Início Saúde Qual o impacto do sedentarismo na rotina de um empreendedor?

Qual o impacto do sedentarismo na rotina de um empreendedor?

Autor

Data

Categoria

Não é novidade que o sedentarismo é comum à vida moderna. O aumento do home office, a falta de deslocamento para o trabalho e o pouco estímulo para atividades físicas estão agravando ainda mais o quadro de sedentarismo.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 47% dos brasileiros não se exercitam 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de atividade física moderada por semana, como é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A taxa de sedentarismo se tornou ainda mais grave com a pandemia da Covid-19, que deixou todos isolados e com pouca necessidade para caminhadas, por exemplo. Você pratica algum exercício? Quanto tempo passa sentado na cadeira do computador ou no sofá com o notebook no colo?

Para você ter uma ideia, nesse período, o termo “dor nas costas” subiu cerca de 76% desde o início de 2020. Essa dor, muito provavelmente, é causada pelo sedentarismo, devido a baixa mobilidade que causa perda de resistência muscular.

Aliado ao sedentarismo, a falta de uma alimentação equilibrada também contribui para a perda da qualidade de vida. O mundo se tornou muito rápido, onde as informações chegam com uma frequência absurda. Empreendedores, principalmente, que desempenham diversas funções, têm deixado de lado a questão da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Até que ponto isso é prejudicial?

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Vamos entender melhor sobre o tema? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é sedentarismo?
  2. Quais as consequências do sedentarismo para o corpo?
  3. Como o empreendedor pode evitar o sedentarismo?
  4. Cuide melhor da sua saúde com a Sami

O que é sedentarismo?

Para entender melhor, vamos direito ao ponto: o que é sedentarismo? Sedentarismo é a falta ou a diminuição de atividades físicas. Com o passar do tempo e a modernidade sendo cada vez mais comum, é normal sermos cada vez mais sedentários: carros, escadas rolantes, trabalhos apenas com o auxílio de um computador, elevadores, excesso de televisão ou jogos.

Você sabia que crianças de dez anos têm expectativas de vida menores que a do seus pais por conta do sedentarismo? É o que concluiu a pesquisa Desenhado Para o Movimento, do PNUD Brasil, devido ao excesso de uso de celulares, tablets e internet durante o desenvolvimento infantil.

Com os dados alarmantes, é mais que necessário prestarmos atenção no nosso condicionamento físico e avaliar se na nossa rotina passamos muito tempo sentados e com a falta de exercícios físicos.

Em uma pesquisa feita no ano passado em 14 países, incluindo o Brasil, identificou que a prática de exercícios, como caminhadas e corridas, diminuíram 41% com a pandemia.

Quais as consequências do sedentarismo para o corpo?

Pode não parecer, mas o sedentarismo provoca mais estragos na nossa saúde do que possamos imaginar. E, como todo empreendedor sabe, para sobreviver aos dias atuais no mercado, precisamos estar com a saúde em dia.

O sedentarismo contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, infarto, hipertensão, entre outros. Pessoas sedentárias têm, em média, 54% de chances a mais de sofrer um infarto se comparado às pessoas que praticam o mínimo de atividade física por semana. Já o derrame cerebral, o número é 50% maior. Mortes súbitas também têm risco em grupos com sedentarismo extremo.

Junto ao sedentarismo, a perda de massa muscular, má postura e aumento de dores foram notadas. Isso porque a falta de atividades físicas impacta no sistema ortopédico do corpo humano, tendo como partes mais afetadas a lombar, a cervical e as articulações de carga, que são: quadris e joelhos.

Como o empreendedor pode evitar o sedentarismo?

Mesmo que não pareça fácil e que exija esforço cotidiano, existem algumas maneiras simples de evitar o sedentarismo. Vejamos:

Deixa as escadas rolantes e os elevadores de lado. Sabe quando precisa encontrar um cliente ou sair para um almoço de negócios? Evite usar as escadas rolantes dos shoppings e os elevadores. É bem comum ter escadas para exercícios de caminhadas. Caso sua empresa tenha elevadores, que tal evitá-los em andares próximos?

Descer e subir andares já é um exercício bom para fortalecer os músculos e os joelhos.

Faça exercícios físicos. Outra meta importante que precisa sair do papel é: frequentar academias. Que tal fazer convênios para os seus funcionários? Ou, então, tirar uma parte do dia para praticar exercícios? O bom da vida do empreendedor é fazer o seu próprio horário e isso pode ser um ponto positivo para pegar a academia mais vazia e ter mais disponibilidade para usar os equipamentos.

Tire pausas para alongar-se. Durante a jornada de trabalho, pare 15 minutos para se alongar. Alongue as costas, pescoço, braços e pernas. Voltamos para o trabalho até mais dispostos e produtivos, por reduzir o estresse e manter a calma.

Tenha uma alimentação saudável. Empreendedores sempre recorrem às praticidades, sabemos. O grande problema disso é que a praticidade está, na maioria das vezes, em produtos industrializados que não agregam em nada na nossa qualidade de vida.

Que tal tirar um tempo do seu dia a dia ou fim de semana para preparar suas próprias marmitas? Uma alimentação saudável ajuda a manter o corpo em bom funcionamento e evitar diversas doenças. 

Cuide melhor da sua saúde com a Sami

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem o apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da plataforma de saúde mental Vitalk e da rede de academias Gympass, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×