Início Sami A Sami oferece plano individual ou coletivo? Descubra!

A Sami oferece plano individual ou coletivo? Descubra!

Autor

Data

Categoria

A Sami nasceu com um sonho: tornar a Saúde descomplicada, humana e eficaz. A gente quer cuidar do ser humano e o primeiro passo para isso é construir a confiança em todos os nossos relacionamentos.

Dessa forma, é importante você conhecer bem a gente e saber direitinho que a Sami faz e oferece. Uma dúvida muito comum sobre a gente é: na Sami, o plano de saúde é individual ou coletivo?

Por que a Sami existe?

Antes da gente falar sobre os tipos de plano de saúde existentes, é preciso que você entenda melhor o que a Sami faz, qual a nossa proposta e o nosso propósito.

Atualmente, o sistema de saúde suplementar – ou seja, os serviços de assistência médico-hospitalar e odontológica oferecidos pelas operadoras de saúde – apresenta muitos problemas, tais como:

  • Falta de coordenação da saúde: o paciente não tem nenhuma orientação sobre como deve se cuidar e acaba fazendo isso sozinho, pulando de especialista em especialista (que às vezes não sabemos se é bom ou não) para tentar se manter saudável;
  • Remuneração fee-for-service: os médicos e hospitais são remunerados por volume de atendimento, privilegiando a quantidade e não a qualidade do serviço;
  • Dói no bolso: as operadoras têm custos de operação cada vez mais altos e, em consequência disso, oferecem produtos caros, com reajustes absurdos e que não cabem no bolso de quem paga.
  • Ineficiência e perda de tempo: o setor sofre com a burocracia, falta de integração de dados, processos amarrados e desperdício de recursos (principalmente o tempo).

Nesse modelo, a relação entre todos os envolvidos é de desconfiança, distanciamento e impessoalidade.

Tudo isso está tornando o acesso à saúde suplementar praticamente inviável. E quando a gente fala inviável, não se refere só aos valores praticados e aos custos cada vez mais altos.

O sistema de saúde suplementar está rachado e precisa de mudanças

Quando observamos esse mercado, é possível perceber que pacientes, contratantes, profissionais e instituições de saúde precisam de um novo modelo, onde haja maior integração entre todas essas partes.

Mais do que relações contratuais, é essencial estabelecer parcerias, onde os processos sejam simplificados e coloquem o paciente no centro do cuidado. É preciso mudar e ter novas alternativas ao que predomina atualmente no mercado.

Foi para isso que a Sami foi criada. A Sami nasceu para transformar a jornada do paciente, oferecendo orientação cuidadosa e próxima como caminho para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.

OK, mas que tipo de plano a Sami Saúde oferece?

Antes de responder essa pergunta, a gente vai mostrar quais são as características dos diferentes tipos de plano, de acordo com as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A ANS é a vinculada ao Ministério da Saúde e é responsável por fazer a regulação dos planos de saúde no Brasil. Sendo assim, é ela quem cria as normas desse segmento, além de controlar e fiscalizar o trabalho das operadoras de saúde.

De acordo com a ANS, os plano de saúde são definidos conforme a forma de contratação realizada e podem ser de três tipos diferentes:

Plano de saúde individual ou familiar

É voltado para pessoas físicas, que procuram diretamente as operadoras de saúde para contratar o plano. Geralmente, essa contratação é realizada com suporte de um corretor autorizado, que age como representante da operadora no contato com o cliente.

Neste tipo de plano, há carência (que é aquele período que precisa ser cumprido para que o beneficiário possa começar a usar os serviços contratados) e a cobertura varia de acordo com o que foi determinado em contrato.

Ah! E tem também um detalhe muito importante: no plano individual, a operadora de saúde só pode rescindir o contrato em caso de fraude ou falta de pagamento por parte do cliente.

Além disso, esse tipo de plano tem regulação mais rígida e é bem menos atrativo como serviço para as operadoras de saúde. Isso faz com o plano de saúde individual seja muito caro e cada vez menos comercializado.

Plano de saúde coletivo

Os planos de saúde coletivos são destinados a pessoas jurídicas. Então, para contratar um plano deste tipo, é necessário ter um número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Os planos de saúde coletivos são classificados em planos coletivos empresariais ou planos coletivos por adesão. Confira a diferença entre eles.

Plano de saúde empresarial

São os planos contratados por uma empresa que, geralmente, oferece o serviço aos seus colaboradores e/ou familiares. Essa contratação pode ser feita por empresas de todos os portes, incluindo os microempreendedores individuais (MEI) e pequenas e médias empresas (PMEs).

Para ter um plano empresarial, é necessário que o titular tenha um vínculo empregatício ou estatutário com a pessoa jurídica contratante.

Também é necessário que o CNPJ utilizado na contratação esteja ativo há pelo menos seis meses.

Assim como no plano individual, o plano de saúde empresarial também tem um período de carência, exceto em contratos que incluem 30 ou mais beneficiários e para aqueles que ingressam neste tipo de plano em até 30 dias da assinatura do contrato ou do vínculo com a empresa.

Já a cobertura varia de acordo com o que foi estabelecido pela empresa contratante (que também é responsável por realizar os pagamentos do plano).

Plano de saúde por adesão

No plano de saúde coletivo por adesão, o contrato é feito por pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, tais como sindicatos, conselhos e associações profissionais.

Em muitos casos, estas instituições não fazem o contato direto com a operadora de saúde. É comum que a contratação seja realizada com o suporte de uma administradora de benefícios que, além de negociar os contratos, deve representar os beneficiários em todas as negociações feitas com a operadora.

Para aderir a um plano coletivo por adesão, é preciso estar vinculado a uma associação, conselho ou sindicato.

Por isso, é muito comum que grande parte dos seus beneficiários seja formada por profissionais liberais ou autônomos. Esse tipo de plano também prevê a carência e tem cobertura variável, de acordo com o que foi estabelecido em contrato.

É importante destacar que, apesar do contratante ser uma pessoa jurídica, o plano de saúde é cobrado diretamente do cliente.

A Sami oferece plano de saúde empresarial

Ufa! A explicação foi um pouquinho longa, mas era importante que você soubesse desses detalhes. Aqui na Sami, a gente preza pela transparência e é importante que você conheça bem as características do nosso produto.

Nós trabalhamos com planos de saúde empresariais – ou seja, voltados para quem tem CNPJ. No primeiro momento, nosso principal foco são MEI e PJ a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC.

E, como dissemos antes, nossa proposta é fazer algo bem diferente do que é visto no mercado. Queremos cuidar de você e da sua saúde oferecendo cuidado personalizado e próximo.

Na Sami, a relação entre médico e paciente é baseada na proximidade e confiança

Para que você tenha a melhor experiência em Saúde, a Sami se baseia em três pilares:

  • Inteligência na saúde: nossos atendimentos são coordenados e os tratamentos são concebidos para deixar você bem por inteiro;
  • Confiança na nossa relação: sua segurança e o seu bem-estar clínico e administrativo são valores pra gente. Quanto mais você usar a Sami, melhor. Não tem letras miúdas ou asteriscos;
  • Respeito ao seu tempo e ao seu dinheiro: damos toda a orientação para você chegar mais rápido à melhor solução. Processos simplificados, sem intermediários ou burocracia. Nosso modelo foi moldado para otimizar o custo com a saúde. Você sente os benefícios na saúde e no bolso.

Para fazer isso, estamos reunindo as melhores práticas da Medicina, repensando conceitos antigos e investindo em bastante tecnologia para oferecer um serviço de ponta, fácil de contratar e com preço justo e acessível.

Ficou interessado? Fale com a gente e saiba como a Sami oferece Saúde do jeito que você sempre quis!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

6 COMENTÁRIOS

  1. É um plano com direito a urgência e emergência? Caso necessite de um pronto atendimento precisa ter a aprovação do tal grupo de médicos e enfermeiros “online”? Em caso de acidente como é tratado o socorro? Essas coisas não estão claras nas comunicações de vcs.

    • Oi, Adriana! Obrigada pelas perguntas e pelo comentário!
      Vamos lá: em caso de necessidade de um pronto atendimento de emergência, você pode procurar diretamente o pronto socorro credenciado mais próximo de você. Caso você não saiba o que fazer e queira ter uma orientação em saúde, o Time de Saúde Sami estará à sua disposição 24 horas também. A Sami está trazendo um conceito novo em plano de saúde e é natural que as dúvidas surjam. Se precisar de mais algum esclarecimento, estamos por aqui!

    • Olá Inaja! Obrigada pelo seu interesse no que a Sami oferece! Identificamos o seu cadastro e, logo, logo, um dos nossos Consultores de Planos vai entrar em contato com você. Se precisar de mais alguma coisa, só falar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×