, realçar nossa beleza. Mas o autocuidado físico vai além: é manter a nossa qualidade de vida e bem-estar físico. Que tal algumas dicas?

Respire. Respirar é algo involuntário do ser humano. Mas a respiração controlada e consciente pode combater o estresse. Portanto, ao contrário, gera ansiedade. Respire profundamente algumas vezes com a consciência do que está fazendo. A respiração profunda desacelera os batimentos cardíacos e nos mantém calmos, bem como estabiliza a pressão arterial.

Faça pausas. Quer ser mais produtivo? Pare um pouco. Parece contraditório, mas é a verdade. Pausas durante o trabalho melhoram o desempenho e faz você curtir as atividades que precisa fazer. Além das férias, pequenas pausas durante o dia, mesmo que seja para tomar um café enquanto lê uma notícia, pode fazer você ter uma ideia ou ser ainda mais produtivo.

Realize atividades físicas. É, não tem como fugir. Movimentar o corpo é essencial para mantê-lo saudável. Você sabia que um adulto precisa se exercitar 150 minutos por semana? 20 minutos diários ao longo da semana pode mudar a sua condição física e mental. Caminhadas, circuito de exercícios… O que puder!

Tenha um sono de qualidade. Para de trabalhar tarde da noite. Ajeita as coisas que faltaram em casa ou no escritório. Pausa e deita. Mas até pegar no sono… Já é a hora de levantar. Rotinas de sono pequenas ou sem qualidade, só porque o corpo pede, precisam ser avaliadas.

A falta de sono afeta nossa saúde física e mental. Ela pode prejudicar a sua atenção e memória no trabalho. Imagina deixar passar algo importantíssimo ou esquecer algo urgente? Não queremos isso.

Crie rotinas de sono que se encaixe na sua rotina, respeitando sempre o recomendado: de 7 a 8 horas de sono.

Encontre-se mais com amigos e família. Já falamos por aqui da importância da comunicação para empreendedores, mas não custa reforçar. A solidão pode destruir você mentalmente e fisicamente. Estar ocupado 24 horas por dia com tarefas que não são relaxantes não faz bem.

Que tal chamar um amigo e trabalhar junto? Mudar um pouco o local de trabalho? Que tal uma biblioteca? Vá a encontros, eventos e se movimente.

Outro tipo de autocuidado é o emocional. Com ele, entendemos o que sentimos e conseguimos ter mais clareza do que queremos. Consequentemente, mais foco para atingir nossos objetivos. Vamos para as dicas?

Analise tudo o que está sentindo. Por que se sente assim? É normal? O que eu preciso mudar? A autoreflexão é essencial para evoluirmos.

Tire um momento para ficar sozinho. Tirar um tempo para si pode ser fundamental para entender o que sente, sem a influência do outro.

Seja 100% honesto com você. Entenda o porquê de estar se sentindo de certa maneira, sem esconder o motivo, mesmo que seja uma emoção ruim. O autocuidado está muito ligado ao autoconhecimento.

Aceite suas emoções. Tente não julgar o que você sente. Apenas entenda e aceite que é normal sentir.

Considere começar a meditar. Tire um tempo para cuidar da sua mente e mantê-la mais calma. A meditação pode ser uma boa opção para isso.

Tenha um hobby. A vida não pode ser somente o trabalho. Tirar um tempo para o que você gosta de fazer e relaxar precisa estar na sua rotina, nem que seja por alguns minutos. Que tal voltar a pintar, fotografar e viajar?

A Sami é o plano de saúde que cuida do empreendedor por completo

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem um apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias e wellness Gympass e outros benefícios, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×