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A importância da saúde no trabalho: como sua empresa se beneficia do bem-estar coletivo

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Discutir a importância da saúde no trabalho é extremamente importante, especialmente na atualidade. Também conhecida como saúde ocupacional, essa é uma ótima forma de focar no bem-estar dos colaboradores.

Além disso, a iniciativa também gera diversos benefícios à empresa, que vão desde diminuição de custos ao aumento da produtividade. Dessa forma, incentivar o bem-estar físico e mental como parte da cultura organizacional traz vantagens a todos os envolvidos.

Por isso, promover um ambiente de trabalho mais seguro e adotar medidas preventivas têm efeito extremamente positivo. Mas, para ficar mais claro, é importante mostrar como fazer isso em sua empresa e, principalmente, quais são os benefícios esperados.

Com esse foco, abaixo você poderá entender a importância da saúde no trabalho. Confira todos os impactos positivos que ela pode trazer e comece a investir no bem-estar da sua equipe!

Os benefícios e a importância da saúde no trabalho

Com tantos casos de afastamento, acidentes e crises emocionais, a importância da saúde no trabalho cresce cada vez mais. Pouco a pouco, as empresas estão percebendo não somente a relevância dessa discussão, mas também os benefícios de parte a parte.

Com pequenas atitudes, por exemplo, é possível melhorar diversas métricas e números relacionados a:

1. Diminuição nos acidentes de trabalho

Quando uma empresa reconhece a importância da saúde no trabalho e foca em ações para promovê-la, o primeiro indicador a diminuir é o número de acidentes de trabalho. Isso se dá, principalmente, pela maior preocupação com a adoção de ações preventivas e os cuidados a serem tomados.

importância da saúde no trabalho
A adoção de medidas preventivas ajuda a diminuir o número de acidentes de trabalho

Um menor número de acidentes representa, primeiramente, uma ótima notícia para os trabalhadores e suas famílias. Afinal, por menores que sejam, essas situações costumam trazer sustos e traumas aos envolvidos.

Além disso, este é uma métrica de extrema importância para qualquer empresa, principalmente no caso daquelas que possuem, por exemplo, uma Certificação ISO.

Esta sigla significa International Organization for Standardization”, uma organização formada por mais de 90 países com objetivo de estabelecer um conjunto de normas de gerenciamento e padrões de qualidade empresariais.

As empresas que estão em conformidade com essas normas recebem a Certificação ISO, que atesta a qualidade das práticas exercidas. Existem diversas Certificações ISO distintas e a ISO 45001, por exemplo, refere-se especificamente à redução do número de acidentes de trabalho.

Assim, a falta de medidas de prevenção para minimizar esses acidentes podem impedir que uma empresa consiga manter esse “selo de qualidade”.

Como o certificado da ISO é, muitas vezes, um pré-requisito de contratação, não tê-lo significa muitas vezes a perda de novas possibilidades de negócio, principalmente em relação ao mercado internacional.

2. Menos afastamentos

Com menos acidentes e mais preocupação com a saúde dos colaboradores, haverá também a redução do número de afastamentos.

Para qualquer gestor, esse é um índice grande interesse, visto que influencia diretamente a produtividade e os negócios da empresa.

afastamento da empresa
Evitar a ausência dos colaboradores por acidentes de trabalho ajuda a aumentar a produtividade

Assim, é de interesse da companhia que a totalidade — ou o máximo possível — de sua equipe esteja disponível e saudável. Dessa forma, a produtividade da empresa como um todo crescerá, gerando melhores resultados.

Esse é mais um motivo para valorizar a saúde ocupacional em seu negócio. Se isso ainda não está no foco da sua empresa, é importante rever isso e adotar as medidas necessárias para que esse ponto se torne cada vez mais relevante na sua cultura e organização.

3. Diminuição dos processos trabalhistas

Este é um tema que pode dar grandes dores de cabeça aos profissionais dos Departamentos de Recursos Humanos, Financeiro e Jurídico. É comum que colaboradores que sofram algum acidente na empresa acionem a empresa empregadora na Justiça.

importância da saúde no trabalho
Acidentes de trabalho muitas vezes geram ações na Justiça e desgaste da imagem da empresa

Além dos custos com advogados e horas perdidas de outros colaboradores por causa do processo, esse tipo de situação é desgastante como um todo.

Sem contar o enfraquecimento da imagem da empresa não só diante da própria equipe como também do mercado.

Por isso, a importância da saúde no trabalho deve ser considerada um elemento estratégico, já que pode afetar a empresa em tantos pontos distintos.

Muito mais do que diminuir os custos com esse tipo de situação, prevenir acidentes deve ser considerado um investimento.

4. Queda nos gastos da companhia

Se forem unificados, os três fatores já citados geram um outro benefício bem significativo: economia.

Pare para pensar, por exemplo, na quantidade de recursos gastos ou perdidos com acidentes, afastamentos e processos trabalhistas quando não se dá a devida importância à saúde no trabalho.

economia de empresas

Acidentes e afastamentos provocam redução na equipe e, consequentemente, perda de produtividade ou sobrecarga de alguns colaboradores.

Dessa forma, as horas extras crescerão, além de tornar os funcionários restantes mais propensos a doenças ocupacionais e até acidentes provocados pelo cansaço, o que acarretará novos afastamentos.

Além disso, os custos dos processos trabalhistas costumam ser altos, assim como os valores de algumas indenizações. Sem contar os gastos jurídicos dos advogados.

Tudo isso pode ser evitado com medidas de prevenção.

5. Retenção de bons talentos

Ambientes com muitos problemas como os citados acima costumam não ser bem vistos pela equipe. Isso pode causar uma grande rotatividade de colaboradores, muitos deles essenciais para a companhia.

importância da saúde no trabalho
Um ambiente corporativo saudável e seguro ajuda a evitar a perda de colaboradores

Por conta disso, entender a importância da saúde no trabalho também representa reter os grandes talentos.

Pessoas com funções de destaque ou que sejam excelentes profissionais valem o esforço de serem mantidas na equipe. Isso aumenta a chance da empresa prosperar com o tempo.

Pensando nisso, é importante concentrar os esforços não só em manter esses colaboradores como também investir em capacitação.

Mas antes disso, é preciso dar a devida atenção às condições em que cada um deles exerce suas funções.

6. Melhores índices de produtividade

Ao dar importância à saúde no trabalho, é possível deixar os colaboradores mais motivados.

Além disso, eles estarão mais tranquilos para executar suas atividades, sem se preocupar com sua saúde ou a de outros.

produtividade da equipe
Ambientes seguros também contribuem para o aumento da produtividade

Consequentemente, os índices de produtividade tendem a apresentar uma alta bastante significativa. Esses números representam que a equipe trabalhará com mais foco e apresentará resultados mais rapidamente.

Com colaboradores focados e mais produtivos, se torna possível até promover expansões de negócio ou fazer mudanças necessárias para atender novas necessidades do mercado. Tudo isso sem influenciar nos números apresentados por cada um deles e na sua produção em geral.

7. Alta nos resultados da companhia

Com uma equipe motivada, menor número de afastamentos e maior produtividade, é natural que haja reflexos positivos nos resultados.

Afinal, é através do esforço na melhoria desses índices que se consegue números mais relevantes, especialmente no que se refere a faturamento.

importância da saúde no trabalho

Dessa forma, é possível afirmar que focar na importância da saúde no trabalho influencia nos resultados da empresa, ainda que de forma indireta. Quando essa percepção for ampliada, muitos gestores irão rever toda sua estratégia junto aos colaboradores.

É preciso entender que a equipe representa sua força de execução e sem ela, não haverá resultado algum.

Por isso, investir no bem-estar dos colaboradores é uma estratégia relevante também para aumentar o faturamento.

8. Melhora no bem-estar da equipe

Por fim, é preciso destacar o que deveria ser o benefício número um de toda essa discussão: o bem-estar dos colaboradores. Como já explicado, eles são o “coração” de uma empresa e cuidar deles é um investimento mais do que necessário.

bem estar dos funcionários
Colaboradores felizes e satisfeitos contribuem para quem uma empresa consiga alçar voos mais altos

Por conta disso, tratá-los com carinho e respeito, garantindo também um ambiente seguro de trabalho, deve ser uma prioridade.

Como já dizia um velho conceito corporativo, os colaboradores devem ser considerados “como parte da família e não como uma equipe”. Isso ajuda a entender a importância da saúde no trabalho.

Sem dúvida alguma, esse esforço será reconhecido por cada um dos seus colaboradores. Assim, isso também ajuda a valorizar sua empresa, tornando-a mais próxima de cada um de seus funcionários.

Como destacar a importância da saúde no trabalho

Já foram destacados acima os benefícios de entender a importância da saúde no trabalho. Ainda assim, é preciso destacar como aproveitar essas vantagens, ou seja, como aplicar esse pensamento na prática.

Para isso, existem diversas técnicas viáveis, mas é possível focar em quatro ações principais:

· Educação

importância da saúde no trabalho
Investir em treinamentos é uma ótima maneira de promover um ambiente de trabalho mais saudável

A forma mais simples de demonstrar a importância da saúde no trabalho à equipe é por meio da educação.

Assim, foque em treinamentos, cursos, palestras e comunicados que informem e ensinem sobre o tema, aumentando a conscientização sobre medidas de segurança e prevenção.

Esse passo é relativamente simples de implementar, mas de extrema relevância para melhorar os índices da companhia e o bem-estar dos colaboradores.

· Alimentação

É comum descobrir que boa parte de sua força de trabalho não se alimenta corretamente no dia a dia. Por isso, disponibilizar uma alimentação saudável enquanto seus colaboradores estiverem na empresa é uma ótima estratégia.

A nutrição é um fator relevante para a saúde e ter uma alimentação balanceada ajuda a aumentar a resistência à doenças e diminui problemas de saúde provocados por maus hábitos alimentares.

Se não for possível oferecer alimentação na empresa, pense na possibilidade de promover palestras de orientação com nutricionistas, por exemplo.

· Ergonomia

ergonomia no escritorio
A ergonomia deve ser uma das principais preocupações da empresa que quer promover o conforto e bem-estar de seus colaboradores

Outro ponto de destaque é a ergonomia no ambiente corporativo, especialmente em relação às estações de trabalho.

A ergonomia é o estudo das interações que ocorrem entre as pessoas e as máquinas e/ou equipamentos, com objetivo de garantir a otimização das condições de trabalho.

As avaliações ergonômicas identificam possíveis riscos à segurança e à eficiência considerada ideal.

Assim, a escolha do mobiliário necessário para que sua equipe exerça as funções interfere diretamente no bem-estar de cada colaborador, sendo de grande importância da saúde no trabalho, no desempenho e suas consequências.

Por isso, busque a opinião de um especialista no assunto para avaliar e oferecer as melhores condições ergonômicas para seus funcionários.

· Pausas

Ainda que em alguns casos seja difícil para um gestor entender esse ponto, investir em pausas é uma ótima forma de melhorar o bem-estar de sua equipe.

Alguns estudos indicam os impactos positivos que os intervalos nas atividades de trabalho podem proporcionar, incluindo a sensação calmante e aumento da atenção e da produtividade.

Sabendo disso, é importante incentivar seus colaboradores a fazer pequenos intervalos a cada duas horas para descansar. As pausas podem ter cerca de dez minutos para que as pessoas possam se alongar ou se distrair um pouco.

Se possível, avalie a possibilidade de oferecer aulas de ginástica laboral aos seus colaboradores.

· Horários

importância da saúde no trabalho

A preocupação com os horários é um dos maiores fatores de estresse de muitos funcionários.

Por isso, diversas companhias perceberam a importância da saúde no trabalho e estão implementando o horário flexível e políticas de home-office.

Essa é uma forma de fazer com que os profissionais se sintam mais livres e consigam adaptar melhor suas rotinas de vida às atividades do trabalho. Com isso, é possível diminuir o estresse e aumentar a qualidade de vida de seus colaboradores.

Entendendo a importância da saúde no trabalho

Entender a importância da saúde no trabalho é primordial, tanto para a empresa e seus gestores quanto para os próprios funcionários. Dessa forma, ambos se mantêm cientes das melhorias que devem ser feitas para que o ambiente se torne mais seguro e saudável.

Para isso, é preciso implementar iniciativas que tragam retorno a médio e longo prazos, auxiliando a buscar de resultados melhores e mais eficiência.

Além das medidas de promoção de saúde e segurança laborais, pode ser interessante também oferecer bons benefícios aos colaboradores, como, por exemplo, um plano de saúde empresarial.

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