Início Saúde Treinamento e desenvolvimento: como fazer promovendo a saúde no trabalho

Treinamento e desenvolvimento: como fazer promovendo a saúde no trabalho

Autor

Data

Categoria

Uma das grandes felicidades de um profissional da área de Recursos Humanos e gestores é ver seu funcionário se desenvolver no trabalho. No entanto, o desenvolvimento de um colaborador não é uma tarefa fácil e envolve diversos desafios.

Sabemos que o sucesso da organização está diretamente ligado a uma boa gestão, logo: um time bem preparado. Portanto, o treinamento e o desenvolvimento de pessoas é o caminho para alcançar esses objetivos.

Em algumas empresas, o treinamento e desenvolvimento de pessoas é visto como uma despesa. Porém, para um RH comprometido com os resultados da corporação, sabe que os dois planos de ação na verdade são ótimos investimentos para o futuro da organização.

Afinal, é o treinamento e o desenvolvimento que aprimoram habilidades e competências dos colaboradores, os tornando mais produtivos, criativos e inovadores. Esses conceitos se tornam aliados na tarefa de promover qualidade de vida nas organizações.

Vamos entender mais sobre este tema? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é o treinamento e desenvolvimento de pessoas?
  2. Como esse processo pode afetar a qualidade de vida no trabalho?
  3. Como o RH pode apoiar nesse processo de forma a promover a saúde mental na empresa?
  4. Promova saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é o treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Por mais que seja parecido, treinamento e desenvolvimento de pessoas são temas diferentes e que possuem diferentes práticas. Vamos entender melhor:

Treinamento

O treinamento é focado em mudanças a curto prazo. Temos como exemplo um treinamento para saber manusear uma máquina. É uma capacitação pontual e orientada para ocorrer no presente.

Quando um novo funcionário chega na equipe ou o remanejamento de algum funcionário para outro setor ou com nova função, existe um treinamento para que ele melhore suas habilidades técnicas relacionadas ao desempenho esperado.

Além disso, o treinamento também é bastante utilizado para aprimorar demandas e questões como produtividade, eficiência e qualidade de trabalho, além de ser muito importante quando o assunto é segurança.

Desenvolvimento

Já o desenvolvimento é uma tarefa contínua que promove transformações a médio e longo prazo. Ela pode ser útil tanto para o colaborador como para a empresa e equipes.

Com o desenvolvimento, o próprio colaborador, sendo supervisionado, melhora com suas experiências, erros e acertos, ao mesmo resultado de um treinamento, se diferenciando pelo prazo: qualidade, eficiência e produtividade no trabalho.

Algumas empresas buscam, para o desenvolvimento, coachings profissionais, que focam com maior precisão as necessidades de cada equipe. Com a ferramenta do desenvolvimento, a organização apresenta funcionários mais qualificados e motivados para trabalhar em prol de um objetivo.

Como esse processo pode afetar a qualidade de vida no trabalho?

Como vimos, investir em T&D pode reter talentos e aprimorar habilidades nos funcionários da empresa. Mas, além dos benefícios já citados, o processo pode afetar, e muito, a qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho.

Quanto ao treinamento, a ferramenta possibilita ao funcionário a entender os valores e as políticas de cada instituição, promovendo o seu pertencimento, bem como exercer da melhor maneira a sua função. Os funcionários que passam pelo treinamento exercem com mais qualidade suas tarefas diárias.

No treinamento não é importante o currículo do funcionário e nem o cargo que ele irá ocupar. Isso porque é fundamental que ele passe pelo treinamento para entender melhor como funcionam as demandas da empresa e, assim, poder se sentir mais confortável ao exercer suas funções.

Além disso, o treinamento promove:

  • Mudanças de atitudes;
  • Aptidão para trabalhar com uma nova ferramenta ou modernização;
  • Reduz custos ao não precisar contratar terceiros;
  • Melhora a produtividade da equipe;
  • Otimiza o tempo;
  • Diminui erros;
  • Melhora a comunicação entre as equipes;
  • Melhora a produtividade.

Mas e quanto ao desenvolvimento? A ferramenta do desenvolvimento consiste em uma troca de experiências entre profissionais que já passaram pelo processo do treinamento e tem rica bagagem para trocar entre os colegas de equipe.

Esse processo incentiva mudanças de postura e melhores entendimentos entre as equipes, que compartilham suas experiências e agregam valores a outros membros da organização.

Desse modo, a empresa se torna mais capacitada para lidar com problemas, por ter trabalhadores mais preparados e que conhecem toda a organização e funções da empresa. Para colaboradores: aumentam as chances de promoção e diminui a rotatividade.

Além disso, o desenvolvimento promove:

  • Reforço da cultura da empresa;
  • Vantagens competitivas;
  • Fortalece a autoconfiança;
  • Incentiva a inovação;
  • Otimiza a comunicação entre colegas de equipe.

Como o RH pode apoiar nesse processo de forma a promover a saúde mental na empresa?

Toda empresa preza por funcionários ágeis, que pensam com mentes empreendedoras e estão dispostos a assumir riscos. Mas, para isso, é importante entender a necessidade de investir em treinamentos e desenvolvimentos para as equipes.

O papel do RH perante essa ferramenta é criar condições para a formação profissional, possibilitando que seus colaboradores avaliem a sua auto contribuição para a empresa e compartilhe suas expectativas com os gestores.

Ao não apoiar o T&D, a empresa pode sofrer prejuízo para os negócios, bem como para o bem-estar dos colaboradores. Como funcionários que não se engajam com os desafios da empresa, falhas de comunicação, alta rotatividade, erros mais frequentes, entre outros.

Promover T&D no ambiente de trabalho melhora o clima organizacional, já que o funcionário tem a possibilidade de se aperfeiçoar na sua função. Com isso, se sente valorizado e confortável na empresa onde trabalha por entender que sua função tem uma grande importância dentro da corporação.

Além disso, o RH possibilita fortalecer a cultura organizacional, fortalecendo relações entre os membros das equipes, evitando ruídos de comunicação e discussões desnecessárias. Uma cultura organizacional fortalecida evita conflitos e melhora o engajamento.

O papel do RH inclui ainda desenvolver talentos e habilidades que o próprio colaborador pode não reconhecer sobre si. É por meio do programa de treinamento e desenvolvimento que o profissional aprimora e descobre habilidades que o diferenciam nas suas funções.

Assim como o processo de treinamento e desenvolvimento está relacionado ao crescimento da empresa, é o RH que possibilita o aumento da produtividade dos colaboradores. Uma vez que seus funcionários se sentem motivados e parte do processo da organização, suas funções serão desempenhadas da melhor maneira.

É importante lembrar que pessoas satisfeitas com o trabalho produzem mais e se engajam com mais facilidade, já que querem se sentir como parte da organização.

Podemos observar, portanto, que de um modo geral, as iniciativas da ferramenta impactam em vários indicadores do RH, trazendo melhorias positivas tanto para a saúde física e mental, promovendo um desenvolvimento profissional aprimorado e resultando em resultados satisfatórios. 

Promova saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e o aplicativo de saúde mental Vitalk.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×