Início Saúde Turnover: o que é, como controlar e como o plano de saúde...

Turnover: o que é, como controlar e como o plano de saúde pode ajudar

Autor

Data

Categoria

No contexto dos Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, turnover é uma métrica indispensável para conquistar a satisfação dos funcionários.

Evidenciando a relação entre admissões e demissões, essa taxa dá pistas sobre o que é preciso melhorar dentro da empresa, especialmente quanto aos aspectos culturais.

Clima organizacional pesado, assédio moral e falta de um plano de carreira são fatores que contribuem para elevar a rotatividade entre os colaboradores, o que representa perdas financeiras e de capital humano para a organização.

Pensando nisso, montamos este artigo para ajudar você a compreender o que é turnover e como ele afeta (e é afetado) pela qualidade de vida no trabalho.

Também vamos mostrar como fazer o cálculo do turnover e quais ações implementar para diminuir esse índice – reduzindo, também, o impacto negativo para a companhia.

Se o tema interessa, siga com a leitura. Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Turnover: o que é?
  2. O que causa o turnover nas empresas
  3. Como calcular o índice de turnover
  4. O que fazer para reduzir o turnover
  5. O papel do plano de saúde contra o turnover

Turnover: o que é?

Turnover é um indicador que revela a taxa de rotatividade de empregados em uma empresa, considerando a quantidade de demissões em relação às admissões em um período determinado.

O mais comum é fazer essa medição a cada ano para saber qual o índice de turnover geral da organização, permitindo uma comparação com anos anteriores, bem como a definição de metas e estratégias para os próximos 12 meses.

No entanto, análises minuciosas podem servir para identificar setores com alta rotatividade ou períodos em que muitos funcionários resolveram deixar a companhia.

De qualquer forma, conhecer os detalhes da rotatividade possibilita a medição dos níveis de satisfação dos colaboradores, que são essenciais para criar programas de retenção de talentos.

E diminuir os prejuízos quando o turnover ultrapassa a taxa aceitável para a companhia, a exemplo de:

  • Custos com o pagamento de direitos trabalhistas decorrentes da demissão
  • Perda de capital intelectual e humano, já que o antigo colaborador leva o aprendizado consigo quando deixa a companhia
  • Desmotivação temporária da equipe e/ou clientes que eram atendidos por esse funcionário
  • Estruturação de um novo processo seletivo, que pode sair caro por incluir horas de trabalho do RH e/ou gestores, divulgação de vagas e demais etapas para recrutamento de uma pessoa alinhada à cultura empresarial
  • Integração e treinamento de novos empregados
  • Horas extras ou contratação de serviços adicionais para cobrir a demanda extra enquanto o novo funcionário não está capacitado a assumir sua função
  • Prejuízo para a imagem da organização, que pode ficar marcada como um local que não valoriza seus talentos.

Significado de turnover

Se pesquisarmos o termo turnover, é provável que as traduções indiquem uma “virada”, movimento ou renovação.

Todos esses significados podem fazer sentido quando falamos em rotatividade de empregados, pois se trata de uma movimentação e renovação da mão de obra.

Portanto, nem sempre uma taxa de turnover acima da média gera prejuízo para a empresa.

Na verdade, o efeito do turnover vai depender das particularidades de cada caso, por exemplo, as metas da companhia, razão para o desligamento dos colaboradores e contexto atual.

Sem considerar essas variáveis, corremos o risco de interpretar o índice de rotatividade de forma equivocada.

Às vezes, um período apresenta elevação do turnover como consequência de uma crise, mas é seguido por novas contratações assim que a empresa recupera seus clientes e a lucratividade.

Outras vezes, a rotatividade decorre da aposentadoria de boa parte dos funcionários, o que pode abrir espaço para novas mentes e ideias que vão aumentar os ganhos em médio e longo prazo.

Daí a necessidade de observar o turnover dentro de um cenário específico para verificar seus reais impactos.

O que causa o turnover nas empresas

Fatores externos e internos podem motivar a saída de um funcionário, por meio de demissão voluntária ou involuntária.

No último caso, é a empresa quem decide desligar o colaborador, o que pode refletir baixo desempenho, crise financeira, falta de identificação com a cultura organizacional ou até problemas mais graves.

Um exemplo é a quebra de uma ou mais cláusulas do contrato de trabalho, como a ausência do empregado por mais de 30 dias consecutivos, sem justificativa.

Ou comportamentos inadmissíveis como bullying, agressão física, assédio sexual ou moral.

Esses comportamentos também motivam a demissão voluntária de colegas, que podem ter chegado ao limite diante de fofocas, comentários ou atitudes desrespeitosas.

Geralmente, eles formam um clima organizacional tóxico, minando as energias das pessoas, impedindo o trabalho em equipe e a conquista de objetivos.

Outro problema que pode estar por trás do turnover é a ausência de reconhecimento e de políticas de valorização dos profissionais de alto desempenho, fazendo com que sejam atraídos por novas oportunidades que surjam no mercado.

O contexto piora se houver favoritismo e concessão de vantagens com base em amizade, proximidade ou troca de favores.

Por fim, mas não menos importante, vale citar a remuneração e pacote de benefícios oferecidos, que devem ser competitivos para preservar a motivação dos colaboradores.

Afinal, esses quesitos também expressam o valor dado pela empresa ao seu capital humano, promovendo o chamado employee experience.

Como calcular o índice de turnover

O cálculo do índice de turnover é simples, sendo realizado em 4 etapas:

  1. Some o número de profissionais admitidos e demitidos em um período
  2. Divida o resultado por 2
  3. Em seguida, divida o número pelo total de funcionários da companhia
  4. Agora, multiplique o valor obtido por 100.

Para explicar melhor essa conta, vamos a um exemplo aplicado.

Imagine que uma empresa tenha 50 funcionários no total.

Destes, 5 foram contratados no último ano, contudo, 7 foram desligados.

O cálculo do índice de rotatividade ficaria assim:

  • 5 + 7 = 12
  • 12/2 = 6
  • 6/50 = 0,12
  • 0,12 X 100 = 12.

Significa que o índice de turnover é de 12%.

O que fazer para reduzir o turnover

O primeiro passo para reduzir o turnover é reconhecer e calcular esse índice dentro da sua empresa.

Depois, você pode avançar com nossas dicas para fortalecer a retenção de talentos.

Confira!

Comece por um recrutamento assertivo

Muitas vezes, a demissão tem início no próprio processo de seleção do colaborador, quando o RH e as lideranças não definem os requisitos necessários ou não compartilham elementos fundamentais da cultura da empresa.

Portanto, é inteligente dedicar tempo para traçar o perfil de funcionário ideal para preencher aquela posição, evitando contratar às pressas porque há excesso de demanda.

Capriche no salário e benefícios

Uma remuneração competitiva e benefícios adicionais são boas razões para as pessoas continuarem trabalhando na sua empresa.

Então, se mantenha bem informado sobre a média salarial no seu setor e forneça um salário atrativo, incluindo opções de bônus por desempenho, vale transporte, alimentação, cultura e ferramentas de suporte ao bem-estar como o plano de saúde.

Tenha clareza na comunicação

Priorize mensagens claras e diretas, que sejam fáceis de entender e aplicar no dia a dia do seu time.

Isso pode ser feito apostando na transparência como um dos valores da companhia, o que implica em compartilhar objetivos, dar e receber feedback a cada projeto finalizado.

Essa postura evita fofocas e distorções nas mensagens.

Ofereça um plano de carreira e novos desafios

Desafios grandes demais tendem a desmotivar os empregados, contudo, a falta deles também diminui o engajamento e a motivação.

Procure definir novas metas aos poucos, aumentando a dificuldade conforme os colaboradores evoluem no aprendizado.

Não se esqueça de construir um plano de carreira para sua equipe, mostrando que todos podem crescer se estiverem dispostos a se esforçar e aprimorar.

Invista em um clima organizacional saudável

A percepção que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho é tão importante que um estudo da consultoria Great Place to Work revelou que o índice de rotatividade é três vezes menor em empresas com bom clima organizacional.

Para alcançar esse patamar, comece treinando a liderança para que elogie em público e corrija no particular, dando feedbacks construtivos que ressaltem os pontos fortes do funcionário.

Crie também uma ouvidoria que permita denúncias anônimas e investigue posturas inapropriadas, como agressões verbais, cobranças excessivas e perseguição no trabalho.

Assim, todos vão se sentir mais seguros, sabendo que serão ouvidos e acolhidos caso haja qualquer problema.

Aplique pesquisas de satisfação

Por que não medir o nível de contentamento dos seus colaboradores?

Pesquisas anônimas permitem a coleta de observações sobre o local de trabalho, clima, colegas e líderes, abrindo espaço para a melhoria contínua.

Aproveite para questionar sobre os benefícios que mais motivam seu time.

O papel do plano de saúde contra o turnover

O plano de saúde já era um dos maiores desejos dos trabalhadores brasileiros e se mantém no topo da lista de benefícios mais importantes após a pandemia de covid-19, segundo pesquisa da consultoria Robert Half.

A assistência médica foi citada como prioridade para 77,8% dos profissionais, enquanto 85% dos empregadores concedem esse benefício às equipes.

Um bom plano de saúde demonstra que o bem-estar dos colaboradores é valorizado pela companhia, além de incentivar a adoção de medidas preventivas e apoiar o tratamento de doenças crônicas.

Graças ao acesso facilitado, fica mais simples ter uma rotina de cuidados clínicos para evitar complicações de saúde.

O resultado é melhor ainda se o plano reforçar hábitos saudáveis, concorda?

Na Sami, cada colaborador tem seu próprio Time de Saúde, com médico e profissionais de enfermagem para acompanhar os cuidados e tirar dúvidas.

Também dispõe da Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da plataforma de saúde mental Vitalk e da rede de academias Gympass para se exercitar pelo menos 3 vezes por semana.

Temos planos de saúde para MEI e PJ a partir de uma pessoa, com atendimento nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preço a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Clique no botão abaixo e peça uma cotação.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×