Início Saúde Ansiedade e empreendedorismo: como cuidar-se e prevenir

Ansiedade e empreendedorismo: como cuidar-se e prevenir

Autor

Data

Categoria

Será que estou cobrando um preço justo? Como vou fazer no mês que vem? Será que meu cliente gostou mesmo? A ansiedade tem sido um dos males do século, e não é à toa que empreendedores sofrem constantemente com a pressão de um novo negócio.

Investimentos, pagamentos, ideias, planejamentos, fornecedores, resultados… Como não ser ansioso quando empreendedores vivem cercados de dúvidas e inconstâncias? Segundo uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo.

Como ser imune quando temos o desafio de empreender: emoções e incertezas a todo momento? Sem contar que na maioria das vezes, empreender é sair da zona de conforto e se reinventar.

Será que é possível empreender e manter a qualidade de vida? Aqui na Sami acreditamos que sim e por isso criamos este conteúdo para ajudar você a entender mais sobre ansiedade e como ela afeta sua rotina como empreendedor.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Veja abaixo os tópicos que vamos abordar neste conteúdo:

  1. O que é a ansiedade e como ela afeta a vida de um empreendedor?
  2. Como prevenir-se da ansiedade?
  3. O que fazer quando uma crise de ansiedade acontece?
  4. Cuide da sua saúde de modo integral com a Sami

O que é a ansiedade e como ela afeta a vida de um empreendedor?

Você já deve conhecer os sintomas clássicos da ansiedade: aperto no peito, angústia, batimentos cardíacos descontrolados, dores no estômago, tensão e por aí vai.

Preocupações excessivas e a busca exagerada pelo controle das situações são características que pessoas ansiosas enfrentam diariamente. Agora, imagine um empreendedor que precisa pensar em toda a estrutura da sua empresa como trazer resultados para garantir a sobrevivência do negócio? Não é uma tarefa fácil.

Alguns dizem que empreender é um estado de espírito: é como estar apaixonado por alguém, mas, no caso, pelo seu negócio. O empreendedor fica supermotivado com as demandas da empresa e confiante que tudo dará certo. Ele se sente capaz de cobrir qualquer desafio.

Essa euforia e ansiedade, libera substâncias que inibem a parte do cérebro responsável pela lógica. E, esse estado, pode gerar um transtorno obsessivo-compulsivo. Além disso, a ansiedade excessiva pode fazer o empreendedor tomar atitudes impulsivas e prejudicar a empresa.

É bem comum vermos empreendedores que largaram família, amigos e a própria saúde mental para buscar apenas um propósito: prosperar nos negócios. O empreendedor, quando se vê com transtorno de ansiedade e pensamentos obsessivos, só pensa em trabalho, e de um modo incansável.

Desligar o modo lógico e racional não é o melhor caminho a seguir. Sabemos que a impulsividade pode levar a crises repentinas nos resultados da empresa.

Como prevenir-se da ansiedade?

É importante estar atento aos sintomas:

  • No corpo: cansaço sem motivo, inquietação e excesso de suor;
  • No sono: pesadelos frequentes e insônia;
  • Cognição: pensamento acelerado e dificuldade de concentração;
  • Outros sintomas: boca seca, medo constante, síndrome do impostor, enjoos, tremores e dores de cabeça.

Quando nos vemos perdidos no meio da crise, precisamos repensar nossas demandas e tomar algumas atitudes que nos trazem para o controle da situação.

Em alguns casos mais graves, é importante procurar ajuda médica imediatamente para controle dos sintomas.

Se este não é o seu caso, veja algumas dicas:

Faça grupos de amigos e encontre-se com eles. A amizade é fundamental para esquecermos que a vida é só trabalho (e não é). A ideia é fazer grupos de amigos para sair e se divertir, se desligar do mundo corporativo. Para não ser tão brusca esse desligamento, que tal um grupo com amigos empresários? Compartilhar desafios e receber dicas pode ser uma opção saudável.

Medite ou faça algo que te inspire. Meditação para quem não consegue se desligar por um minuto pode ser algo desafiador demais, mas vale tentar aos poucos. Tire, no início, cinco minutos do seu dia para se dedicar a um hobby ou meditação. Treinar a mente para focar no que você quer pode ser a resposta para outros problemas no seu trabalho, já pensou nisso?

Existe uma série de aplicativos que auxiliam a prática da meditação e a diminuir os pensamentos frenéticos da mente. Que tal começar por eles?

Defina um horário de trabalho. Não cheque os e-mails depois de um certo horário. Defina seu tempo de trabalho e o respeite. É importante ter um tempo para relaxar, deixar a mente descansar e parar de ficar focado apenas no mundo dos negócios.

Faça terapia. Fazer terapia é como beber água. Muitos não gostam, mas é extremamente necessário para o funcionamento do corpo, nesse caso, da mente. Fazer terapia e falar o que te incomoda é essencial para tirar um tempo para você. Não hesite em investir esse tempo e dinheiro nesse processo.

O que fazer quando uma crise de ansiedade acontece?

Nem sempre conseguimos definir se realmente estamos tendo uma crise de ansiedade. É bem comum até confundirmos com infarto, por exemplo, por algumas crises de ansiedade apresentarem dores fortes no peito e batimentos cardíacos irregulares.

Passar por uma crise não é um episódio fácil e pode ser amedrontador. Um dos principais motivos que agravam a crise é pensar que os sintomas estão surgindo. As dores e desconfortos parecem ainda mais com algum problema muito sério e ficamos com mais medo, o que alimenta a crise.

O que fazer?

Nos casos mais graves, é necessário solicitar ajuda especializada como um médico de confiança ou a sua terapeuta ou psicóloga.

Nos casos mais leves, temos algumas dicas:

Desvie a atenção dos sintomas. O primeiro passo é não prestar tanta atenção nos sintomas da ansiedade, mesmo que sejam muito incômodos. Quando começamos a pensar o porquê o peito está doendo, podemos achar que é um infarto e vira uma bola de neve. Foque em objetos ao seu redor e os descreva, assim, se você vai se distrair dos sintomas.

Respire lentamente. Inspire e expire quantas vezes forem necessárias até se acalmar. Preste atenção no momento do corpo e na entrada e saída de ar. Pare apenas quando sentir que seu corpo está mais relaxado e apresenta mais clareza no pensamento.

Relaxe. Depois de controlar a respiração, perceberá que seus músculos estão contraídos. Solte-os e relaxe. É comum em crises de ansiedade você sentir dores no corpo e desconforto. Por isso, tente evitar ao máximo essa sensação, relaxando.

Se conseguir, se distraia. Vá conversar com amigos ou ver algum vídeo na internet. Tirar a atenção dos sintomas os diminuem. Foque sua atenção na conversa ou, caso não dê para encontrar os amigos, faça uma meditação guiada, onde você imagina lugares calmos e adiciona detalhes à cena.

Cuide da sua saúde de modo integral com a Sami

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem o apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias e serviços de wellness Gympass, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×