Início Saúde Hepatite: o que é, principais tipos e causas

Hepatite: o que é, principais tipos e causas

Autor

Data

Categoria

Você sabia que o fígado é considerado a maior glândula do corpo humano? Responsável por dissolver gorduras, armazenar glicose, desintoxicar o organismo, sintetizar o colesterol e filtrar microrganismos, esse órgão é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso corpo.

Por isso, quando há algum problema com o fígado, é preciso agir rápido. Uma das principais condições que acomete este órgão é a hepatite – nome dado a qualquer tipo de inflamação no fígado. Nos tópicos abaixo, explicaremos os tipos, as causas e os sintomas mais comuns da hepatite, além de formas de tratamento e prevenção. Vem com a Sami:

  1. O que é hepatite
  2. Sintomas da hepatite
  3. Tipos de hepatite 
  4. Tratamento para hepatite
  5. Prevenção da hepatite

O que é hepatite

 A hepatite é caracterizada por uma inflamação no fígado, que pode ser provocada por diferentes fatores. Os mais comuns são vírus (do tipo A, B e C), consumo abusivo de álcool ou outras substâncias tóxicas e alterações no sistema imunológico. , 

Sintomas da hepatite

Os sintomas da hepatite variam de acordo com a origem da doença. Mas, de modo geral, incluem:

  • Dor abdominal;
  • Inchaço na barriga;
  • Pele e olhos amarelados (icterícia);
  • Coceira na pele;
  • Perda de apetite;
  • Mal-estar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Urina com a coloração mais escura que o normal;
  • Fezes esbranquiçadas;
  • Fadiga e cansaço excessivo.

Tipos de hepatite

Os tipos de hepatite são definidos a partir da causa da doença. Os principais são:

Hepatite A

A hepatite A, causada pelo vírus HAV, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra, durante a relação sexual sem proteção, por exemplo. Segundo o Ministério da Saúde, esse tipo da doença costuma ficar incubado entre 10 e 50 dias antes de se manifestar. Não existe um tratamento específico para a hepatite A. Na maioria dos casos, nosso corpo consegue combater a doença sozinho. 

Hepatite B e C

Apesar de serem diferentes, os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) têm características parecidas, desde o modo de transmissão até o risco de evoluir rapidamente para quadros mais graves. 

Esses dois tipos de hepatite são transmitidos de uma pessoa para outra através do contato com fluidos corporais, como sêmen, saliva e sangue. Isso pode acontecer de forma direta (pelo contato sexual, por exemplo) ou por meio de objetivos com fluidos infectados, como agulhas e alicates. 

As hepatites B e C costumam ser silenciosas. Isto é, podem não apresentar sintomas por anos. Porém, ao contrário da hepatite A, a B e a C podem evoluir rapidamente para um quadro crônico e, por consequência, para uma cirrose ou câncer de fígado.

Hepatite crônica

Como vimos no tópico acima, as hepatites B e C podem se tornar quadros crônicos, que são, basicamente, casos agudos (sintomáticos ou assintomáticos) que persistem por mais de seis meses sem melhoras. 

A hepatite crônica pode provocar cirrose, icterícia, edema, varizes de esôfago e alterações hematológicas. A hepatite B crônica pode, inclusive, evoluir para um câncer primário do fígado sem mesmo passar pelo estágio de cirrose.

Hepatite autoimune

A hepatite autoimune também é um tipo crônico da doença, no qual o sistema imunológico identifica as células do fígado como invasoras e começa a atacá-las, provocando uma inflamação no órgão. Por ser causada por uma falha no sistema imune e estar ligada a fatores genéticos, esse tipo de hepatite não possui cura.

Estima-se ainda que 30% a 50% das pessoas com hepatite autoimune também apresentam outras doenças autoimunes, como artrite reumatoide, diabetes tipo 1 e colite ulcerativa.

Hepatite alcoólica

A inflamação no fígado também pode ser causada pelo consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. Neste caso, a doença é chamada de hepatite alcoólica. A gravidade da lesão irá depender da quantidade e do período de ingestão alcoólica exagerada. Além da inflamação, a hepatite alcoólica pode provocar acúmulo de gordura e cirrose. 

Tratamento para hepatite

O tratamento para hepatite irá depender do tipo da doença, e se é crônica ou aguda. Por isso, somente um Time de Saúde é capaz de orientar a melhor forma de tratar a condição. Mas, de modo geral, é importante que pessoas com hepatite tenham uma dieta pobre em gordura e rica em carboidratos, não consumam bebidas alcoólicas e cuidem dos sintomas adequadamente para não perder a qualidade de vida.

Prevenção da hepatite

A prevenção da hepatite envolve, principalmente, saneamento básico e higiene pessoal. E isso é feito com o uso de preservativo, limpeza das mãos antes de comer, higienização dos alimentos e não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, agulhas, pinças e alicates. Existe ainda vacinação específica contra o vírus A e o vírus B, previstas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×