Início Plano de Saúde Plano de saúde para advogados: o que saber antes de contratar

Plano de saúde para advogados: o que saber antes de contratar

Autor

Data

Categoria

O melhor plano de saúde para advogados é aquele que oferece segurança jurídica e serviços de qualidade sem cobrar mensalidades exorbitantes.

Nesse contexto, advogados e estudantes de direito têm uma vantagem interessante sobre o público em geral, porque conhecem as leis aplicáveis aos convênios médicos.

Por outro lado, nem todos são especialistas em saúde suplementar, o que pede o levantamento das informações essenciais antes de assinar o contrato com uma operadora de plano de saúde.

Se você está pensando em contratar um convênio ou pesquisando entre as opções disponíveis, vale a pena continuar lendo este texto.

A partir de agora, vamos abordar os tipos de plano disponíveis, quais fatores considerar e dicas para escolher aquele que melhor atende as suas necessidades.

Vamos em frente? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Plano de saúde para advogados: a importância desse cuidado
  2. Opções de planos de saúde para o advogado
  3. Plano de saúde para advogados: 3 pontos de atenção
  4. Como escolher o plano ideal para advogados
  5. A Sami é o melhor plano de saúde para advogados

Plano de saúde para advogados: a importância desse cuidado

No contexto de saúde atual, podemos dizer que ter assistência médica é um dos principais benefícios de trabalhar com carteira assinada.

Mas não são só os trabalhadores regidos pela CLT que desejam ter acesso a essa facilidade.

De acordo com levantamento do Instituto Vox Populi a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o plano de saúde é o terceiro item na lista de desejos do brasileiro, ficando atrás apenas de casa própria e educação.

A pesquisa ouviu 3.200 pessoas no total, sendo que metade tem convênio, e a outra metade não tem.

Entre os que possuem a assistência, 41% disseram não querer depender somente do SUS, 38% destacaram conforto, tranquilidade e segurança como motivos para seguir com o plano, e 23% ressaltaram a qualidade do atendimento.

Essa cobertura para os serviços de saúde ganha ainda mais relevância entre profissionais liberais e microempreendedores individuais, pois arcar com os custos desses procedimentos na rede particular pode comprometer o orçamento.

Nesse caso, tanto a saúde financeira do advogado empreendedor quanto a do negócio acabam sendo impactadas, justamente em momentos delicados como durante o tratamento de uma doença.

Daí a importância de contar com o suporte de um bom plano de saúde, o que ajuda a manter o bem-estar físico, mental e preservar as finanças.

Opções de planos de saúde para o advogado

O advogado pode aderir a uma das 3 modalidades de contratação de planos de saúde reconhecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

São elas:

  • Individual ou familiar: produtos destinados à pessoa física
  • Coletivo empresarial: exclusivos para pessoa jurídica e MEI
  • Coletivo por adesão: contratados por sindicatos, associações e outras entidades que representam grupos de clientes.

As opções mais recomendadas são os planos coletivos, que oferecem mais serviços a mensalidades menores que os individuais.

Isso acontece porque, nos produtos coletivos, existe a garantia de contratação para um grupo, o que eleva o lucro para a operadora do plano e a capacidade de negociar valores mais baixos para os procedimentos ofertados.

Como citamos acima, existem dois tipos de plano coletivo: empresarial e por adesão.

O coletivo por adesão é contratado por uma entidade de classe que representa um grupo de clientes com interesses em comum.

Geralmente, o acesso a esse produto exige vínculo com essa instituição, firmado mediante pagamento de taxas, o que acaba encarecendo o custo final.

Portanto, se você é advogado e possui CNPJ, é inteligente dar prioridade ao plano coletivo empresarial – disponível até para o MEI.

Esse produto dispensa intermediários para a contratação, que pode ser feita diretamente junto à operadora do plano, além de dar acesso a uma série de procedimentos a partir de mensalidades menores.

Plano de saúde para advogados: 3 pontos de atenção

Se a ideia é escolher o plano com melhor custo-benefício, cabe ficar de olho em alguns quesitos que influenciam no preço e na experiência com os serviços.

Pensando nisso, trazemos 3 pontos que merecem sua atenção na hora de contratar um plano de saúde para advogados.

Verifique a modalidade de pagamento

A forma mais popular para arcar com os serviços do plano é o pré-pagamento, realizado por meio de mensalidades fixas que cobrem os procedimentos realizados em um mês.

Ou seja, o pagamento garante a cobertura do plano pelos próximos 30 dias, quando vence a mensalidade do mês seguinte.

No entanto, existem outros formatos para a manutenção do convênio, como a coparticipação e o reembolso.

Na coparticipação é cobrada uma mensalidade fixa, porém, o beneficiário paga uma taxa adicional a cada serviço utilizado, o que pode encarecer o preço final.

Já os planos com reembolso funcionam assim: o cliente escolhe o local de atendimento e paga normalmente pelo serviço.

Depois, pede o reembolso de uma porcentagem à operadora do plano.

Conheça os tipos de reajuste

A ANS determina 2 tipos de reajuste para o plano de saúde: anual e por faixa etária.

O reajuste anual é aplicado no aniversário do contrato, a fim de atualizar os custos referentes à inflação e aos serviços cobertos pelo convênio médico.

Já o reajuste por faixa etária é aplicado em intervalos de 5 anos, começando quando o beneficiário completa 19 anos de idade, depois aos 24, 29 e assim por diante.

Planeje-se para cumprir carência

Carência é o tempo de espera para usufruir de todos os serviços cobertos pelo plano de saúde.

Quando não se atenta a esse fator, a experiência com o convênio pode ser negativa, fazendo com que você ou seus dependentes fiquem sem assistência no momento que mais precisarem.

Vale conhecer, então, os prazos máximos de carência para se planejar. São eles:

  • Urgências e emergências: 24 horas
  • Demais coberturas: 180 dias
  • Partos a termo, a serem realizados entre a 37ª e a 42ª semana de gestação: 300 dias
  • Doenças e lesões pré-existentes: até 2 anos de Cobertura Parcial Temporária.

Como escolher o plano ideal para advogados

Agora que você conhece os principais pontos de atenção, veja um passo a passo para contratar o plano de saúde ideal.

1. Selecione as coberturas indispensáveis

O melhor custo-benefício vai depender das suas necessidades e de seus dependentes.

Por isso, comece elencando os serviços que o plano precisa ter para atender a essa demanda e escolhendo a segmentação assistencial adequada.

No total, existem 12 segmentações ou coberturas, que são formadas por combinações entre as 5 classificações fundamentais:

  • Ambulatorial: destinada a consultas, exames e procedimentos simples. Não cobre cirurgias e internações
  • Hospitalar: voltada a cirurgias, internações e outras rotinas realizadas dentro do hospital, com exceção de procedimentos obstétricos
  • Hospitalar com Obstetrícia: cobre operações, internações, parto e procedimentos obstétricos, incluindo atendimento durante o primeiro mês de vida do recém-nascido
  • Referência: é o plano modelo da operadora. Combina assistência ambulatorial, hospitalar e obstétrica, com internação em enfermaria
  • Odontológico: exclusivo para consultas, exames e procedimentos pedidos pelo cirurgião-dentista.

2. Escolha o tipo de acomodação

Os convênios que contemplam cirurgias e internações permitem a seleção da acomodação, optando entre enfermaria ou apartamento.

A enfermaria é um quarto compartilhado com mais alguns pacientes, que tem como principal vantagem a redução no custo da mensalidade, mas você terá de dividir o banheiro e horário de visitas.

Pagando mais caro, terá acesso ao quarto individual ou apartamento, que dá mais privacidade e possibilita receber visitas por um período maior.

3. Defina a abrangência

A abrangência se refere à localidade coberta pelo plano de saúde, podendo ser municipal, estadual, regional ou nacional.

Quanto maior a extensão da abrangência, mais salgado fica o valor da mensalidade, portanto, escolha de acordo com seu estilo de vida.

Se morar em uma única cidade, fazendo viagens esporádicas, faz sentido aderir a um convênio local, que sairá mais em conta.

4. Faça uma pesquisa de mercado

Depois de definir o tipo de cobertura e abrangência, passe para a pesquisa pelas operadoras de plano de saúde que atendem em sua região.

Assim, você pode comparar serviços e preços para encontrar o produto mais alinhado as suas necessidades.

A própria ANS tem uma ferramenta de pesquisa e comparação em seu Guia de Planos, acessível neste link.

Nele, também dá para consultar a reputação das operadoras e verificar se estão regularizadas junto à Agência, evitando dores de cabeça no futuro.

Não se esqueça de dar preferência às opções de plano empresarial para aproveitar mais benefícios.

A Sami é o melhor plano de saúde para advogados

O plano ideal para advogados é aquele que oferece serviços essenciais próximo à casa ou trabalho, com qualidade e preço justo.

Melhor ainda se incluir benefícios adicionais que ajudam a ter uma vida mais saudável, incentivando a atividade física regular e cuidados de saúde mental.

Na Sami, você tem isso e muito mais.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Nossa rede credenciada tem hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Mas as vantagens não param por aí.

Como a gente sabe que saúde vai além de atendimento clínico, damos aquela forcinha para você se exercitar com Gympass e cuidar da saúde mental com adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano em nossa Rede de Hábitos Saudáveis.

Peça já a sua cotação e comece a aproveitar todos esses benefícios!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×