Início Bem-Estar Como montar um home office: 5 dicas para melhorar o ambiente

Como montar um home office: 5 dicas para melhorar o ambiente

Autor

Data

Categoria

O home office, ou trabalho de casa, já era comum para algumas empresas, mas o isolamento social obrigou o mundo a se adaptar à dinâmica. E, para isso, as pessoas precisam melhorar seus espaços e montar um home office que garanta produtividade e conforto. A solução para isso é planejar bem o local, investir em ergonomia e garantir que cada item seja funcional! 

Assim, o trabalho remoto fica mais prazeroso e não prejudica a saúde do corpo e da mente. Até porque, segundo pesquisa da ISE Business School, esse é um modelo que veio para ficar! Cerca de 80% dos gestores brasileiros aprovam a prática, que é adepta de 35% das multinacionais.

Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados relataram maior eficiência no sistema. Além disso, um bom local para trabalhar vai ajudar no rendimento do exercício, além de evitar problemas de saúde a curto e longo prazo. Você sabe muito bem a importância da saúde no trabalho, não é? Quer saber como garantir isso?

Tenha atenção com o computador

O principal instrumento de trabalho é o computador e, se ele não estiver bem preparado, pode prejudicar o dia a dia. Para melhorar a relação com o item e deixá-lo mais confortável, é preciso que o aparelho esteja em uma boa posição, que não force pescoço e costas. Afaste o item de 50 a 100 cm dos seus olhos e mantenha o topo do monitor alinhado ou abaixo dos seus olhos. Essas são apenas algumas dicas de melhor ergonomia no ambiente de trabalho, mesmo que ele seja na sua casa.

Se necessário, lance mão de uma tela grande ou um suporte que levante o notebook. A tela é ideal para quem trabalha com computadores pequenos e precisa visualizar grandes informações, como planilhas. Ter duas telas pode facilitar o processo e deixar as demandas mais visíveis. 

Já o suporte é funcional para quem prefere atuar com o notebook, mas precisa deixá-lo na altura dos olhos. Esse é um apoio que previne a má postura, evitando contração de músculos e possíveis dores.

Aproveite o fone de ouvido e o mouse

Esses itens foram criados para deixar a experiência com o computador mais fácil e confortável. O fone de ouvido, por exemplo, pode ser usado para abafar sons externos que desconcentram ou para usar músicas que ajudam a manter o foco.

O mouse, por sua vez, é uma ferramenta que faz diferença em comparação ao touchpad. Ele é mais prático e garante que o braço e os dedos permaneçam em uma posição cômoda. Além disso, ele otimiza a mobilidade, a precisão e o controle dos movimentos.

Use uma mesa só para o trabalho

Ter um espaço dedicado somente ao home office é uma forma de fazer o corpo e a mente entenderem que há diferença entre estar em casa e estar trabalhando. Por isso, ter uma mesa dedicada só para isso é importante.

Mantenha a mesa de trabalho sempre organizada

Além disso, é nessa mesa que todas as suas coisas de trabalho devem ficar. Para melhorar a produtividade, foque na organização. Pesquisas indicam que menos coisas por perto podem ajudar, então restrinja a decoração e prefira manter apenas os objetos essenciais do dia a dia próximos de você.

Tenha uma boa cadeira

A cadeira é outra peça fundamental do home office. Já que passamos o dia inteiro sentados, é importante que ela seja especialmente para escritório. Isso porque outras cadeiras não são desenvolvidas para que as pessoas permaneçam nelas por longas horas. Já as cadeiras de escritório têm tecnologia para que a pessoa mantenha uma boa postura, não sinta dores e possa se acomodar da melhor maneira.

Mas se para você investir em uma cadeira assim não é possível, uma saída é optar pelo apoio de costas. Esse item pode ser acoplado em qualquer cadeira e serve para melhorar a postura e a forma com que sentamos. Ele também dá suporte para a lombar, que costuma ser o local onde as pessoas mais sentem dor depois de longas horas na mesma posição.

Por fim, busque afastar a cadeira da mesa e deixá-la na altura correta, quando seus braços e coxas ficam paralelos ao solo e seus pés retos no chão. Dessa maneira, você evita a necessidade de tratamentos como a RPG no futuro.

Invista na iluminação do escritório

Outro ponto primordial para garantir conforto no home office é a iluminação. Trabalhar em um local bem iluminado previne desconforto nos olhos e até mesmo dores de cabeça

Uma boa iluminação contribui bastante para o bem-estar e realização das tarefas em home-office

Para isso, aproveite a luz natural do seu ambiente. Prefira ajustar a mesa de trabalho próxima da janela, mas sempre tendo cuidado com o reflexo no computador, que pode atrapalhar a visualização.

Outro diferencial é que as luzes artificiais também podem ser pensadas ao seu favor. Para esse ambiente, é melhor contar com a luz branca fria, que se assemelha a luz do sol e melhoram a visibilidade. Luminárias também caem bem e facilitam o processo caso você mexa com papéis e projetos físicos.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×