Início Saúde Gestão de pessoas nas organizações: como fazer bem e promover a saúde

Gestão de pessoas nas organizações: como fazer bem e promover a saúde

Autor

Data

Categoria

Investir em processos eficientes de gestão de pessoas é fundamental para promover a qualidade de vida no trabalho.

Isso porque um gerenciamento assertivo contribui para melhorar o clima organizacional, a colaboração e a motivação entre os colaboradores.

A forma como a gestão é realizada tem por base elementos culturais da organização, que devem priorizar o respeito, a transparência e a equidade como valores inegociáveis.

Caso contrário, abrem-se brechas a ações prejudiciais como o favoritismo, a cobrança excessiva e até o assédio moral.

Vem daí a ligação entre a gestão de pessoas e a saúde do trabalhador, como explicaremos nos próximos tópicos.

Siga com a leitura e confira insights para otimizar as rotinas de gerenciamento, focando na valorização do capital humano. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é gestão de pessoas nas empresas?
  2. Como a gestão de pessoas afeta a qualidade de vida no trabalho?
  3. Como o RH pode ajudar a promover uma boa gestão de pessoas?
  4. Como os benefícios para funcionários impactam a gestão de pessoas?
  5. Qualifique a gestão de pessoas com um bom plano de saúde Sami

O que é gestão de pessoas nas empresas?

Gestão de pessoas é uma área ampla que reúne processos e políticas relacionados aos recursos mais importantes de uma empresa: os funcionários.

Diversos autores e estudiosos de Recursos Humanos dedicam atenção a esse setor, sendo um dos mais famosos Idalberto Chiavenato, para quem a:

“Gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.”

Dentro desse espectro, estão práticas que compreendem:

  • Recrutamento: ações e esforços dedicados à atração de talentos que se identifiquem com vagas disponíveis na empresa
  • Seleção: atividades destinadas a identificar o candidato mais alinhado à vaga e garantir sua contratação
  • Treinamento: capacitação dos colaboradores com o objetivo de desenvolver ou aprimorar competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills)
  • Recompensas: bônus, benefícios e presentes entregues como incentivo à conquista de metas
  • Avaliação de desempenho: processo contínuo de análise, correção e aperfeiçoamento que visa a potencializar os resultados individuais, em equipe e de toda a organização.
  • Demissão: feita de forma humanizada e respeitando os direitos dos trabalhadores.

Como a gestão de pessoas afeta a qualidade de vida no trabalho?

Não seria exagero dizer que níveis satisfatórios de qualidade de vida no trabalho dependem de uma boa gestão de pessoas.

Isso porque a gestão engloba uma série de medidas que impactam no bem-estar percebido pelos colaboradores, construindo os processos e práticas adotadas pela companhia.

A definição de metas, por exemplo, tem efeito direto sobre a autoconfiança do trabalhador e, por consequência, sobre o seu desempenho.

Metas inalcançáveis tendem a gerar desânimo e sensação de incompetência, minando o apetite do empregado por novos desafios.

Por outro lado, estabelecer metas fáceis de atingir impede o crescimento e sensação de conquista, favorecendo a acomodação do colaborador.

Veja, a seguir, os benefícios da gestão que prioriza o desenvolvimento dos profissionais e a QVT.

Melhora o clima organizacional

Excesso de competitividade, sobrecarga de trabalho e injustiças na distribuição dos lucros produzem ambientes opressivos para os trabalhadores, deixando o clima pesado.

Já quando existe a preocupação real com o bem-estar das pessoas, é possível perceber uma melhora no clima organizacional, o que eleva a positividade e a produtividade da equipe.

Incentiva a colaboração

Geralmente, a alta competitividade entre pares vem da própria postura das lideranças, que deveriam dar o exemplo de respeito e colaboração para que toda a empresa seja beneficiada.

O estímulo ao comportamento agressivo reforça o individualismo e atrapalha a conquista de objetivos em comum, enquanto atitudes de apoio aos colegas incentivam a colaboração e o respeito mútuo.

Auxilia na retenção de talentos

A retenção de talentos é importante porque evita gastos com novos processos de recrutamento, seleção e integração de funcionários.

Além de conservar o capital humano, representado pelos conhecimentos intangíveis dos profissionais que compõem a organização.

Para impedir que as pessoas abandonem posições estratégicas, é necessário mostrar que elas são mais do que números para a empresa, promovendo a valorização de suas ideias e resultados.

Estimula o aprendizado e inovação

Não existe gestão eficiente de pessoas sem educação continuada, afinal, o treinamento motiva e acrescenta aprendizado aos colaboradores.

Nesse cenário, fica mais fácil desenvolver soluções inovadoras e elevar a competitividade da companhia em seu mercado de atuação.

Proporciona equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Quando o gerenciamento foca nos recursos humanos, existem limites claros para a jornada de trabalho e expectativa de entregas.

Também há flexibilidade para que o colaborador cuide bem de si mesmo, de seus entes queridos e tenha momentos de descanso.

Essa dinâmica tem efeitos positivos para a saúde física e mental, prevenindo doenças e agravos e aumentando a satisfação do trabalhador com a empresa.

Como o RH pode ajudar a promover uma boa gestão de pessoas?

O conceito de gestão de pessoas vai além da área de Recursos Humanos, envolvendo as atividades de lideranças e suas relações com os funcionários.

No entanto, cabe aos profissionais de RH aplicar as metodologias e processos definidos para gerir o capital humano, assumindo um papel estratégico dentro das organizações.

Isso porque a formação em RH agrega saberes relevantes para o desenvolvimento de pessoas, a exemplo de avaliações de perfis, recursos de engajamento e comunicação.

Tudo isso é indispensável para fazer um gerenciamento de qualidade.

Conhecer o perfil de cada colaborador é fundamental para traçar um plano de carreira e oferecer benefícios e recompensas atrativos.

Os recursos de engajamento dão motivação para que o funcionário “vista a camisa”, se identifique com a missão e valores da empresa e dê o seu melhor no trabalho.

Uma comunicação assertiva, clara e baseada em transparência permeia todas essas dinâmicas, forjando uma relação de confiança entre a organização e as pessoas que fazem parte dela.

Como os benefícios para funcionários impactam a gestão de pessoas?

Os benefícios são um adicional à remuneração percebida pelos funcionários, portanto, podem representar ferramentas de motivação e engajamento.

Ao conceder benefícios às equipes, as empresas estão demonstrando que valorizam o trabalho, a entrega e o tempo dedicado às tarefas ocupacionais.

Nesse contexto, os adicionais devem fazer parte dos processos de gestão de pessoas e de programas de qualidade de vida no trabalho.

Alguns podem contemplar todos os empregados, enquanto outros ficam restritos a algumas posições ou condicionados ao alcance de metas, funcionando como um incentivo.

O potencial de apostar nos benefícios fica comprovado em pesquisas como a da Sodexo, que elencou as quatro medidas de qualidade de vida que mais trazem resultados para pequenas e médias empresas (PME).

Todas elas têm relação com benefícios:

  1. Apoiar os funcionários na administração da vida pessoal
  2. Recompensar sua performance por meio de bônus e outras recompensas
  3. Melhorar seu poder de compra
  4. Dar acesso a refeições saudáveis.

Implementando essas e outras boas práticas de gestão de pessoas, os empresários atingiram resultados incríveis:

  • Melhora de 91% no clima organizacional
  • Ganhos de 86% nos níveis de produtividade
  • Aumento de 76% nos índices de atração de talentos
  • 70% mais rentabilidade para seus negócios.

Quais benefícios oferecer?

Agora que você compreende a importância dos benefícios para os resultados da organização, deve estar se perguntando quais deles oferecer ao seu time.

A própria pesquisa que citamos acima dá pistas sobre itens que impulsionam os resultados, elevando o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.

Começando pelo apoio para a administração da vida pessoal, vale apostar em benefícios que auxiliem na resolução de demandas urgentes, como o horário flexível e o home office.

Ambos permitem que o funcionário utilize o tempo da forma que achar mais adequada, abrindo espaço para que busque seu filho na escola, vá ao banco em horário comercial ou prepare suas refeições em casa.

Essa dinâmica também ajuda na manutenção da saúde física e mental, já que haverá mais tempo para se exercitar, se divertir e cultivar bons relacionamentos.

Unindo a flexibilidade da jornada ao bônus por produtividade, os resultados podem ser ainda melhores, pois o colaborador terá motivação extra para cumprir todos os prazos e entregas.

Já os adicionais que elevam o poder de compra são sempre bem-vindos e não precisam se resumir a promoções e aumentos salariais.

Vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura e descontos em serviços diversos surtem esse efeito, pois a empresa custeia parte de produtos e serviços de interesse do funcionário.

Além do mais, o subsídio para as refeições amplia o acesso a opções mais saudáveis e nutritivas.

Outra boa pedida é dar suporte aos cuidados de saúde do seu time, fornecendo um convênio médico completo.

Qualifique a gestão de pessoas com um bom plano de saúde Sami

Uma das maiores vantagens do plano de saúde corporativo é a tranquilidade por ter a garantia de assistência médica, sem depender só do SUS.

Mas o convênio ideal também apoia hábitos saudáveis entre os colaboradores, diminuindo o adoecimento no trabalho, atrasos e faltas.

A boa notícia é que esse plano existe e custa menos do que você imagina.

Na Sami, somos dedicados ao bem-estar integral dos clientes, porque a gente sabe que saúde vai muito além dos cuidados clínicos.

Temos planos para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Nossos clientes têm seu próprio Time de Saúde, contando com médico e profissionais de enfermagem para recomendar bons hábitos e tirar qualquer dúvida.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Os cuidados ficam completos com a Rede de Hábitos Saudáveis, que coloca a rede de academias Gympass à disposição dos membros, além de outros benefícios exclusivos para a saúde mental e o bem-estar.

Ficou interessado? Peça sua cotação clicando no botão abaixo!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×