Início Saúde A importância da atividade física no empreendedorismo

A importância da atividade física no empreendedorismo

Autor

Data

Categoria

Para o empreendedor, qual é a primeira tarefa ao acordar?

Para uns, checar as redes sociais, tomar um café e começar o dia, mas, para outros, é praticar exercícios que motivam uma vida mais saudável e em ordem.

A vida de quem escolhe empreender não é fácil, precisa estar preparada para o estresse que o empreendedorismo carrega. Mas também tem seus benefícios e um deles é poder fazer o seu próprio horário e desfrutar de uma qualidade de vida um tanto quanto rara nos dias atuais.

Mas ainda não é o suficiente. Para lidar com o estresse diário é preciso fortalecer o corpo e a mente. Segundo Rhett Power, consultor americano, existe uma série de hábitos comuns que empreendedores de sucesso praticam diariamente, entre os listados na Revista Inc está a atividade física.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Como a atividade física afeta a saúde do empreendedor?
  2. Qual a importância de bons hábitos para o estilo de vida do empreendedor?
  3. Procurando um plano de saúde para empreendedores? Vem pra Sami!

Como a atividade física afeta a saúde do empreendedor?

A importância da atividade física no corpo já é bastante conhecida: mais disposição e fortalecimento dos músculos, mas e para a mente? A atividade física, combinada com uma alimentação balanceada e nutritiva, pode ser o combustível que falta para que algumas pessoas sejam ainda mais bem-sucedidas.

Sabemos que a prática de exercícios físicos para muitos pode ser uma ideia chata e sem fundamentos, mas para aqueles que o praticam regularmente, é a fonte da estabilidade emocional para lidar com todo o estresse.

Praticar exercícios e ter uma vida ativa ajuda a reduzir o cortisol, que é o hormônio do estresse, além de apoiar na produção dos hormônios do bom humor e bem-estar, como endorfina, dopamina e serotonina. Segundo estudo da Universidade Federal de Santaa Maria (UFSM), a prática recorrente de exercícios reduz a incidência de transtornos mentais em até 20%.

Se exercitar traz um ganho muito grande no campo emocional, não apenas na redução do estresse, mas ensina que é possível ir além dos limites que impomos a nós mesmos. E isso para o empreendedor pode abrir diversas oportunidades que antes da prática não eram possíveis.

A prática também aumenta a produtividade e o bem-estar e pode ser o start que você está procurando para alcançar degraus ainda maiores. Nos Estados Unidos, em um estudo feito com milhares de pessoas que praticam exercícios físicos por, pelo menos, três vezes na semana, comprovou que essas pessoas têm uma remuneração maior que a média da população.

Ainda de acordo com os estudos feitos na Cleveland State University, os exercícios estão relacionados à melhora do bem-estar psicológico e da função mental, aumentando níveis de energia e, consequentemente, a produtividade. Quer mais motivos para evitar o sedentarismo e começar a se exercitar mais?

Qual a importância de bons hábitos para o estilo de vida do empreendedor?

Grande parte dos empreendedores focam apenas no trabalho e seus frutos, deixando a qualidade de vida para o futuro. Mas será que vale a pena deixar para correr atrás do prejuízo só lá na frente?

O foco total no trabalho para o empreendedor talvez não seja uma boa saída, nem economicamente. A atividade física pode trazer um maior desenvolvimento das perspectivas da empresa. 

Steve Jobs tinha como parte da sua rotina longas caminhadas e se beneficiava do equilíbrio e bem-estar que sentia após percorrer as distâncias a céu aberto. E foram nessas caminhas que surgiram decisões geniais e importantes para a Apple, Next e Pixar.

Com a prática de exercícios, o cérebro equaliza as ondas elétricas entre os hemisférios direito e esquerdo o que proporciona equilíbrio entre as cargas elétricas e a razão e a emoção. Ao equalizar os dois lados opostos, a atividade física estimula um raciocínio mais assertivo e equilibrado, ideal para tomar decisões favoráveis.

Além disso, por meio da atividade física, existe uma maior oxigenação no cérebro, bem como o aumento na produção de neurotransmissores, tornando o indivíduo mais ágil e ativo, assim como mais produtivo e com menos estresse.

Entre os benefícios que a atividade física traz para o corpo e a mente, estão:

Amadurecimento pessoal

Com a prática de exercícios físicos, percebemos que nem sempre atingimos as metas esperadas e, mesmo assim, não perdemos a cabeça ao não alcançar. Contudo, estar à frente de uma empresa e não perder a cabeça quando seu time não conquista um objetivo é fundamental para manter o controle da situação e não desmotivar a equipe.

Aumento da confiança

Se por um lado sabemos raciocinar quando algo não saiu como esperado durante o exercício, por outro, nos tornamos mais confiantes quando alcançamos aquela meta. Melhorar os resultados durante o treino faz com que o empreendedor se sinta mais preparado para assumir e resolver problemas comuns de rotina.

Estimula a equipe

Já que você entende a importância da atividade física para a produtividade e qualidade de vida, é bem provável que queira estender esses benefícios aos funcionários. Oferecer aulas de ginástica para a equipe, por exemplo, pode ser uma boa opção se quiser trazer resultados mais favoráveis para a sua empresa. Ou também é possível oferecer uma flexibilidade de horário para que os funcionários consigam frequentar uma academia. Que tal?

Resiliência

Quando começamos a praticar exercícios físicos entendemos que o mais difícil é começar. Para aqueles que não tinham pretensão de começar atividades físicas, sabe que o primeiro passo é o mais difícil. Mas, depois que conseguimos realizar o mais difícil, temos uma motivação extra para continuar e entender que manter o corpo desperto e atento é ideal para realizar tarefas e não surtar por mais um obstáculo. É dessa maneira que você desenvolve a resiliência.

Procurando um plano de saúde para empreendedores? Vem pra Sami!

Cuidar da saúde e praticar exercícios com frequência fica mais fácil quando você tem um apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias e wellness Gympass e outros benefícios exclusivos, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×