Início Saúde Como a preocupação excessiva afeta a qualidade de vida do empreendedor?

Como a preocupação excessiva afeta a qualidade de vida do empreendedor?

Autor

Data

Categoria

Não é fácil ser empreendedor, ainda mais no Brasil. Crise econômica, dificuldades com o retorno dos investimentos e em como manter a empresa em pé. A cabeça do empreendedor gira em torno de preocupações excessivas, estresse, ansiedade e até depressão.

A pandemia da Covid-19 pressionou ainda mais os empreendedores, que precisaram se reinventar para permanecerem com os negócios ativos durante a quarentena. O reflexo foi visto na saúde mental de cada um.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa feita pela consultoria Troposlab em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ouviu 653 empreendedores de praticamente todos os estados do Brasil, identificou que mais da metade sofre com ansiedade e um, a cada cinco, com depressão.

Outra ponta do estudo identificou que o nível de estresse, ansiedade e preocupação foi parecido ao de profissionais da saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

Depois da pesquisa, os empreendedores reconheceram que precisavam de ajuda profissional, como terapia e psiquiatra, e cerca de 16% deram início ao uso de medicamentos com receita psiquiátrica.

Indo mais além, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. E ser empreendedor, que sofre frequentemente com a pressão diária de se manter saudável para continuar os negócios, é ainda mais estressante.

Estresses e preocupações excessivas podem levar à síndrome de burnout, caracterizado pelo estresse crônico relacionado ao trabalho. Por serem apaixonados pelo que fazem e necessitarem da sua demanda para sobreviver, os empreendedores correm ainda mais risco de sofrer esgotamento profissional, segundo um estudo realizado pela Harvard Business Review.

Será que é possível empreender com qualidade de vida? A Sami acredita que sim e por isso fizemos este conteúdo para ajudar você empreendedor a ter mais equilíbrio no seu dia-a-dia.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que caracteriza preocupação excessiva?
  2. O que a preocupação excessiva causa na saúde do empreendedor?
  3. Como prevenir-se e cuidar-se em casos de preocupação excessiva?
  4. A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

O que caracteriza preocupação excessiva?

Como vimos, tem crescido na população brasileira o aumento do sofrimento mental em paralelo com o aumento da busca relacionada ao bem-estar psicológico. A preocupação excessiva faz parte de um sofrimento mental ao lado da ansiedade, estresse, angústia, tensão e depressão.

A preocupação excessiva é reconhecida por um estado mental desagradável e apreensivo, em que o indivíduo não para de pensar em possíveis problemas e como resolvê-los de prontidão, caso venham a acontecer.

A ansiedade é comum do ser humano. Portanto é um sentimento natural, quando não ultrapassa os limites do equilíbrio. Quando chega a níveis extremos ou altos, a ansiedade pode gerar diversos desconfortos, tanto físicos quanto mentais, como: palpitações cardíacas, enjoo, confusão mental, preocupação excessiva, dores de cabeça, dificuldade para respirar, medo intenso, estresse, entre outros.

Com isso, as pessoas se paralisam e perdem o autocontrole. Logo, a capacidade de discernir o certo e errado fica confusa e impulsos perigosos podem acontecer. Para empreendedores, essa união pode ser a receita de um grande problema.

O que a preocupação excessiva causa na saúde do empreendedor?

A preocupação excessiva relacionada à ansiedade, a depressão e altos níveis de estresse podem impactar diversas áreas na vida do empreendedor. Outro ponto que acontece com frequência é ter prejuízos cognitivos devido à confusão de sentimentos e não dar conta disso. Para isso, amigos e familiares próximos são de grande ajuda, para alertar o empreendedor sobre os problemas que ele enfrenta.

Entre os prejuízos que a preocupação excessiva pode causar, temos:

Falta de atenção: crise de pensamentos afetam a atenção de qualquer indivíduo. Isso porque é difícil manter a concentração quando pensamentos excessivos tomam conta da mente. Portanto, pessoas ansiosas tendem a se tornar mais dispersas que outras não ansiosas.

Memória: assim como afeta a atenção, pensamentos excessivos e ansiedade afetam a memória. É difícil reter a lembrança do que fazemos e como tudo está ao nosso redor pela falta de concentração e crise de pensamentos.

Insônia: ao deitar, geralmente o cérebro recapitula o que foi feito durante o dia. Porém, quando o empreendedor sofre da preocupação excessiva causa a insônia por não conseguir se desconectar de pensamentos obsessivos e relaxar.

Dificuldade de aprender: a união da insônia, falta de memória e atenção resultam em uma dificuldade de aprendizado. Uma vez que é difícil manter a concentração quando as preocupações não saem da cabeça.

Irritabilidade nas relações: ao ser tomado por crises de pensamentos, a irritabilidade vem à tona. Pessoas com sofrimentos psicológicos tendem a ter menos paciência por já se sentirem esgotadas mentalmente, afetando diretamente as relações com amigos, familiares e amorosos.

Análise de riscos: é complicado analisar logicamente os riscos quando o cérebro está tomado de preocupações. A capacidade se torna afetada. O que pode gerar um medo excessivo ou um impulso aleatório.

Dificuldade em enxergar oportunidades: por medo devido às preocupações excessivas, oportunidades podem ser vistas como riscos imediatos. Como ter a segurança que pode dar certo se a mente está tomada de preocupações?

Como prevenir-se e cuidar-se em casos de preocupação excessiva?

Como vimos, a preocupação excessiva gerada pela ansiedade pode trazer diversos impactos negativos na vida do empreendedor, tanto nos negócios quanto no ramo pessoal. Mas como prevenir que a nossa mente se torne rodeada por preocupações? Como retomar o bem-estar mental?

Buscar terapia é um ponto fundamental para encontrar apoio. O sofrimento mental pode causar perturbações excessivas. O auxílio profissional é essencial para lidar com as crises e entendê-las. Se necessário, procurar ajuda psiquiátrica em casos que seja importante um tratamento medicamentoso.

Outro ponto importante é cultivar hábitos saudáveis. Isso quer dizer manter uma alimentação saudável e praticar exercícios. Empreendedores têm como objetivo a produtividade e acabam confundindo isso com excesso de trabalho. No entanto, a produtividade acontece quando conseguimos focar em uma tarefa e com o pensamento tomado de preocupações, essa meta está longe de acontecer.

Fazer uma lista e definir suas prioridades podem guiar você em suas tarefas. Quando sofremos com preocupações excessivas, nos perdemos no meio do caos que está na nossa cabeça. Portanto, planejar uma lista de afazeres pode ajudar você a focar e ser mais produtivo. É importante incluir nessa lista um horário de descanso e encontro com amigos e familiares.

Encarar os problemas de maneira objetiva também é outra maneira de prevenir a preocupação excessiva. Ou seja: entenda o que realmente está acontecendo e os impactos que o problema pode gerar. Só assim, foque em soluções possíveis. Se necessário, escreva o problema e suas possíveis soluções.

Ser mais otimista é ideal para evitar preocupações exageradas. Portanto, não potencialize os problemas, tão menos foque apenas no problema esquecendo do restante ao seu redor.

Relaxe, organize sua mente e entenda o que realmente está acontecendo para lidar com os desafios de empreender.

A Sami é o plano de saúde que cuida de você por completo

Praticar o autocuidado e cuidar da sua saúde física e mental fica mais fácil quando você tem o apoio de profissionais, certo?

Como cliente Sami, você tem esse benefício através do Time de Saúde, que está sempre à disposição. Nele, você conta com médico pessoal e time de enfermeiros que conhecem você de verdade e que atendem você sempre que você precisa, além de coordenar o cuidado com a sua saúde junto com os especialistas necessários.

Com os nossos planos, você terá acesso à Rede de Hábitos Saudáveis, com o suporte da rede de academias Gympass, além de hospitais, laboratórios e maternidades de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Terezinha, laboratórios Labi, entre outros.

Tudo isso reunido em um plano de saúde com qualidade e preço justo. Se você é MEI ou PJ e está nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, peça agora mesmo sua cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×