Início Artigos Aromaterapia: entenda os benefícios dos óleos essenciais

Aromaterapia: entenda os benefícios dos óleos essenciais

Autor

Data

Categoria

Por mais que a aromaterapia já seja uma técnica reconhecida para aliviar o estresse e a ansiedade, ela ainda é pouco abordada no Brasil. Essa terapia alternativa e natural consiste no uso de óleos essenciais e seus benefícios para o corpo e a mente. 

A Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC) reconhece a aromaterapia como um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades extraídas das plantas. Além disso, a aromaterapia já é usada como uma terapia complementar no nosso sistema de saúde, o SUS.

  1. O que é aromaterapia?
  2. Para que servem os óleos essenciais
  3. Óleos essenciais e seus benefícios
  4. Saiba como utilizar os óleos essenciais na aromaterapia
  5. Aromaterapia para ansiedade

O que é aromaterapia?

A aromaterapia, como seu nome já sugere, é um tratamento que utiliza o aroma dos óleos essenciais para promover a saúde e prevenir ou curar doenças. No entanto, a aromaterapia vai além do cheiro. Vamos entender melhor sobre ela?

Antigas civilizações utilizavam óleos e incensos para rituais espirituais ou cosméticos, mas somente no século XX que a técnica da aromaterapia foi estruturada como sistema terapêutico.

Podemos dizer que tudo começou quando um químico francês chamado René Gattefossé analisou o poder curativo do óleo essencial de lavanda em uma queimadura. A partir daí, a ideia da aromaterapia começou a ser popularizada e confirmada por meio de experimentos.

Utilizando óleos 100% puros e extraídos de plantas, a aromaterapia foi ainda mais consolidada pelo médico francês Jean Valnet, que descobriu que os óleos essenciais possuem propriedades cicatrizantes, antibacterianas, antifúngicas, antissépticas e antivirais.

Depois de muitos estudos e casos de sucesso utilizando a aromaterapia, a terapia alternativa passou a ser um recurso conhecido pela Organização Mundial da Saúde.

Para que servem os óleos essenciais

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e extraídas de plantas aromáticas. Eles também podem ser utilizados no cuidado com a pele e os cabelos para fins cosméticos ou até mesmo na limpeza da casa. Pensando nisso, os usos mais comuns são:

Aromaterapia: vamos abordar mais sobre ela nos trechos a seguir. Mas para dar uma pincelada, a aromaterapia promove o bem-estar mental e emocional. Ajuda a aliviar o estresse, melhorar o humor e induzir o sono.

Cuidados com a pele e cabelos: muitos óleos têm grandes propriedades para pele e cabelos e podem ser usados em cremes, loções, máscaras capilares, shampoos e condicionadores. Alguns óleos podem ser aplicados diretamente na pele e no couro cabeludo, mas é preciso cuidado por serem altamente concentrados.

Alívio de dores e desconfortos: você sabia que alguns óleos possuem, inclusive, propriedades analgésicas e anti-inflamatórias? Óleos essenciais podem aliviar dores de cabeça, dores musculares, enxaquecas e outros.

Uso doméstico: para deixar os ambientes perfumados e ainda aproveitar os benefícios que o óleo essencial traz para o corpo humano, eles são utilizados para fins domésticos, para limpar superfícies, desinfetar ou neutralizar odores.

Óleos essenciais e seus benefícios

Os óleos essenciais são substâncias químicas puras e concentradas produzidas pelas plantas. Considerados a “alma da planta”, eles podem ser extraídos da folha, caule, fruto, raízes e flores. 

Ao contrário do que se imagina, eles não têm necessariamente uma textura gordurosa. Sua composição é complexa: podendo ultrapassar 300 componentes químicos que englobam oxigênio, hidrogênio, terpenos, compostos orgânicos, fenóis e outros.

Por meio da aromaterapia, os óleos essenciais podem combater insônia, estresse, ansiedade, falta de concentração, depressão e problemas físicos, como cortes, dores de cabeça, micoses, entre outros.

A aromaterapia também auxilia na promoção da saúde, no tratamento de doenças respiratórias, no alívio de dores musculares e na estimulação das defesas do organismo. Encontramos alguns estudos que podem ser interessantes sobre o uso da aromaterapia em situações mais complicadas, veja:

Dor do parto: em uma avaliação que estudou 17 cases, a aromaterapia teve o poder de reduzir a dor durante a fase de dilatação de 8 a 10 cm do primeiro estágio do parto. Com efeitos analgésicos, a aromaterapia ainda auxiliou na redução da dor do trabalho de parto. Labour pain control by aromatherapy: A meta-analysis of randomised controlled trials – PubMed (nih.gov)

Cólicas: Um estudo com 19 ensaios clínicos comprovou que a aromaterapia tem o poder de amenizar dores durante o período menstrual. Aromatherapy for Managing Pain in Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review of Randomized Placebo-Controlled Trials – PMC (nih.gov)

Hemodiálise: procedimento cansativo e demorado, a aromaterapia foi útil para reduzir o cansaço, a ansiedade, o estresse e a dor daqueles que passam por hemodiálise. Effect of aromatherapy interventions on hemodialysis complications: A systematic review – PubMed (nih.gov)

Como vimos, a aromaterapia ameniza dores e desconfortos, podendo até induzir sensações positivas e relaxantes. 

Saiba como utilizar os óleos essenciais na aromaterapia

O uso de óleos essenciais pode ser útil em qualquer área da vida. Selecionamos os principais óleos essenciais e suas funções:

  • Alecrim: serve para cansaço, falta de memória, dificuldade de concentração e dores musculares e nas articulações. É bactericida e expectorante;
  • Lavanda: estresse, insônia e promove o relaxamento. É fungicida e sedante;
  • Bergamota: excesso de estresse, ansiedade, infecções na pele e depressão. Também é fungicida e sedante;
  • Jasmim: auxilia no aumento da libido, problemas respiratórios e tensão muscular;
  • Camomila: estresse, depressão e problemas no sistema urinário. É anti-inflamatório, bactericida e antisséptico;
  • Eucalipto: espanta insetos, combate problemas respiratórios, enxaqueca, febre e sinusite. É expectorante;
  • Limão: falta de energia, aumento das células de defesa, má digestão e ansiedade. É sedante e anti-infeccioso.

Agora que sabemos os principais óleos essenciais, é importante entender como eles podem ser introduzidos no nosso dia a dia. A melhor maneira de obter o máximo benefício dos óleos essenciais é por via aérea, ou seja, pela inalação.

É importante começar com inalações curtas e leves e, conforme o costume, ir aumentando o número de repetições e intensidade. É possível começar com três respirações seguidas várias vezes ao dia e alcançar, em inalações longas, 10 minutos de respirações seguidas. Para inalar é fácil: basta respirar diretamente do frasco.

Outro meio de absorver os benefícios dos óleos essenciais é pelo aromatizador. Para isso, é preciso adicionar 2 ou 3 gotas do óleo essencial de sua preferência. Outra técnica que pode ser bastante útil no trabalho é a evaporação.

Nessa técnica, basta colocar a quantidade de preferência de óleo em um algodão ou pano. Assim, quanto mais perto você estiver do lugar que depositou o óleo, mais benefícios terá. Em uma sala fechada, nem todos precisam sentir o mesmo cheiro que você. Por isso, a técnica de evaporação pode ser sua aliada.

Você também pode utilizar sprays para borrifar o óleo essencial em qualquer lugar de preferência. Só é necessário adicionar um pouco d’água em um spray, misturar delicadamente e pulverizar o ambiente.

Banhos e massagens também são ótimas formas de aproveitar o máximo do seu óleo essencial. Aproveite o tempo para complementar o seu relaxamento com o óleo essencial que mais se encaixa no seu momento.

Aromaterapia para ansiedade

Atualmente, existem diversas maneiras de tratar a ansiedade, e uma delas é a aromaterapia. Quando inalados ou aplicados topicamente, os óleos essenciais podem desencadear respostas sensoriais que promovem o relaxamento, a redução de estresse e o alívio de ansiedade.

Mas como usar a aromaterapia para ansiedade? Existem diversas maneiras, como:

  • Por meio de difusores: com algumas gotas de óleo essencial de sua preferência, coloque o difusor de aromas e deixe-o preencher o ambiente. Respire e inspire profundamente. (Uma boa dica aqui é utilizar óleos que contém componentes relaxantes, como o de lavanda, camomila, vetiver);
  • Massagens: você pode diluir o óleo essencial em um creme ou óleo mais denso e próprio para massagem, como o óleo de coco ou amêndoa doce. Aplique suavemente na pele em movimentos relaxantes;
  • Banho: durante o banho, tire o seu momento de reflexão e respire. Adicione algumas gotas de óleo essencial na água e desfrute do momento. 
Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×