Início Saúde LER e DORT: o que são e como evitar na sua empresa

LER e DORT: o que são e como evitar na sua empresa

Autor

Data

Categoria

A sigla DORT é uma abreviação de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Ela surgiu como uma atualização da sigla LER, que representa Lesões por Esforço Repetitivo. 

LER e DORT são basicamente a mesma coisa. Ambas englobam um grupo de doenças que afetam o sistema musculoesquelético, especialmente o pescoço e os membros superiores. A sigla sofreu essa alteração de LER para DORT a fim de estabelecer uma relação mais direta entre o surgimento dessas doenças com as condições ligadas ao trabalho. 

Confira os tópicos a seguir e saiba como DORT está relacionada com o ambiente de trabalho e o que fazer para prevenir esses distúrbios osteomusculares:

  1. O que são as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteomusculares por Repetição ao Trabalho (DORT)?
  2. Sintomas da DORT
  3. Principais Doenças Osteomusculares por Repetição ao Trabalho (DORT)
  4. Como evitar DORT
  5. Procurando um plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami

O que são as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

Por definição, LER significa Lesão por Esforço Repetitivo, e DORT é a sigla para Distúrbio Osteomusculares por Repetição ao Trabalho. Ambas as siglas incluem enfermidades de cunho osteomusculares que comprometem músculos, nervos e tendões, principalmente dos membros superiores. 

Essas enfermidades são causadas por movimentos e esforços repetitivos, geralmente relacionados a atividades de trabalho.

Sintomas da DORT

Os sintomas mais comuns da DORT são dor, dormência, formigamento, insensibilidade, sensação de choques ou agulhadas e até a perda de força para funções básicas dos membros superiores, como segurar um objeto, por exemplo.

Em casos mais avançados de DORT, a inflamação pode ser tão forte que pode dar início a um processo degenerativo, afetando diretamente os nervos e os vasos sanguíneos. 

Esse cenário é o mais preocupante. Pois, além de causar cistos e inchaços nos membros superiores, funções corriqueiras como escovar os dentes, ensaboar o corpo ou amarrar o cadarço se tornam impraticáveis devido ao nível de dor.

Principais Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

As principais doenças causadas por lesões provenientes de esforço repetitivo são:

  • Bursite;
  • Cotovelo de tenista (epicondilite lateral);
  • Cotovelo de golfista (epicondilite medial);
  • Dedo em gatilho (tenossinovite estenosante);
  • Lombalgia (dor na região lombar);
  • Mialgia (dores musculares);
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Síndrome do pronador redondo;
  • Tendinite (especialmente de punho, cotovelo e ombro);
  • Tenossinovites.

O grande problema dessas condições é que os sintomas só aparecem geralmente quando a enfermidade já está em estágio avançado, o que reforça ainda mais a importância da prevenção da doença.

Como evitar DORT

Quando falamos em ambiente de trabalho, esses distúrbios podem (e devem) ser evitados tanto por medidas tomadas pelo próprio indivíduo quanto pela empresa na qual ele trabalha. É necessário que exista um senso de responsabilidade coletivo para evitar que as DORTs atinjam funcionários de uma corporação.

O governo estabeleceu na Norma Reguladora 17 – Ergonomia alguns parâmetros e diretrizes para adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, a fim de proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho eficiente para o colaborador e, por consequência, à empresa.

Por condições de trabalho, o texto especifica que estão incluídos aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário que compõe aquele ambiente, aos equipamentos utilizados e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.

Cabe ao empregador realizar análises ergonômicas do trabalho com o intuito de abordar, no mínimo, o previsto na íntegra da Norma Regulamentadora.

Da parte dos empregadores, é importante a realização periódicas de palestras, treinamentos e ações visando o bem-estar físico dos seus funcionários, tal como o incentivo de adotar hábitos e práticas saudáveis para que possam minimizar o risco de desenvolver algum dos distúrbios causados por repetições de movimentos.

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que podem ser estaduais ou regionais, são importantes aliados para as empresas promoverem ações de educação de saúde de forma efetiva aos colaboradores.

Do outro lado da ponta, o empregado, talvez o maior interessado nessa história, também tem participação de suma importância para minar as chances de desenvolver DORT. 

Existem algumas pequenas ações que já ajudam consideravelmente o fluxo de prevenção a esses distúrbios osteomusculares, como a realização de ginástica laboral no local de trabalho, pequenas e regulares pausas no expediente para caminhar e alongar, além da utilização correta dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) ou EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), quando necessários ou recomendados.

Elencamos aqui algumas medidas que podem ser tomadas pelos colaboradores da empresa. Acompanhe!

Cuidados com a postura

  • Manter as costas eretas, ombros relaxados, pulsos retos e devidamente apoiadas no encosto da cadeira, caso trabalhe sentado;
  • Caso desempenha sua função em frente ao computador, é importante deixar o monitor na altura dos olhos, para não ter que forçar o pescoço para baixo, e a uma distância equivalente à distância do seu braço;
  • Quando estiver sentado, mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão ou em um encosto para os pés;
  • Use uma cadeira que se ajuste à mesa de trabalho, de forma que ela se ajuste a você;
  • Em caso de manusear objetos pesados do chão, lembre-se de dobrar os joelhos para fazer o movimento de erguer o objeto. Nunca faça o movimento utilizando apenas o tronco;
  • Utilize cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física.

Movimente-se

  • Faça alongamentos a cada uma hora, para manter os tecidos irrigados;
  • Levante-se periodicamente do seu local de trabalho e caminhe um pouco;
  • Participe das sessões de ginástica laboral;
  • Fora do ambiente de trabalho, procure manter um estilo de vida saudável e pratique exercícios físicos regulares.

Desacelere quando necessário

  • Caso seu trabalho exija a execução de movimentos repetitivos, faça pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de trabalho;
  • Tenha consciência das suas limitações físicas e mentais e respeite-os;
  • Intercale o uso de eletrônicos com outras atividades;
  • Beba água regularmente durante o dia.

Existem ainda outras ações que mesclam a responsabilidade entre empresa e funcionário, como ter um manual de orientações fornecidos pela corporação, utilização de acessórios adequados, como apoios ergonômicos para punhos durante a utilização do computador e cadeiras ergonômicas pertinentes ao ambiente de trabalho, e até o controle da temperatura do ar condicionado, que pode afetar a circulação, por exemplo.

Se empregador e funcionário estiverem alinhados e dispostos a seguirem as recomendações e orientações para prevenir e evitar casos de DORT, as chances de incidência dessas doenças no ambiente de trabalho podem diminuir consideravelmente.

Procurando um plano de saúde para o seu negócio? Vem pra Sami

Uma outra maneira de cuidar da saúde dos seus colaboradores é com um plano de saúde com foco na prevenção e no cuidado integral. Aqui na Sami temos a missão de oferecer um plano com essas características e cada um de nossos membros tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem cada um de verdade e que fazem o cuidado preventivo e coordenado com os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais, maternidades, laboratórios e clínicas de alta qualidade. Além disso, oferecemos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com a rede de academias e wellness Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar. Afinal, hábitos saudáveis ajudam bastante a gente a manter e promover a saúde, não é mesmo?

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça sua cotação. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×