Início Saúde Positividade tóxica: o que é e como pode atrapalhar o empreendedor?

Positividade tóxica: o que é e como pode atrapalhar o empreendedor?

Autor

Data

Categoria

Gratidão é uma palavra que ouvimos cada vez mais. Precisamos ser gratos por todas as coisas, mesmo nem tudo estando muito bem. Pensar positivo independente das circunstâncias. Quantas vezes você já ouviu sobre isso?

Com a expansão das redes sociais, basta desbloquearmos os celulares para entrar em um novo mundo, onde tudo é perfeito, estamos felizes e somos extremamente produtivos. As lives começam cada vez mais cedo para ter um dia mais produtivo.

No Instagram é tudo lindo. Mas a vida real é bem diferente de um feed de notícias. Quantas vezes você já se culpou por não se sentir produtivo quando achava que precisava? Ou se comparou com aquele influenciador de yoga que acorda quando ainda é noite para meditar?

É bem provável que as redes sociais e, principalmente, a positividade exacerbada que ela emana tenha sido gatilho para uma depressão ou crise de ansiedade. Se pararmos para pensar, essa positividade tóxica menos nos aproxima de nós mesmos e nosso trabalho e mais nos aproxima da exaustão em tentarmos ser perfeitos.

O grande problema é que empreender está bem distante de ter uma vida perfeita.

E para ser empreendedor precisamos ter os pés no chão. Saber que alguns dias podem ser ótimos e outros nem tanto, e deixar de longe essa positividade tóxica é fundamental.

Quando pensamos em empreendedores, mesmo sendo um, temos a ideia, no Brasil, que são empresários conservadores e autoconfiantes. Aqueles que sabem o que fazem e que não correm riscos. Têm empresas de sucesso e só caminham para alavancar os resultados. Mas será que essa é a realidade?

De acordo com dados do Sebrae, micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios no Brasil. Levantamentos bem diferente do que achávamos ser a realidade e nos comparamos, não é mesmo? Ainda de acordo com os dados, são as micro e pequenas empresas que são as responsáveis por 52% dos empregos.

Vamos entender melhor sobre este tema? A Sami acredita que é possível empreender com qualidade de vida e por isso criou esse conteúdo para explicar o que é a positividade tóxica e o que você pode fazer para prevenir-se dela.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é positividade tóxica?
  2. Como a positividade tóxica pode afetar a vida do empreendedor?
  3. Como o empreendedor pode prevenir-se da positividade tóxica?
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

O que é positividade tóxica?

A positividade tóxica basicamente consiste em ignorar ou reprimir o negativo e exaltar exageradamente o lado positivo. O grande problema da positividade tóxica é a invalidação emocional, que exclui as emoções do ser humano e deixa ele como um robô: sem tristeza, desânimo, apatia e por aí vai.

O desmerecimento das emoções, ou seja, revelar que está triste para alguém e receber um: “não fique triste, está tudo bem”, quando na verdade não está, é invalidação emocional. A relação entre a positividade tóxica e a invalidação emocional é a abrangência: enquanto a invalidação ocorre individualmente, a positividade tóxica abrange um maior número de pessoas.

A nossa sociedade, principalmente pelo aumento do engajamento nas redes sociais, que acontece a idealização da “vida perfeita”, está cada vez mais doente. Desde que a pandemia começou e nos vimos obrigados a reinventar nossa maneira de nos divertir, partindo exclusivamente para o meio virtual, sintomas como depressão e ansiedade dobraram em crianças e adolescentes após o início da pandemia de coronavírus.

Em um estudo publicado pelo JAMA Pediatrics, antes da pandemia, sintomas depressivos e ansiosos eram comuns em 12,9% dos jovens, mas durante a crise esse número subiu para 25,2%. E, ainda segundo a pesquisa, esse índice só tende a aumentar.

De acordo com os dados, os pesquisadores apontam que a falta do convívio social gera o aumento do estresse e piora no bem-estar mental.

Mas, contraditoriamente, quando abrimos as redes sociais, estamos todos felizes e positivos. Portanto, voltamos para si e pensamos: “O que há de errado comigo?”. A positividade tóxica é o fato da sociedade constantemente dizer que o certo é ser feliz e que não pode haver lugar para sentimentos negativos, como tristeza, medo, insegurança e raiva.

O outro grande problema dessa questão é que não só a vida pessoal é cheia de sentimentos desagradáveis, mas micro e pequenos empreendedores se deparam constantemente com o medo e a insegurança. E agora?

Como a positividade tóxica pode afetar a vida do empreendedor?

Há quem acredite e pregue que podemos ter mais saúde e qualidade de vida se sempre pensarmos positivo. Porém, na vida é normal (e saudável) passar por situações desagradáveis em que não é possível ficar feliz ou pensar positivo o tempo inteiro.

Afinal, às vezes já é difícil enxergar uma positividade em meio ao caos. Os seres humanos têm sentimentos e emoções complexas. E, é normal não estar bem o tempo todo.

No entanto, a positividade tóxica prega o contrário. E o grande problema disso é que a negação de sentimentos desagradáveis uma hora pode pesar. Sentimentos ressentidos ressurgem ainda mais fortes quando menos esperamos.

Ser empreendedor é ter os pés no chão. Se sentir inseguro, mas seguir. Calcular bem os riscos, mas ter consciência de que também é necessário se jogar. É não invalidar o medo, mas não deixar ele te controlar.

Quem costuma reprimir muito seus sentimentos, como a raiva, sabe: no final é bem provável que você só exploda e o problema se torne ainda maior.

Reprimir os aspectos negativos como a positividade tóxica prega é dar um tiro no próprio pé. Afinal, as consequências são ainda maiores. Expressá-los de maneira adequada é o melhor a se fazer e ter a consciência de que eles são naturais é fundamental.

Deixar de olhar para o seu emocional para focar apenas nos empreendimentos também não é uma boa ideia. Lembre-se: você é o responsável pelo seu resultado e ninguém fica de pé por muito tempo negligenciando suas emoções.

Como o empreendedor pode prevenir-se da positividade tóxica?

Está tudo bem não ser produtivo sempre. Nem todos são produtivos, principalmente às 5h da manhã. Alguns até rendem mais trabalhando na madrugada. Fique atento ao seu corpo e entenda como ele reage e qual é o seu melhor pico de produtividade.

Faça exercícios, mas respeite seus limites. Não adianta copiar o personal trainer que você viu no Instagram. Cada corpo é único e cada um sabe dos seus limites. Nem todos conseguem correr 10km por dia. A verdade é que na maioria dos dias estamos exaustos, afinal, empreender é cansativo.

No entanto, os exercícios mudam nossa rotina e sensação de bem-estar, mas comece aos poucos e no seu ritmo.

Estabeleça o seu horário de trabalho e depois descanse. Não siga a rotina “Good Vibes Only” que viu nas redes sociais. São apenas segundos da vida real que acontecem fora do mundo online. Trabalhe o quanto é necessário dentro de um período estabelecido. Depois, descanse. Se desligar também faz bem para a produtividade e para o bem-estar mental.

Defina limites para o uso da rede social. As redes sociais geram cada vez mais ansiedade. A comparação inevitável com o outro, onde parece que a grama do vizinho é sempre mais verde, nunca fez bem para a nossa qualidade de vida. Por isso, defina horários para usufruir das redes e depois se desligue delas. Deixe o celular longe se for muito difícil.

O principal: cuide da sua saúde mental. O bem-estar começa na nossa mente. Por isso, é fundamental dar a devida importância a ele. Faça terapia e se conheça.

A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem o apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias Gympass, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×