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Employee experience: o que é e a importância para a saúde dos colaboradores

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Employee experience é a soma das experiências de um colaborador, de acordo com a conexão que ele tem com aquela entidade, formada pelas interações que o trabalhador fez na organização desde o primeiro contato até o fim do ciclo.

Nesta publicação, além de explicar como se forma a employee experience, vamos falar sobre como o clima organizacional é importante para a experiência do emprego, qual a importância, como contribui para a saúde dos colaboradores e como promover um bom employee experience e uma boa qualidade de vida no trabalho.

Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. O que é employee experience?
  2. O que é clima organizacional e como ele é importante para o employee experience?
  3. Qual a importância de um bom employee experience?
  4. Como isso impacta na saúde dos colaboradores?
  5. Como promover um bom employee experience?
  6. Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é employee experience?

Employee experience (experiência do empregado, em tradução livre) é, em resumo, a soma das experiências de um funcionário em uma determinada empresa, de acordo com a conexão que ele tem com aquela entidade. As conexões são compostas pelas interações que o trabalhador fez na organização desde o primeiro contato até o fim do ciclo. 

Todas as experiências são importantes para formar o employee experience. Da entrevista de emprego, quando um gestor do núcleo que o funcionário vai trabalhar ou um profissional de recursos humanos faz perguntas fundamentais para entender o perfil daquele profissional, até mesmo momentos mais importantes do próprio fazer. Das tomadas de decisões, das metas batidas, aos erros que ensinam.

O principal ponto do employee experience é que ele está ligado aos valores da empresa e sobre como eles são aplicados no dia a dia, e não ficam só no papel. É isso que vai ajudar a definir a experiência do colaborador. 

O conceito está ligado à gestão de pessoas. Nesse aspecto, há o employee experience management (EXM), a gestão da experiência do funcionário. No EXM, toda a experiência que o funcionário teve na empresa se junta aos sentimentos psicocognitivos gerados a partir dos benefícios daquele emprego.

O que é clima organizacional e como ele é importante para o employee experience?

Para falar sobre a importância de um bom employee experience, é preciso destacar antes um conceito que pode ser um indicador importante nas práticas de uma empresa: o clima organizacional. Para o Great Place to Work (GPTW), considerada autoridade global na cultura do ambiente de trabalho, é imprescindível dispor de um ambiente corporativo saudável para que as pessoas consigam ser produtivas e se sintam bem e engajadas.

Para o GPTW, é essa valorização do capital humano – o reconhecimento dos colaboradores a partir do valor do trabalho que é feito – que faz com que a motivação e o engajamento sejam incentivados. O GPTW diz que, quanto mais envolvido esteja o colaborador, maior vai ser a vontade dele de contribuir para que o negócio cresça ainda mais. É dessa conexão que vem a importância de ter um bom clima organizacional na empresa: ele vai ajudar a definir o quão boa será o employee experience. 

Qual a importância de um bom employee experience?

Valorizar o capital humano para que o colaborador se sinta mais acolhido é também uma forma de reter os talentos na empresa, coisa que o mercado tem exigido e se apropriado cada vez mais. Esse envolvimento de um funcionário com a empresa influencia diretamente no desempenho daquela instituição e, portanto, nos negócios. Ficou então cada vez mais interessante para as empresas investir nessa cultura de atrair talentos, engajar as equipes e reter esses profissionais.

Dentre as características que podem contribuir para o employee experience para melhorar o dia a dia dos funcionários estão um bom clima organizacional e uma liderança motivadora. É possível também pensar em benefícios que ajudem a transformar essa vivência, a exemplo da implantação de um plano de carreira. Então, pensar nessas estratégias de valorização da experiência do funcionário deve ser ponto de partida para uma empresa interessada em tornar-se um bom lugar do ponto de vista de employee experience.

Como isso impacta na saúde dos colaboradores?

Um dos pontos mais importantes do employee experience é que impacta diretamente na saúde do colaborador, seja por meio do espaço físico, cultural da empresa ou da forma como a instituição lida psicologicamente com os colaboradores. É importante pensar que esses espaços precisam estar em condições favoráveis de uso no dia a dia e em constante manutenção para as necessidades do grupo.

Quando pensamos no ambiente nas melhores condições, projetamos também um espaço de trabalho onde o nível de estresse cai. Decisão fundamental para contribuir com a qualidade de vida do trabalhador. É claro que, em algum nível, haverá estresse. Mas o estresse das metas, das cobranças do dia a dia, são esperadas. Elas já fazem parte do ambiente corporativo.  

A saúde de um colaborador é afetada positivamente quando o local de trabalho promove uma boa comunicação e dá condições mínimas como, por exemplo, uma boa cadeira de trabalho, uma mesa em altura favorável, uma boa máquina para se trabalhar, ambiente ventilado e menos aglomerado. Água gelada e banheiro sempre limpo, por exemplo, fazem diferença na rotina de um trabalhador.

Como promover um bom employee experience?

É possível traçar vários caminhos para melhorar a experiência do trabalhador. Uma delas é cruzar o perfil dos colaboradores com os recursos disponíveis na empresa. O que pode ser feito, dentro de um cenário possível e uma estrutura disponível, para que a experiência do colaborador seja melhor dentro da empresa? Como facilitar o acesso à comunicação interna e deixar melhor explicados os benefícios? São algumas das perguntas que o gestor ou a área de recursos humanos pode fazer, olhando para dentro da empresa, para chegar às respostas dentro do contexto único de cada companhia.

De forma mais direta, é possível listar algumas dicas: saiba onde a empresa quer chegar; reforce a comunicação e as relações interpessoais na empresa; fortaleça o conceito da marca com o perfil do colaborador (já ouviu a expressão “vestir a camisa”?); construa uma cultura de transparência e um bom ambiente organizacional; invista nos benefícios; acredite na autonomia do colaborador; invista em treinamento e desenvolvimento, criando novos líderes.

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