Início Saúde A importância do autoconhecimento para empreendedores

A importância do autoconhecimento para empreendedores

Autor

Data

Categoria

Já percebeu que empreender com sucesso depende muito do autoconhecimento?

Afinal, ter motivação na carreira é importante para qualquer profissional, mas se torna indispensável para o empreendedor.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

É a motivação que dará energia para superar os desafios diários, trabalhar pela construção e consolidação do negócio e se levantar depois das quedas.

E não dá para fazer isso sem um conhecimento profundo de si mesmo, seus sonhos, missão, pontos fortes e fracos.

A partir dessa conscientização, é possível potencializar as forças, minimizar fraquezas e investir em uma empresa que realmente ofereça recompensas desejadas por quem empreende, fazendo todo o esforço valer a pena.

Daí a necessidade de pensar mais seriamente sobre o autoconhecimento, em especial em como você pode aumentar o seu para ter um trabalho e uma existência mais plena.

Neste artigo, trazemos definições básicas e sugestões simples para desenvolver o hábito de conhecer a si próprio todos os dias.

Porque, como você vai descobrir, esse é um exercício prazeroso que dura a vida toda.

Veja os tópicos que vamos abordar neste conteúdo:

  1. O que é autoconhecimento?
  2. Qual o objetivo do autoconhecimento?
  3. Por que o autoconhecimento é importante para empreendedores?
  4. Vantagens do autoconhecimento na gestão de negócios
  5. Como desenvolver o autoconhecimento
  6. Cuide melhor da sua saúde com um plano de saúde Sami

O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento é a compreensão profunda de si mesmo, de suas convicções, sonhos, fortalezas, dificuldades e seu papel no mundo.

Esse entendimento é formado a partir do exercício da autoimagem e autoconsciência que, ao contrário do que se possa pensar, não são estáticos.

Ao longo da vida, é natural que as experiências e descobertas influenciem na visão que temos de nós mesmos, assim como nos gostos pessoais e desejos.

É por isso que a gente precisa manter o interesse em se conhecer diariamente, adaptando a autoimagem e a autoconsciência de acordo com as mudanças pelas quais passamos.

O autoconhecimento é um tema de interesse da humanidade desde os tempos dos grandes filósofos, ocupando destaque entre as reflexões de Sócrates e Platão.

Os pensadores já tinham noção do impacto da visão de si mesmo sobre a satisfação e a forma como enxergamos as outras pessoas e o ambiente que nos cerca.

Isso porque o autoconhecimento tem o poder de moldar nossos pensamentos que, por sua vez, moldam as emoções e o modo de vislumbrar aquilo que nos cerca.

Qual o objetivo do autoconhecimento?

Podemos dizer que o principal objetivo do processo de autoconhecimento é aumentar a autorrealização e diminuir as frustrações.

Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para entender sua essência, o que faz você feliz e a razão por trás daquilo que frustra você.

Vale dizer que, muitas vezes, estamos insatisfeitos com situações ou pessoas porque não sabemos o que queremos de verdade, ou não conseguimos expressar essas vontades.

Ou por não conseguirmos impor limites quando necessário, pois cada um tem a sua dose de tolerância para cada contexto.

Nesse cenário, podemos chegar ao extremo de desrespeitar os próprios valores, trocando o que é mais precioso por regras e padrões impostos pela sociedade.

A gente nem precisa dizer que essa é a receita para uma vida cheia de arrependimentos, certo?

Por que o autoconhecimento é importante para empreendedores?

Mais acima, adiantamos que o empreendedor precisa de muito mais motivação para enxergar compensação em seus esforços, que são essenciais para construir um negócio bem-sucedido.

Tanto encontrar como manter a motivação dependem do autoconhecimento, que revela aquilo que mais gostamos de fazer e, principalmente, quais são nossos valores.

Vale lembrar que os valores são elementos que fundamentam nosso caráter e que consideramos dignos de máxima dedicação.

São os valores que dão propósito àquilo que a gente idealiza e constrói, portanto, eles devem nortear as atividades de qualquer empreendedor, aparecendo em cada etapa do plano de negócios.

Claro que uma empresa não pode ser movida apenas pelo propósito, uma vez que precisa dar lucro para manter a saúde financeira.

Contudo, esses fatores devem ser considerados de forma equilibrada, evitando que se abra mão de um deles em favor de outro.

Além da automotivação, conhecer a si mesmo eleva a autoconfiança e a autoestima, que são importantes para quem está à frente de um negócio e precisa tomar decisões a todo momento.

Outro ganho considerável vem pela melhora na capacidade de relacionamento interpessoal, turbinando a empatia e outras habilidades de liderança.

Quando desenvolvemos a paciência necessária para lidar com os conflitos internos, isso se reflete também em nossa avaliação sobre as pessoas que nos rodeiam.

Quem tem autoconhecimento passa a questionar mais o porquê das ações, compreendendo gatilhos emocionais, possíveis conflitos interiores e estados emocionais negativos de outros indivíduos.

Reconhece, ainda, que não é inteligente gastar energia tentando mudar seus liderados ou colegas, porém, que é possível fazer adaptações para melhorar a convivência e os resultados.

Ou seja, trabalhar o conhecimento de si abre espaço para adquirir inteligência emocional.

Vantagens do autoconhecimento na gestão de negócios

No tópico anterior, adiantamos que o autoconhecimento beneficia uma visão mais empática do outro, reforçando os atributos de liderança.

Agora, trazemos mais 3 vantagens desse processo para os gestores.

Confira!

Eleva a autoconfiança

O empreendedor tem a responsabilidade de direcionar a empresa rumo aos melhores caminhos para alcançar os objetivos.

Se ele não tiver confiança em si mesmo, fica complicado vender suas ideias e engajar o time, assim como prosseguir diante das barreiras.

Mas, investindo na autoconsciência, dá para formar uma autoimagem positiva e elevar a confiança.

Reduz a impulsividade

Responder tomando por base apenas o que sente naquele momento é um dos erros mais comuns no trabalho, pois as decisões devem ser assertivas e inspiradas no plano de negócios.

O autoconhecimento dá suporte para que o gestor consiga respirar fundo enquanto está no calor da emoção, tomando uma atitude somente depois de pensar de maneira racional.

Favorece a gestão das emoções

Ao longo do aprendizado sobre si mesmo, o empresário acaba identificando seus próprios gatilhos emocionais e trabalhando para que não tenham grande impacto nos negócios.

Vem daí, por exemplo, a capacidade de melhorar o estado emocional em um dia em que acordar desmotivado.

Ou de tentar um novo caminho após sofrer grandes perdas na companhia.

Ou mesmo de ser mais compreensivo quando um funcionário estiver passando por um período difícil em casa.

Como diria o psiquiatra e escritor Augusto Cury, gerenciar as emoções faz com que a gente aprenda a ser líder de si mesmo.

E, por consequência, a liderar melhor nossas equipes.

Como desenvolver o autoconhecimento

Desenvolver o autoconhecimento é um processo contínuo que pede alguma dedicação para observar a si mesmo.

A boa notícia é que existem atividades simples que ajudam a progredir no olhar para si e, aos poucos, vão se tornando hábitos saudáveis para o corpo e a mente.

Acompanhe algumas delas abaixo.

Foque no aprendizado sobre si

Às vezes, a gente se esforça para conhecer melhor nossos familiares, amigos, clientes, parceiros e até os concorrentes.

Mas esquece de prestar atenção em nossos desejos e necessidades.

  • Que tal perguntar a si mesmo de que você gosta?
  • Em quais lugares se sente mais confortável?
  • O que deixa você realizado e feliz?
  • Quais os seus valores?
  • O que faz você levantar da cama todos os dias?

Essas e outras questões devem ser respondidas com sinceridade, dando base a um relacionamento saudável consigo.

Você também pode realizar testes de personalidade e perfil empreendedor, como este disponível no site do Sebrae/SC.

Questione suas crenças

Existem crenças tão enraizadas na nossa mente que deixamos de questionar sua função, se são válidas ou não.

É aí que mora o perigo, porque são criadas crenças limitantes que atrapalham o crescimento pessoal e como gestor do seu negócio.

Por isso, é importante revisar aquilo em que você acredita de tempos em tempos, a fim de ter certeza de que é verdade e está alinhado aos seus valores.

Desacelere

A vida nas cidades modernas é frenética, e ainda mais acelerada para quem decide empreender.

Se não tomarmos cuidado, reuniões, pesquisas, serviços e prospecção de clientes acabam lotando a agenda todos os dias, consumindo qualquer tempo para nós mesmos.

Permanecer nesse ritmo pode prejudicar a saúde mental e até a física, nos colocando em um estado permanente de estresse e preocupação.

A solução é priorizar o bem-estar, incluindo pausas de pelo menos 10 minutos na jornada de trabalho.

Além de tirar um tempo para relaxar, ler, assistir a um filme, sair com os amigos ou com a família, dar uma volta no parque, meditar ou se exercitar.

Sem perceber, você estará aprendendo sobre seus gostos e recarregando as energias.

Invista em novas experiências

Lidar com as mudanças costuma ser complicado para a maioria das pessoas, mas é possível construir estratégias para tirar proveito dessas situações.

Ao vivenciar novas experiências, você toma ciência de suas reações e pode traçar planos para que sejam contornadas.

Pode, ainda, se divertir com as descobertas ao visitar um lugar diferente, experimentar pratos exóticos ou fazer um curso de pintura, por exemplo.

Cuide melhor da sua saúde com um plano de saúde Sami

Se não souber por onde começar o seu processo de autoconhecimento, vale procurar ajuda profissional e seguir uma dinâmica mais estruturada.

Coaches, consultores e até psicólogos podem dar o suporte que faltava para você avançar no conhecimento interior.

Dependendo do serviço, esse atendimento pode estar incluso sem custo adicional.

É o caso do plano de saúde Sami, que oferece apoio para cuidar da saúde mental através de serviços como meditação, yoga, mindfullness e terapias digitais, que fazem parte da nossa Rede de Hábitos Saudáveis. Clique aqui e saiba mais.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×