Início Plano de Saúde Plano de saúde cobre RPG (Reeducação Postural Global)?

Plano de saúde cobre RPG (Reeducação Postural Global)?

Autor

Data

Categoria

Dores musculares e nas articulações, desequilíbrio e falta de postura são alguns dos problemas que os pacientes procuram pela Reeducação Postural Global, o RPG. O tratamento age nas desarmonias do corpo sem deixar de lado todas as necessidades individuais de cada um.

A manutenção da boa postura e a movimentação correta, até como sentar sem prejudicar sua coluna, fazem parte do objetivo do RPG. Em um período que o trabalho remoto se tornou uma das principais formas de exercer as funções na empresa, a procura pelo RPG tem aumentado consideravelmente em paralelo com dores nas articulações, como costas, ombros e pulso.

No entanto, o RPG não é focado somente na dor, mas também nas causas que levam ao incômodo. É um conjunto de técnicas manuais que combatem e tratam dores nos músculos, articulações e cabeça e que melhoram, ainda, o sistema respiratório e realinha a coluna.

Além disso, entre seus benefícios, podemos observar a liberação de toxinas, fortalecimento do sistema imunológico, estimulação do sistema circulatório e melhoria do sono.

Com tantos proveitos, é mais que justificável a alta demanda e busca pelo tratamento. Mas será que ele está coberto pelo plano de saúde?

É isso que vamos responder. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar neste conteúdo:

  1. O plano de saúde cobre RPG?
  2. Como funciona a cobertura de RPG?
  3. Quais os benefícios do RPG e para que ele é indicado?
  4. Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!

O plano de saúde cobre RPG?

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é uma lista definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que consta todos os procedimentos, desde exames, consultas à cirurgias, que as operadoras de plano de saúde são obrigadas a cobrir.

Nessa lista, da ANS, o RPG não consta como serviço obrigatório. No entanto, operadoras de convênio podem disponibilizar o tratamento se desejarem ou em outras circunstâncias especiais.

Por não ser um serviço obrigatório pela ANS, nem todo plano de saúde oferece a cobertura. Mas é importante ressaltar que a lista com os procedimentos pela ANS não é definitiva, podendo ser modificada no tempo e também oferecendo a liberdade para cada operadora oferecer ou não coberturas adicionais.

De acordo com a ANS, o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde apenas prevê cobertura para o procedimento Reeducação e Reabilitação Traumato-Ortopédica, e exclui técnicas cinesioterápicas específicas, como RPG.

Como funciona a cobertura de RPG?

Em casos que o plano de saúde cubra a reeducação postural global, é possível conseguir um número específico de sessões durante o ano. Mas sempre vai depender do acordo entre o paciente e a operadora.

Para conseguir uma cobertura, são necessários alguns documentos, como: pedido médico solicitando o tratamento, que tem validade de 30 dias e consta o número de sessões necessárias para a reabilitação, e um laudo de imagem para atestar o diagnóstico.

Além disso, o plano de saúde pode solicitar um relatório médico com a justificativa para a quantidade de sessões e sua duração.                                        

Quais os benefícios do RPG e para que ele é indicado?

Devido ao aumento do uso de celulares, computadores e notebooks, o número de problemas por má postura aumentou. Se curvar para olhar o celular, sentar errado ou andar com as costas curvadas gera problemas na postura, coluna e ombros.

A prática do RPG consiste em exercícios periódicos que aliviam dores causadas por movimentos repetitivos e desvio de posturas. É comum o uso de macas, calços ou banquetas na realização dos exercícios. No entanto, cada paciente recebe um tratamento único que varia de acordo com as sugestões do médico e reclamação das dores.

Em comparação aos outros tipos de fisioterapia, o RPG se diferencia na atuação: ele vai além do problema, procurando a causa. Só assim, entrega o bem-estar completo para o paciente.

Indicado para todos a partir de sete anos de idade e auxilia doenças relacionadas ao sistema neuromusculoesquelético e desconfortos comuns causados por problemas traumáticos, de articulação, esportivos e respiratórios.

Aconselhado para pacientes com dores na lombar, nos pés, lesões por esforço repetitivo, hérnias de disco, tensão muscular, ombros caídos, entre outros problemas causados pela má postura ou trauma.

Além disso, o RPG também pode ser indicado como tratamento para doenças respiratórias, reumatológicas, como a tendinite, ansiedade e estresse, formigamentos e falta de fôlego.

Seus benefícios são perceptíveis desde a primeira sessão, quando o paciente já tem consciência da sua postura corporal, o que o estimula a manter a postura correta durante o dia. Ainda assim, seus benefícios se relacionam a:

  • Eliminar dor nas costas e ciática;
  • Curar torcicolo;
  • Realinhar coluna;
  • Melhorar a respiração;
  • Solucionar hérnia de disco;
  • Eliminar dores de cabeça causada por tensão nas costas e pescoço;
  • Eliminar dor na mandíbula;
  • Melhorar a posição da cabeça;
  • Corrigir pé plano e movimentação do tronco e pescoço;

Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.

O que é ambidestria organizacional e quais são os benefícios

A ambidestria organizacional é uma abordagem que tem como objetivo equilibrar-se em dois focos sem perder a eficiência de suas operações.

Mundo BANI: o que é e como ele impacta a sua empresa

O BANI é uma maneira mais assertiva de enquadrar e entender o estado do mundo atual. Ao contrário do que muitos pensam, o mundo BANI não surgiu após a pandemia da Covid-19.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×