Início Saúde Employee experience: o que é e a importância para a saúde dos...

Employee experience: o que é e a importância para a saúde dos colaboradores

Autor

Data

Categoria

Employee experience é a soma das experiências de um colaborador, de acordo com a conexão que ele tem com aquela entidade, formada pelas interações que o trabalhador fez na organização desde o primeiro contato até o fim do ciclo.

Nesta publicação, além de explicar como se forma a employee experience, vamos falar sobre como o clima organizacional é importante para a experiência do emprego, qual a importância, como contribui para a saúde dos colaboradores e como promover um bom employee experience e uma boa qualidade de vida no trabalho.

Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. O que é employee experience?
  2. O que é clima organizacional e como ele é importante para o employee experience?
  3. Qual a importância de um bom employee experience?
  4. Como isso impacta na saúde dos colaboradores?
  5. Como promover um bom employee experience?
  6. Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

O que é employee experience?

Employee experience (experiência do empregado, em tradução livre) é, em resumo, a soma das experiências de um funcionário em uma determinada empresa, de acordo com a conexão que ele tem com aquela entidade. As conexões são compostas pelas interações que o trabalhador fez na organização desde o primeiro contato até o fim do ciclo. 

Todas as experiências são importantes para formar o employee experience. Da entrevista de emprego, quando um gestor do núcleo que o funcionário vai trabalhar ou um profissional de recursos humanos faz perguntas fundamentais para entender o perfil daquele profissional, até mesmo momentos mais importantes do próprio fazer. Das tomadas de decisões, das metas batidas, aos erros que ensinam.

O principal ponto do employee experience é que ele está ligado aos valores da empresa e sobre como eles são aplicados no dia a dia, e não ficam só no papel. É isso que vai ajudar a definir a experiência do colaborador. 

O conceito está ligado à gestão de pessoas. Nesse aspecto, há o employee experience management (EXM), a gestão da experiência do funcionário. No EXM, toda a experiência que o funcionário teve na empresa se junta aos sentimentos psicocognitivos gerados a partir dos benefícios daquele emprego.

O que é clima organizacional e como ele é importante para o employee experience?

Para falar sobre a importância de um bom employee experience, é preciso destacar antes um conceito que pode ser um indicador importante nas práticas de uma empresa: o clima organizacional. Para o Great Place to Work (GPTW), considerada autoridade global na cultura do ambiente de trabalho, é imprescindível dispor de um ambiente corporativo saudável para que as pessoas consigam ser produtivas e se sintam bem e engajadas.

Para o GPTW, é essa valorização do capital humano – o reconhecimento dos colaboradores a partir do valor do trabalho que é feito – que faz com que a motivação e o engajamento sejam incentivados. O GPTW diz que, quanto mais envolvido esteja o colaborador, maior vai ser a vontade dele de contribuir para que o negócio cresça ainda mais. É dessa conexão que vem a importância de ter um bom clima organizacional na empresa: ele vai ajudar a definir o quão boa será o employee experience. 

Qual a importância de um bom employee experience?

Valorizar o capital humano para que o colaborador se sinta mais acolhido é também uma forma de reter os talentos na empresa, coisa que o mercado tem exigido e se apropriado cada vez mais. Esse envolvimento de um funcionário com a empresa influencia diretamente no desempenho daquela instituição e, portanto, nos negócios. Ficou então cada vez mais interessante para as empresas investir nessa cultura de atrair talentos, engajar as equipes e reter esses profissionais.

Dentre as características que podem contribuir para o employee experience para melhorar o dia a dia dos funcionários estão um bom clima organizacional e uma liderança motivadora. É possível também pensar em benefícios que ajudem a transformar essa vivência, a exemplo da implantação de um plano de carreira. Então, pensar nessas estratégias de valorização da experiência do funcionário deve ser ponto de partida para uma empresa interessada em tornar-se um bom lugar do ponto de vista de employee experience.

Como isso impacta na saúde dos colaboradores?

Um dos pontos mais importantes do employee experience é que impacta diretamente na saúde do colaborador, seja por meio do espaço físico, cultural da empresa ou da forma como a instituição lida psicologicamente com os colaboradores. É importante pensar que esses espaços precisam estar em condições favoráveis de uso no dia a dia e em constante manutenção para as necessidades do grupo.

Quando pensamos no ambiente nas melhores condições, projetamos também um espaço de trabalho onde o nível de estresse cai. Decisão fundamental para contribuir com a qualidade de vida do trabalhador. É claro que, em algum nível, haverá estresse. Mas o estresse das metas, das cobranças do dia a dia, são esperadas. Elas já fazem parte do ambiente corporativo.  

A saúde de um colaborador é afetada positivamente quando o local de trabalho promove uma boa comunicação e dá condições mínimas como, por exemplo, uma boa cadeira de trabalho, uma mesa em altura favorável, uma boa máquina para se trabalhar, ambiente ventilado e menos aglomerado. Água gelada e banheiro sempre limpo, por exemplo, fazem diferença na rotina de um trabalhador.

Como promover um bom employee experience?

É possível traçar vários caminhos para melhorar a experiência do trabalhador. Uma delas é cruzar o perfil dos colaboradores com os recursos disponíveis na empresa. O que pode ser feito, dentro de um cenário possível e uma estrutura disponível, para que a experiência do colaborador seja melhor dentro da empresa? Como facilitar o acesso à comunicação interna e deixar melhor explicados os benefícios? São algumas das perguntas que o gestor ou a área de recursos humanos pode fazer, olhando para dentro da empresa, para chegar às respostas dentro do contexto único de cada companhia.

De forma mais direta, é possível listar algumas dicas: saiba onde a empresa quer chegar; reforce a comunicação e as relações interpessoais na empresa; fortaleça o conceito da marca com o perfil do colaborador (já ouviu a expressão “vestir a camisa”?); construa uma cultura de transparência e um bom ambiente organizacional; invista nos benefícios; acredite na autonomia do colaborador; invista em treinamento e desenvolvimento, criando novos líderes.

Promova a saúde no trabalho com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital Oswaldo Cruz (unidade Vergueiro), maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e o aplicativo de saúde mental Vitalk.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

eNPS: o que é, sua importância e como os benefícios impactam?

Gestores que estão por dentro das tendências de mercado e seus indicadores, já devem ter ouvido falar do eNPS (employee Net Promoter...

Dengue: veja os principais sintomas e como se proteger

A dengue ainda é endêmica no Brasil, ou seja, está frequentemente presente entre a população. Isso acontece devido às condições climáticas e...

Política de benefícios: como estabelecer uma para o seu negócio

Se está pensando em construir ou aperfeiçoar a política de benefícios da sua empresa, saiba que essa é uma atitude inteligente.

Preços de planos de saúde disparam, mas Sami segura e fecha 34% abaixo

Com a inflação batendo 12,13% no acumulado em 12 meses em maio de 2022, além de os brasileiros estarem economizando no que...

Mães no mercado de trabalho: desafio é vencer preconceito

Pense em todas as mulheres que você conhece no mercado de trabalho. Agora imagine que daqui a dois anos metade delas terá...
e-book Como estruturar uma política de plano de saúde para sua empresa do zero