Início Artigos Conheça as fases do seu ciclo menstrual

Conheça as fases do seu ciclo menstrual

Autor

Data

Categoria

A menstruação é um momento marcante na vida de uma mulher, desde os desafios da menarca até o fim da menopausa. Antes, durante e após o período de sangramento menstrual, o corpo passa por diversas mudanças que alteram o estado físico e emocional, tudo isso com uma finalidade: gerar uma vida.

Querendo ou não ter filhos, a menstruação vai fazer parte do dia a dia da grande maioria das mulheres. Então, conhecer seu ciclo menstrual é um ato importante de autoconhecimento – e que pode te ajudar tanto a engravidar quanto a evitar a gravidez. Saiba mais a seguir:

  1. O que é ciclo menstrual
  2. Como contar o ciclo menstrual 
  3. Fases do ciclo menstrual
  4. Quantos dias dura o período fértil
  5. Tabelinha

O que é ciclo menstrual

O ciclo menstrual, também chamado de ciclo uterino, refere-se às mudanças que acometem o endométrio durante todos os meses. São modificações hormonais e estruturais que marcam a fertilidade da mulher. Em média, o primeiro ciclo menstrual (menarca) acontece aos 12 anos, e o último se dá após os 45 anos, na fase da menopausa.

Como contar o ciclo menstrual 

Isso é bem simples de fazer! Basta anotar todos os meses o primeiro dia em que a menstruação desceu. Assim, você considera o intervalo de tempo entre o primeiro dia da menstruação e o dia anterior à próxima menstruação. 

Esse período varia de 21 a 35 dias. Se o seu ciclo dura mais ou menos tempo do que isso, pode ser sinal de algum problema ginecológico. Nesse caso, comunique o seu médico para que ele possa investigar a possível causa para essa alteração.

Fases do ciclo menstrual

Entre o início e o término, o ciclo menstrual passa por diversas fases. Entenda cada uma delas:

Fase folicular

Essa é a primeira fase do ciclo menstrual, e começa assim que a menstruação desce. A fase folicular é marcada por um aumento na produção de estrogênio e uma baixa na de progesterona, a fim de estimular o desenvolvimento de folículos – estruturas que contêm os óvulos – nos ovários.

Esse período dura cerca de 14 dias, e apresenta sintomas como fraqueza, cólicas, dor de cabeça, secreção, micção frequente e, em alguns casos, enxaqueca. 

Fase ovulatória 

Quando o folículo estimulado na fase anterior se rompe e libera o óvulo, se inicia a fase ovulatória. Esse óvulo caminha pelas tubas uterinas até chegar ao útero – e é justamente esse trajeto que caracteriza a ovulação.

Normalmente, essa fase começa a partir do 14º dia de ciclo menstrual, e causa aumento da libido, melhora do ânimo e dor abdominal. O período fértil acontece durante essa etapa, e dura mais tempo do que a vida útil do óvulo – que tem, em média, 24h. Isso porque o espermatozoide pode sobreviver por dias no corpo da mulher. 

Então, se ela teve relações sexuais poucos dias antes de ovular, há grandes chances de engravidar. Se o óvulo não for fecundado, ele é eliminado naturalmente pelo organismo.

Fase lútea ou luteínica

Com o fim da fase ovulatória, chega a fase lútea. Nesse período ocorre a formação de um tecido denominado de corpo lúteo, que aumenta os níveis de estrogênio e progesterona. Isso provoca alterações no endométrio para que o corpo seja capaz de receber uma possível gestação até que a placenta se desenvolva.

Se essa gravidez não acontecer, o corpo lúteo regride e interrompe a produção dos hormônios. O endométrio, por sua vez, começa a descamar, dando início a uma nova menstruação. 

E é no final da fase lútea que acontece o famoso período de tensão pré-menstrual, a TPM, quando a mulher costuma sentir dor ou inchaço na barriga e nas mamas, cansaço, mudanças de humor, ansiedade, alterações no sono e no apetite, etc.

Quantos dias dura o período fértil

O período fértil costuma durar, aproximadamente, 6 dias, com início entre o 10º a 14º dia após o primeiro dia da menstruação. É nesse período em que a mulher tem a maior probabilidade de engravidar, pois é quando o ovário libera um óvulo que, caso ocorra relações sexuais sem proteção nesse período, pode ser fecundado por um espermatozóide. 

Tabelinha

A tabelinha é um método para engravidar ou contraceptivo que se baseia no ciclo menstrual. Ela consiste em, basicamente, observar as fases do ciclo e calcular o início e o fim do período fértil, a fim de ter ou evitar relações sexuais durante esse período. 

Antes de colocar o método em prática, o ideal é acompanhar o seu ciclo menstrual por, pelo menos, seis meses. Anote o primeiro dia da menstruação e o dia antecessor a próxima menstruação. Esse intervalo de tempo entre uma menstruação e outra irá definir a duração total do seu ciclo. A partir disso, segundo o Ministério da Saúde, o cálculo é feito da seguinte maneira: 

  1. Considere o 1º dia da menstruação como o primeiro dia do ciclo menstrual;
  2. A ovulação começa no 14º dia, mas é importante deixar uma margem de segurança de 5 a 6 dias. Então, conte o 10º dia do ciclo como o marco para evitar ou realizar a relação sexual. 
  3. Conte como período de ovulação até o 21º dia do ciclo.

Para facilitar a visualização desse cálculo, monte um calendário com cores diferentes para cada intervalo de tempo indicado acima, considerando do 1º ao 9º dia e do 22º ao último dia de ciclo como período de menor risco de engravidar, e do 10º ao 21º dia o de maior risco.

Se você deseja usar esse método para não engravidar, tome cuidado. Nem todas as pessoas possuem ciclos regulares, fazendo com que essa abstinência sexual periódica seja um dos métodos anticoncepcionais menos eficientes que existe atualmente. 

Agora, se o objetivo da tabelinha é ajudar a engravidar, pode usá-la sem medo, mas sempre com o acompanhamento de um médico ginecologista.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×